Aprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá Nogueira, Lionilda Mágueda Évora de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17974
Resumo: A globalização tem criado novas oportunidades de mercado por um lado e por outro o aumento da competitividade. Qualquer país para se tornar competitivo necessita de ter recursos humanos qualificados. Os países em desenvolvimento se debatem com a escassez de massa crítica capaz de possibilitar o desenvolvimento desta competitividade. Este trabalho tem por base um estudo empírico realizado em Cabo Verde, país africano em desenvolvimento, como o objectivo de verificar a situação das infra-estruturas e equipamento informático dos liceus e conhecer as expectativas relativamente à implementação de um projecto de formação contínua dos professores do ensino secundário com recurso à Internet. Para o efeito foram auscultados, através de entrevistas e inquéritos, os principais intervenientes no ensino e formação deste público. Os resultados deste estudo apontam as causas do insucesso escolar no ensino secundário, segundo a perspectiva dos entrevistados/inquiridos e levaram à proposta de um modelo de formação contínua dos docentes deste nível de ensino, baseado nas opiniões recolhidas, na análise bibliográfica efectuada e na experiência da investigadora.
id RCAP_fdd8b619f8d73323478d1f2c5179dd6b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17974
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Aprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professoresEnsino à distânciaInternet - Formação de professoresA globalização tem criado novas oportunidades de mercado por um lado e por outro o aumento da competitividade. Qualquer país para se tornar competitivo necessita de ter recursos humanos qualificados. Os países em desenvolvimento se debatem com a escassez de massa crítica capaz de possibilitar o desenvolvimento desta competitividade. Este trabalho tem por base um estudo empírico realizado em Cabo Verde, país africano em desenvolvimento, como o objectivo de verificar a situação das infra-estruturas e equipamento informático dos liceus e conhecer as expectativas relativamente à implementação de um projecto de formação contínua dos professores do ensino secundário com recurso à Internet. Para o efeito foram auscultados, através de entrevistas e inquéritos, os principais intervenientes no ensino e formação deste público. Os resultados deste estudo apontam as causas do insucesso escolar no ensino secundário, segundo a perspectiva dos entrevistados/inquiridos e levaram à proposta de um modelo de formação contínua dos docentes deste nível de ensino, baseado nas opiniões recolhidas, na análise bibliográfica efectuada e na experiência da investigadora.The globalization has brought new markets but also an increase in competitively. In this environment, the skilled human resources are the guarantee of social and economical development of any country. Unfortunately, developing countries lake high qualifications resources, undermining their development. The research here reported was developed at Cape Vert, a developing African country. The main goal was to design a project of lifelong learning and training, using the Internet, for the teachers of the secondary level. The methodology involved interviewees and questionnaires to the actors of the process, namely, the secondary level teachers, well positioned decisors, high education teachers and the principals of all the secondary level schools of Cape Vert. The results enabled to know their view about the reasons of failure in the secondary level, to find out their necessities and expectations and to propose a project of lifelong learning and training, using the Internet, for the teachers of the secondary level.Universidade de Aveiro10000-01-01T00:00:00Z2004-01-01T00:00:00Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17974porSá Nogueira, Lionilda Mágueda Évora deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T03:46:08ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professores
title Aprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professores
spellingShingle Aprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professores
Sá Nogueira, Lionilda Mágueda Évora de
Ensino à distância
Internet - Formação de professores
title_short Aprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professores
title_full Aprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professores
title_fullStr Aprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professores
title_full_unstemmed Aprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professores
title_sort Aprendizagem à distância com apoio da Internet: proposta de projecto de formação contínua dos professores
author Sá Nogueira, Lionilda Mágueda Évora de
author_facet Sá Nogueira, Lionilda Mágueda Évora de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá Nogueira, Lionilda Mágueda Évora de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Internet - Formação de professores
topic Ensino à distância
Internet - Formação de professores
description A globalização tem criado novas oportunidades de mercado por um lado e por outro o aumento da competitividade. Qualquer país para se tornar competitivo necessita de ter recursos humanos qualificados. Os países em desenvolvimento se debatem com a escassez de massa crítica capaz de possibilitar o desenvolvimento desta competitividade. Este trabalho tem por base um estudo empírico realizado em Cabo Verde, país africano em desenvolvimento, como o objectivo de verificar a situação das infra-estruturas e equipamento informático dos liceus e conhecer as expectativas relativamente à implementação de um projecto de formação contínua dos professores do ensino secundário com recurso à Internet. Para o efeito foram auscultados, através de entrevistas e inquéritos, os principais intervenientes no ensino e formação deste público. Os resultados deste estudo apontam as causas do insucesso escolar no ensino secundário, segundo a perspectiva dos entrevistados/inquiridos e levaram à proposta de um modelo de formação contínua dos docentes deste nível de ensino, baseado nas opiniões recolhidas, na análise bibliográfica efectuada e na experiência da investigadora.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 10000-01-01T00:00:00Z
2004-01-01T00:00:00Z
2004
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17974
url http://hdl.handle.net/10773/17974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303527683522560