Perspetiva temporal e autonomia: efeitos na exploração de estudantes do ensino profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/18872 |
Resumo: | Este estudo teve como principal objetivo analisar o efeito perspetiva temporal, designadamente da orientação para o futuro, e da autonomia para a tomada de decisão nos processos de exploração de carreira (exploração do meio, exploração de si próprio, exploração sistemática e intencional e quantidade de informação), numa amostra de alunos de cursos profissionais do ensino secundário (N=150). A orientação para o futuro e três das quatro dimensões da autonomia surgem positivamente associadas aos comportamentos de exploração de carreira. Nos modelos de regressão, a orientação para o futuro surge como um preditor significativo da exploração, sendo que a inclusão das variáveis relativas à autonomia aumenta a variância explicada. Por fim, são discutidas implicações para futura investigação e para a prática vocacional. |
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Perspetiva temporal e autonomia: efeitos na exploração de estudantes do ensino profissionalPerspetiva temporalExploração de carreiraAutonomiaEstudantes do ensino profissionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste estudo teve como principal objetivo analisar o efeito perspetiva temporal, designadamente da orientação para o futuro, e da autonomia para a tomada de decisão nos processos de exploração de carreira (exploração do meio, exploração de si próprio, exploração sistemática e intencional e quantidade de informação), numa amostra de alunos de cursos profissionais do ensino secundário (N=150). A orientação para o futuro e três das quatro dimensões da autonomia surgem positivamente associadas aos comportamentos de exploração de carreira. Nos modelos de regressão, a orientação para o futuro surge como um preditor significativo da exploração, sendo que a inclusão das variáveis relativas à autonomia aumenta a variância explicada. Por fim, são discutidas implicações para futura investigação e para a prática vocacional.This study had as main objective the temporal perspective effect, designated exclusively for the orientation towards the future, and the autonomy for the decision decision in the career processes (exploration of the environment, exploration of oneself, systematic and intentional exploration and amount of career) information), in a sample of secondary school vocational students (N=150). Future orientation and three four dimensions of banking autonomy associated with career exploration patterns. In the additional inclusion models, the orientation towards future exploration increases, being one of the variable variables to explained autonomy. Finally, proposals for future research and vocational practice are proposed.Gamboa, Vítor Manuel PachecoSapientiaEvaristo, Rute Fernandes2023-01-20T11:11:26Z2022-06-092022-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18872TID:203072260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:14Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:35.125484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo teve como principal objetivo analisar o efeito perspetiva temporal, designadamente da orientação para o futuro, e da autonomia para a tomada de decisão nos processos de exploração de carreira (exploração do meio, exploração de si próprio, exploração sistemática e intencional e quantidade de informação), numa amostra de alunos de cursos profissionais do ensino secundário (N=150). A orientação para o futuro e três das quatro dimensões da autonomia surgem positivamente associadas aos comportamentos de exploração de carreira. Nos modelos de regressão, a orientação para o futuro surge como um preditor significativo da exploração, sendo que a inclusão das variáveis relativas à autonomia aumenta a variância explicada. Por fim, são discutidas implicações para futura investigação e para a prática vocacional. |
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