A professora pesquisadora: contribuições dos interlocutores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/300 |
Resumo: | Este artigo é um olhar interpretativo sobre uma pesquisa de mestrado realizada por uma professora a respeito de sua própria prática, apoiada por dois grupos de interlocutores/as, um da escola e outro da academia. O desenvolvimento da pesquisa e da docência pôde avançar de maneira colaborativa, apoiado por uma metodologia de pesquisa que possibilitou incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos referentes à prática docente. O método foi construído com tomadas de dados em gravações audiovisuais das aulas da professora, elaboração de diário de bordo como parte da construção de sua autobiografia e registro e promoção de encontros com os dois grupos de interlocutores/as, constituídos por pós-graduandos, juntamente com a orientadora e professores do ensino médio. A passagem da posição de professorareflexiva para a de professora-pesquisadora foi potencializada pelos interlocutores durante os encontros reflexivos, que a ajudaram a repensar sua relação com os alunos e a lidar com algumas de suas ilusões pedagógicas, desvelando, em parte, crenças e atitudes que implicitamente regulavam sua prática didática. Destacamos algumas condições que tornaram viável esse processo, como a aceitação da professora em se defrontar consigo mesma e aproximar-se da compreensão do seu próprio processo de pessoa aprendente, a revelação de aspectos subjetivos da professora (suas escolhas, visão de mundo, atitudes, dificuldades, angústias e sofrimentos) e também a interação com os grupos de interlocutores na academia, que contribuiu com novos pontos de 1 Com auxilio parcial do CNPq vista na análise das questões apresentadas e na sustentação metodológica da pesquisa. - This article is an interpretative view on a Master research carried out by a teacher who analyzed her own practice supported by two groups of interlocutors, one from school and the other from university. The development of the research and the teaching practice could be done in a collaborative way, supported by a methodology that incorporated both the objective and subjective aspects related to the teaching practice. This methodology included: data collection of the audiovisual recordings of the teacher’s classes; development of a diary as part of her autobiography; and recording and promotion of meetings between the two groups of interlocutors, formed by Graduate students, along with their tutor, and high school teachers. The teacher's transition from one role to another, i.e., from a reflective teacher to a researcher teacher, was enhanced by those reflective meetings, which helped her to reconsider her relationship with her students and to deal with some of her pedagogical illusions, partially unveiling beliefs and attitudes which were implicitly shaping her teaching practice. Here we point out some conditions that made that process possible: the teacher’s acceptance to face herself and to get closer to her own experience as a learning person; the bringing out of her subjective features (her choices, views on the world, attitudes, difficulties, anguishes and sufferings); and her interaction with the groups of interlocutors, which contributed to give her new perspectives on the analyses of the questions presented and on the methodological base of the research. |
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