Perspetiva temporal e autonomia: efeitos na exploração de estudantes do ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evaristo, Rute Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18872
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo analisar o efeito perspetiva temporal, designadamente da orientação para o futuro, e da autonomia para a tomada de decisão nos processos de exploração de carreira (exploração do meio, exploração de si próprio, exploração sistemática e intencional e quantidade de informação), numa amostra de alunos de cursos profissionais do ensino secundário (N=150). A orientação para o futuro e três das quatro dimensões da autonomia surgem positivamente associadas aos comportamentos de exploração de carreira. Nos modelos de regressão, a orientação para o futuro surge como um preditor significativo da exploração, sendo que a inclusão das variáveis relativas à autonomia aumenta a variância explicada. Por fim, são discutidas implicações para futura investigação e para a prática vocacional.
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