Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marilene Pereira da Cruz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1390
Resumo: Desde a chegada dos primeiros computadores às universidades americanas, nos anos 40 do século passado, muito mudou, em termos da utilização das ferramentas informáticas no processo de ensino e aprendizagem. Hoje, em inúmeros países, essas ferramentas se impõem no contexto de escolas e salas de aula. Em Cabo Verde, entretanto, a sua utilização ainda se faz de forma tímida. Diante disso, e tendo em vista a utilização das ferramentas informáticas no ensino e aprendizagem da Matemática (disciplina marcada pelo insucesso nas escolas cabo-verdianas), realizou-se uma investigação com um grupo de alunos do 3º ano de uma escola do ensino básico privada na cidade da Praia, Cabo Verde. A referida investigação tem o propósito de analisar qual o contributo das ferramentas informáticas na motivação dos alunos para a aprendizagem da Geometria e no desenvolvimento de competência matemáticas, especificamente no campo geométrico. É, igualmente, objectivo deste estudo avaliar o desenvolvimento dos alunos envolvidos a nível de competências de utilização das ferramentas informáticas e a sua relação de trabalho com os colegas. O impacto desta experiência no trabalho do professor não fica, igualmente, de fora do interesse deste trabalho investigativo. Na prossecução desses objectivos realizou-se um estudo de caso, essencialmente qualitativo, com aproximações a investigação-acção, algo que foi possível com o recurso a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, com destaque para a inquirição, a observação e a análise documental suportadas por questionários, entrevistas, diário de bordo, fotografias, além dos trabalhos dos alunos envolvidos. Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível notar bastante motivação dos alunos e plena disponibilidade para a realização das actividades, para além do tempo previsto que redundou no desenvolvimento de competências tecnológicas e geométricas. O recurso a ferramentas informáticas incentivou, ainda, o trabalho colaborativo e teve reflexo, inclusive, a nível do desempenho do professor. ABSTRACT: Since the first computers appeared last century in U.S. Universities, in the 40’s, a lot has changed in terms of the use of computer tools in schools and in the process of teaching and learning. Nowadays such tools are a must in classrooms all over the world. In Cape Verde, however, the scenario is different and the use of theses tools is done in a timid way. Confronted with this reality and aiming at using computer tools in the teaching and learning of math, a largely unsuccessful subject in Capeverdean schools, a research was conducted with a group of 3rd grade students in Praia, Cape Verde. The research’s goal is to analyse how computer tools can contribute for the students’ motivation in learning geometry, especially concerning the construction of polygons. Another goal of this study is to evaluate the development of the students’ abilities in working with computer tools as well as their work relationship with their schoolmates. The impact of this experience on the teachers’ work is also important for the research. To attain these goals the research undertook a qualitative nature marked by descriptive and interpretative characteristics. This was possible through the use of different resources for collecting data, such as questionnaires, interviews, observation, photography, besides taking the students’ work into consideration. During the research process we were able to notice a great motivation among the students, who were always available to do the activities past the time set for them. This leads us to believe that, in this case, the teaching process through the use of computers is a factor of motivation for the learning by the students, encouraging them to work in groups, developed the students’ abilities in working with computer, having at the same time an impact on the teacher’s performance as well.
id RCAP_6e74e83c1d766ae4b3067605b3f599fc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemáticaEnsino da matemáticaEnsino assistido por computadorTecnologia da informaçãoEnsino básico 1º cicloDesde a chegada dos primeiros computadores às universidades americanas, nos anos 40 do século passado, muito mudou, em termos da utilização das ferramentas informáticas no processo de ensino e aprendizagem. Hoje, em inúmeros países, essas ferramentas se impõem no contexto de escolas e salas de aula. Em Cabo Verde, entretanto, a sua utilização ainda se faz de forma tímida. Diante disso, e tendo em vista a utilização das ferramentas informáticas no ensino e aprendizagem da Matemática (disciplina marcada pelo insucesso nas escolas cabo-verdianas), realizou-se uma investigação com um grupo de alunos do 3º ano de uma escola do ensino básico privada na cidade da Praia, Cabo Verde. A referida investigação tem o propósito de analisar qual o contributo das ferramentas informáticas na motivação dos alunos para a aprendizagem da Geometria e no desenvolvimento de competência matemáticas, especificamente no campo geométrico. É, igualmente, objectivo deste estudo avaliar o desenvolvimento dos alunos envolvidos a nível de competências de utilização das ferramentas informáticas e a sua relação de trabalho com os colegas. O impacto desta experiência no trabalho do professor não fica, igualmente, de fora do interesse deste trabalho investigativo. Na prossecução desses objectivos realizou-se um estudo de caso, essencialmente qualitativo, com aproximações a investigação-acção, algo que foi possível com o recurso a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, com destaque para a inquirição, a observação e a análise documental suportadas por questionários, entrevistas, diário de bordo, fotografias, além dos trabalhos dos alunos envolvidos. Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível notar bastante motivação dos alunos e plena disponibilidade para a realização das actividades, para além do tempo previsto que redundou no desenvolvimento de competências tecnológicas e geométricas. O recurso a ferramentas informáticas incentivou, ainda, o trabalho colaborativo e teve reflexo, inclusive, a nível do desempenho do professor. ABSTRACT: Since the first computers appeared last century in U.S. Universities, in the 40’s, a lot has changed in terms of the use of computer tools in schools and in the process of teaching and learning. Nowadays such tools are a must in classrooms all over the world. In Cape Verde, however, the scenario is different and the use of theses tools is done in a timid way. Confronted with this reality and aiming at using computer tools in the teaching and learning of math, a largely unsuccessful subject in Capeverdean schools, a research was conducted with a group of 3rd grade students in Praia, Cape Verde. The research’s goal is to analyse how computer tools can contribute for the students’ motivation in learning geometry, especially concerning the construction of polygons. Another goal of this study is to evaluate the development of the students’ abilities in working with computer tools as well as their work relationship with their schoolmates. The impact of this experience on the teachers’ work is also important for the research. To attain these goals the research undertook a qualitative nature marked by descriptive and interpretative characteristics. This was possible through the use of different resources for collecting data, such as questionnaires, interviews, observation, photography, besides taking the students’ work into consideration. During the research process we were able to notice a great motivation among the students, who were always available to do the activities past the time set for them. This leads us to believe that, in this case, the teaching process through the use of computers is a factor of motivation for the learning by the students, encouraging them to work in groups, developed the students’ abilities in working with computer, having at the same time an impact on the teacher’s performance as well.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:37Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1390porLopes, Marilene Pereira da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:12Zoai:ria.ua.pt:10773/1390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:04.582125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática
title Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática
spellingShingle Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática
Lopes, Marilene Pereira da Cruz
Ensino da matemática
Ensino assistido por computador
Tecnologia da informação
Ensino básico 1º ciclo
title_short Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática
title_full Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática
title_fullStr Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática
title_sort Tecnologias informáticas e aprendizagem da matemática
author Lopes, Marilene Pereira da Cruz
author_facet Lopes, Marilene Pereira da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marilene Pereira da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Ensino assistido por computador
Tecnologia da informação
Ensino básico 1º ciclo
topic Ensino da matemática
Ensino assistido por computador
Tecnologia da informação
Ensino básico 1º ciclo
description Desde a chegada dos primeiros computadores às universidades americanas, nos anos 40 do século passado, muito mudou, em termos da utilização das ferramentas informáticas no processo de ensino e aprendizagem. Hoje, em inúmeros países, essas ferramentas se impõem no contexto de escolas e salas de aula. Em Cabo Verde, entretanto, a sua utilização ainda se faz de forma tímida. Diante disso, e tendo em vista a utilização das ferramentas informáticas no ensino e aprendizagem da Matemática (disciplina marcada pelo insucesso nas escolas cabo-verdianas), realizou-se uma investigação com um grupo de alunos do 3º ano de uma escola do ensino básico privada na cidade da Praia, Cabo Verde. A referida investigação tem o propósito de analisar qual o contributo das ferramentas informáticas na motivação dos alunos para a aprendizagem da Geometria e no desenvolvimento de competência matemáticas, especificamente no campo geométrico. É, igualmente, objectivo deste estudo avaliar o desenvolvimento dos alunos envolvidos a nível de competências de utilização das ferramentas informáticas e a sua relação de trabalho com os colegas. O impacto desta experiência no trabalho do professor não fica, igualmente, de fora do interesse deste trabalho investigativo. Na prossecução desses objectivos realizou-se um estudo de caso, essencialmente qualitativo, com aproximações a investigação-acção, algo que foi possível com o recurso a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, com destaque para a inquirição, a observação e a análise documental suportadas por questionários, entrevistas, diário de bordo, fotografias, além dos trabalhos dos alunos envolvidos. Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível notar bastante motivação dos alunos e plena disponibilidade para a realização das actividades, para além do tempo previsto que redundou no desenvolvimento de competências tecnológicas e geométricas. O recurso a ferramentas informáticas incentivou, ainda, o trabalho colaborativo e teve reflexo, inclusive, a nível do desempenho do professor. ABSTRACT: Since the first computers appeared last century in U.S. Universities, in the 40’s, a lot has changed in terms of the use of computer tools in schools and in the process of teaching and learning. Nowadays such tools are a must in classrooms all over the world. In Cape Verde, however, the scenario is different and the use of theses tools is done in a timid way. Confronted with this reality and aiming at using computer tools in the teaching and learning of math, a largely unsuccessful subject in Capeverdean schools, a research was conducted with a group of 3rd grade students in Praia, Cape Verde. The research’s goal is to analyse how computer tools can contribute for the students’ motivation in learning geometry, especially concerning the construction of polygons. Another goal of this study is to evaluate the development of the students’ abilities in working with computer tools as well as their work relationship with their schoolmates. The impact of this experience on the teachers’ work is also important for the research. To attain these goals the research undertook a qualitative nature marked by descriptive and interpretative characteristics. This was possible through the use of different resources for collecting data, such as questionnaires, interviews, observation, photography, besides taking the students’ work into consideration. During the research process we were able to notice a great motivation among the students, who were always available to do the activities past the time set for them. This leads us to believe that, in this case, the teaching process through the use of computers is a factor of motivation for the learning by the students, encouraging them to work in groups, developed the students’ abilities in working with computer, having at the same time an impact on the teacher’s performance as well.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:39:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1390
url http://hdl.handle.net/10773/1390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450153476096