Caminhos de (des)igualdades – o trajeto escolar das crianças no ano letivo 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Daniela Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3044
Resumo: O presente relatório decorreu no âmbito da prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição de ensino público na zona do grande Porto, com uma turma do 3.º ano de escolaridade composta por 20 alunos. Tendo como tema “Caminhos de (des)igualdade – O trajeto escolar das crianças no ano letivo 2020/2021”, a investigação desenvolvida visa perceber se o contexto socioeconómico e familiar em que a criança se insere pode influenciar o seu trajeto escolar. Alem disso, todo o processo de investigação permite compreender as consequências dos contextos socioeconómicos, familiares e pandémicos vividos pelos alunos. Além do papel crucial das instituições de ensino no combate às desigualdades, também os profissionais da área da educação desempenham um papel fulcral no que concerne à promoção de igualdade de oportunidades na educação. É necessário que sejam detetadas, o mais precocemente possível, situações passíveis de afetar o desempenho escolar e pessoal dos alunos, evitando a exclusão. É essencial agir, por um sistema de ensino que se pretende inclusivo e verdadeiramente igualitário. O presente relatório foi alicerçado com base numa metodologia de investigação ação, fundamentalmente de caracter qualitativo e quantitativo e as técnicas escolhidas e utilizadas para a recolha de dados permitiram clarificar as questões e objetivos definidos no início da investigação. Foram utilizadas as seguintes técnicas de recolha de informação: fontes documentais, registos de observações, notas de campo, entrevista e inquérito por questionário. Palavras-chave: Desigualdades socioeconómicas; contexto familiar; igualdade de oportunidades; ensino à distância.
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