Um sistema inteligente de ensino assistido por computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elsa Inácio de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2914
Resumo: Na presente dissertação abordamos o uso das tecnologias na educação, apresentamos uma proposta de sistema inteligente de ensino assistido por computador no âmbito do ensino superior e uma adaptação deste sistema para sua aplicação a nível do ensino básico. Começamos por uma breve apresentação da evolução histórica do uso do computador no ensino, dando a conhecer alguns projectos criados a fim de promover a implementação das novas tecnologias na escola. Continuamos com uma introdução à teoria dos autómatos, que constitui a fonte de inspiração seleccionada para o desenho do nosso sistema. Fazemos depois referência ao Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro, PmatE, que nos forneceu uma ferramenta importante para o desenvolvimento do projecto, através da disponibilização dos Modelos da sua base de dados. Finalmente descrevemos a aplicação que desenvolvemos: um sistema inteligente, não determinístico, adaptável ao ritmo de aprendizagem de cada aluno. O aluno responde a questões que são seleccionadas, não segundo uma ordem pré-estabelecida, mas com base nas suas respostas anteriores. Assim, cada aluno progride ao seu ritmo através dos diferentes temas da disciplina, sendo encaminhado para aqueles temas em que revela dificuldades ou suas bases, ou para temas mais complexos, caso não demonstre dificuldades. O projecto foi inicialmente criado com base nos conteúdos da disciplina de Cálculo III da Universidade de Aveiro e, posteriormente, foi adaptado ao tema de Geometria do ensino básico e utilizado, em fase de experimentação, com alunos do 7º ano de escolaridade. ABSTRACT: This thesis consists mainly on an overview about the use of technology in education and a proposal of a computer aided intelligent system for undergraduate students and its adaptation for secondary school. We begin by presenting an historical survey about the use of computers in teaching, mentioning several projects created for promoting the implementation of new technologies in schools. We continue with an introduction to automata theory, which constitutes the source of inspiration we selected to design our system. Then we refer the project Projecto Matemática Ensino of the University of Aveiro, PmatE, who has made available its database of Models, an important tool for the development of our project. Finally we describe the software application we developed, an intelligent, non deterministic, system, adaptable to the learning speed of each student. A student answers questions that are not selected in a pre-established manner but based on the previous answers the student as supplied to the system. Hence, each student can progress at his own speed throughout the several topics of the course, being conduced to those topics he shows more difficulties, or their basis, or to more complex topics if he does not show difficulties. Our system was firstly created with the contents of the course Cálculo III of the University of Aveiro, and then adapted for the topic Geometry of secondary school and used experimentally with the students from the 7th year.
id RCAP_fd9f5fa8b1eda5844bfa00b58d5d2680
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um sistema inteligente de ensino assistido por computadorMatemáticaEnsino assistido por computadorAutómatosEnsino básicoNa presente dissertação abordamos o uso das tecnologias na educação, apresentamos uma proposta de sistema inteligente de ensino assistido por computador no âmbito do ensino superior e uma adaptação deste sistema para sua aplicação a nível do ensino básico. Começamos por uma breve apresentação da evolução histórica do uso do computador no ensino, dando a conhecer alguns projectos criados a fim de promover a implementação das novas tecnologias na escola. Continuamos com uma introdução à teoria dos autómatos, que constitui a fonte de inspiração seleccionada para o desenho do nosso sistema. Fazemos depois referência ao Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro, PmatE, que nos forneceu uma ferramenta importante para o desenvolvimento do projecto, através da disponibilização dos Modelos da sua base de dados. Finalmente descrevemos a aplicação que desenvolvemos: um sistema inteligente, não determinístico, adaptável ao ritmo de aprendizagem de cada aluno. O aluno responde a questões que são seleccionadas, não segundo uma ordem pré-estabelecida, mas com base nas suas respostas anteriores. Assim, cada aluno progride ao seu ritmo através dos diferentes temas da disciplina, sendo encaminhado para aqueles temas em que revela dificuldades ou suas bases, ou para temas mais complexos, caso não demonstre dificuldades. O projecto foi inicialmente criado com base nos conteúdos da disciplina de Cálculo III da Universidade de Aveiro e, posteriormente, foi adaptado ao tema de Geometria do ensino básico e utilizado, em fase de experimentação, com alunos do 7º ano de escolaridade. ABSTRACT: This thesis consists mainly on an overview about the use of technology in education and a proposal of a computer aided intelligent system for undergraduate students and its adaptation for secondary school. We begin by presenting an historical survey about the use of computers in teaching, mentioning several projects created for promoting the implementation of new technologies in schools. We continue with an introduction to automata theory, which constitutes the source of inspiration we selected to design our system. Then we refer the project Projecto Matemática Ensino of the University of Aveiro, PmatE, who has made available its database of Models, an important tool for the development of our project. Finally we describe the software application we developed, an intelligent, non deterministic, system, adaptable to the learning speed of each student. A student answers questions that are not selected in a pre-established manner but based on the previous answers the student as supplied to the system. Hence, each student can progress at his own speed throughout the several topics of the course, being conduced to those topics he shows more difficulties, or their basis, or to more complex topics if he does not show difficulties. Our system was firstly created with the contents of the course Cálculo III of the University of Aveiro, and then adapted for the topic Geometry of secondary school and used experimentally with the students from the 7th year.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:29:59Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2914porOliveira, Elsa Inácio deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:28Zoai:ria.ua.pt:10773/2914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:16.218557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um sistema inteligente de ensino assistido por computador
title Um sistema inteligente de ensino assistido por computador
spellingShingle Um sistema inteligente de ensino assistido por computador
Oliveira, Elsa Inácio de
Matemática
Ensino assistido por computador
Autómatos
Ensino básico
title_short Um sistema inteligente de ensino assistido por computador
title_full Um sistema inteligente de ensino assistido por computador
title_fullStr Um sistema inteligente de ensino assistido por computador
title_full_unstemmed Um sistema inteligente de ensino assistido por computador
title_sort Um sistema inteligente de ensino assistido por computador
author Oliveira, Elsa Inácio de
author_facet Oliveira, Elsa Inácio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elsa Inácio de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino assistido por computador
Autómatos
Ensino básico
topic Matemática
Ensino assistido por computador
Autómatos
Ensino básico
description Na presente dissertação abordamos o uso das tecnologias na educação, apresentamos uma proposta de sistema inteligente de ensino assistido por computador no âmbito do ensino superior e uma adaptação deste sistema para sua aplicação a nível do ensino básico. Começamos por uma breve apresentação da evolução histórica do uso do computador no ensino, dando a conhecer alguns projectos criados a fim de promover a implementação das novas tecnologias na escola. Continuamos com uma introdução à teoria dos autómatos, que constitui a fonte de inspiração seleccionada para o desenho do nosso sistema. Fazemos depois referência ao Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro, PmatE, que nos forneceu uma ferramenta importante para o desenvolvimento do projecto, através da disponibilização dos Modelos da sua base de dados. Finalmente descrevemos a aplicação que desenvolvemos: um sistema inteligente, não determinístico, adaptável ao ritmo de aprendizagem de cada aluno. O aluno responde a questões que são seleccionadas, não segundo uma ordem pré-estabelecida, mas com base nas suas respostas anteriores. Assim, cada aluno progride ao seu ritmo através dos diferentes temas da disciplina, sendo encaminhado para aqueles temas em que revela dificuldades ou suas bases, ou para temas mais complexos, caso não demonstre dificuldades. O projecto foi inicialmente criado com base nos conteúdos da disciplina de Cálculo III da Universidade de Aveiro e, posteriormente, foi adaptado ao tema de Geometria do ensino básico e utilizado, em fase de experimentação, com alunos do 7º ano de escolaridade. ABSTRACT: This thesis consists mainly on an overview about the use of technology in education and a proposal of a computer aided intelligent system for undergraduate students and its adaptation for secondary school. We begin by presenting an historical survey about the use of computers in teaching, mentioning several projects created for promoting the implementation of new technologies in schools. We continue with an introduction to automata theory, which constitutes the source of inspiration we selected to design our system. Then we refer the project Projecto Matemática Ensino of the University of Aveiro, PmatE, who has made available its database of Models, an important tool for the development of our project. Finally we describe the software application we developed, an intelligent, non deterministic, system, adaptable to the learning speed of each student. A student answers questions that are not selected in a pre-established manner but based on the previous answers the student as supplied to the system. Hence, each student can progress at his own speed throughout the several topics of the course, being conduced to those topics he shows more difficulties, or their basis, or to more complex topics if he does not show difficulties. Our system was firstly created with the contents of the course Cálculo III of the University of Aveiro, and then adapted for the topic Geometry of secondary school and used experimentally with the students from the 7th year.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T14:29:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2914
url http://hdl.handle.net/10773/2914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137461206515712