O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13213 |
Resumo: | Versão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.) |
id |
RCAP_fdef772de27d70f6515e8a4f06691c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13213 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócioMarketingImobiliárioMarketing imobiliárioMarketing digitalPortaisMercado imobiliárioAgentes imobiliáriosReal estate agentsReal estateDigital marketingPortalsReal estate marketGestãoVersão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.)Nestas últimas décadas, a internet teve um aumento exponencial fazendo parte dos nossos dias, seja em contexto de lazer ou de trabalho. Esta nova realidade alterou os hábitos dos consumidores na procura dos produtos e serviços, bem como nas estratégias de comunicação e de marketing dos agentes económicos. O mercado imobiliário, ou de um modo geral o setor imobiliário, é bastante importante pelo dinamismo que traz à economia. Também do lado do consumidor, os imóveis enquanto bens de consumo, são das compras mais refletidas e ponderadas. À semelhança de outros setores, também o imobiliário alterou a sua forma de comunicar, passando do marketing tradicional para o marketing digital. O objetivo deste trabalho de dissertação é tentar esclarecer o papel dos portais imobiliários na geração de oportunidades de negócio. Assim, com base na revisão da literatura, elaboramos um modelo constituído por três constructos: características do consumidor, envolvimento do consumidor e satisfação do consumidor. Formulamos duas hipóteses; as características dos consumidores têm influência no grau de satisfação na utilização dos portais; o envolvimento dos consumidores tem influência no grau de satisfação na utilização dos portais. Para validarmos o modelo e as hipóteses, elaboramos um estudo de natureza quantitativa. Recorrendo à análise estatística dos dados recolhidos com um questionário online, que foi divulgado através das redes sociais, constatamos que as características do consumidor e o envolvimento do consumidor tem influência no nível de satisfação na utilização de portais imobiliários. Por outro lado, o nível de satisfação que os consumidores manifestaram e o nível da utilização dos portais imobiliários permite considerar que estes são potenciadores de criação de oportunidades de negócio.In these last decades the internet has had an exponential growth being part of our days, whether in the context of leisure or work. This new reality has altered the habits of consumers in the search for products and services, as well as in the communication and marketing strategies of economic agents. The real estate market or in general the real estate sector is quite important because of the dynamism that brings to the economy. Also on the consumer side, real estate as consumer goods are the most reflected and weighted purchases. Like other sectors, the real estate also changed the way it communicates, switching from the traditional marketing to digital marketing. In this dissertation we try to answer the question if the real estate portals generate business opportunities. So, based on the literature review, we developed a model consisting of three constructs: consumer features, consumer involvement and satisfaction of the consumer. Formulate two choices; the characteristics of consumers have influence on the degree of satisfaction in using the portals; the involvement of consumers influences the degree of satisfaction in the use of portals. In order to validate the model and the hypotheses we elaborated a study of quantitative nature, we used an online questionnaire, being divulged through the social networks, that allowed to verify that the characteristics of the consumer and the involvement of the consumer has influence in the level of satisfaction. The proposed goal was achieved since the level of satisfaction of the use of portals in a general way is satisfactory. This dissertation work is a gateway to a broader study of real estate portals, their use and their degree of satisfaction. On the other hand, the level of satisfaction that consumers have expressed and the level of use of the real estate portals allows you to consider that these enhancers are creating business opportunities.Santos, José DuarteRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, Paulo Daniel Felizardo2019-03-29T10:43:52Z2018-12-182018-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13213TID:202207030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:22.173702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócio |
title |
O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócio |
spellingShingle |
O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócio Duarte, Paulo Daniel Felizardo Marketing Imobiliário Marketing imobiliário Marketing digital Portais Mercado imobiliário Agentes imobiliários Real estate agents Real estate Digital marketing Portals Real estate market Gestão |
title_short |
O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócio |
title_full |
O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócio |
title_fullStr |
O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócio |
title_full_unstemmed |
O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócio |
title_sort |
O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócio |
author |
Duarte, Paulo Daniel Felizardo |
author_facet |
Duarte, Paulo Daniel Felizardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, José Duarte Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Paulo Daniel Felizardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Imobiliário Marketing imobiliário Marketing digital Portais Mercado imobiliário Agentes imobiliários Real estate agents Real estate Digital marketing Portals Real estate market Gestão |
topic |
Marketing Imobiliário Marketing imobiliário Marketing digital Portais Mercado imobiliário Agentes imobiliários Real estate agents Real estate Digital marketing Portals Real estate market Gestão |
description |
Versão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 2018-12-18T00:00:00Z 2019-03-29T10:43:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/13213 TID:202207030 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/13213 |
identifier_str_mv |
TID:202207030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131425855766528 |