Green consumerism: A influência da RSE no consumo de cosmética orgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Catarina Sofia Vinhas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19364
Resumo: Hoje em dia as empresas estão, cada vez mais, a dar uma maior atenção aos programas de responsabilidade social empresarial e à reação dos consumidores a estes. Tem-se verificado um aumento das preocupações ambientais na população e um aumento da procura e preferência por produtos que contribuem para a segurança ambiental, bem como se tem verificado uma expansão do mercado de produtos verdes, como na cosmética. Por conseguinte, o objetivo principal da presente dissertação centra-se na análise da influência da responsabilidade social empresarial na intenção de compra de cosmética orgânica em comparação à influência da atitude em relação à compra de cosmética orgânica (influenciada pelos valores do consumidor, isto é, pela consciência com a saúde, ambiente e aparência), do controlo comportamental percebido, da norma subjetiva e das experiências passadas com produtos orgânicos. Foi também observado se, para cada constructo, as avaliações dos diferentes itens dos inquiridos que consomem cosmética tradicional diferem das avaliações dos diferentes itens dos inquiridos que consomem cosmética orgânica. De forma a concretizar a investigação foi aplicado um inquérito, em que se inquiriram 341 pessoas que consomem cosmética, tanto tradicional como orgânica. Posteriormente, os resultados foram analisados em três amostras distintas: (1) amostra total; (2) amostra cosmética orgânica e; (3) amostra cosmética tradicional. Os resultados revelaram que a RSE tem pouco ou nenhum impacto sobre a intenção de compra de cosmética orgânica comparativamente a outros constructos.
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