Precisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Dulce Catarina da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61461
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_fdfc6f49440f3f613ec8c85bfe2b2f0a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Precisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?Accuracy vs time: what is the best predictor of reading disabilities?Dificuldades na aprendizagem da leituraPrecisãoTempo de latênciaTempo de leituraAccuracyLatency timeReading disabilitiesReading timeCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaAs dificuldades na aprendizagem da leitura têm importantes repercussões nas trajetórias de vida dos indivíduos. As dificuldades na descodificação têm sido um dos critérios usados na identificação dos alunos em risco na leitura e a sua avaliação é, usualmente, efetuada com recurso à leitura de palavras isoladas, em lista, e pseudopalavras, contemplando-se quer a precisão quer os tempos de latência e de leitura. O objetivo principal deste estudo foi o de determinar qual destes indicadores permite identificar com maior precisão os alunos em risco. A amostra é composta por 72 alunos do 2.º ano de escolaridade, dos quais 14 pertencem ao grupo de alunos “em risco” de dificuldades na aprendizagem da leitura e 58 ao grupo “sem risco”. Foram administrados o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura- Narrativo e o Teste de Leitura de Palavras. Os resultados indicaram que apenas a precisão e o tempo de latência são preditores de dificuldades na aprendizagem da leitura. Ambos identificam com precisão os alunos em risco. São discutidos os resultados analisando-se as implicações dos mesmos para a identificação dos alunos em risco.Reading disabilities have important repercussions on individuals' life trajectories. Decoding difficulties have been one of the criteria used to identify students at-risk for difficulties in reading, and its evaluation is usually carried out through reading isolated words’, words in a list, and pseudowords, considering the accuracy, as well as latency and reading times. The main goal of this study was to determine which of these indicators allows for a more accurate identification of students at-risk for reading disabilities. The sample is composed of 72 students from the second grade, of which 14 are in the group of students “at-risk” for reading disabilities and 58 are in the group “without risk”. The Test of Reading Comprehension of Narrative Texts and the Test of Word Reading were applied. Results showed that accuracy and latency time are significant predictors of reading disabilities. Both predictors accurately identified at-risk students. Results are discussed by analysing the implications of these findings for the identification of at-risk students.Ribeiro, IolandaSantos, SandraUniversidade do MinhoLopes, Dulce Catarina da Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61461por202268500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:26.644893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Precisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?
Accuracy vs time: what is the best predictor of reading disabilities?
title Precisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?
spellingShingle Precisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?
Lopes, Dulce Catarina da Silva
Dificuldades na aprendizagem da leitura
Precisão
Tempo de latência
Tempo de leitura
Accuracy
Latency time
Reading disabilities
Reading time
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Precisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?
title_full Precisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?
title_fullStr Precisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?
title_full_unstemmed Precisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?
title_sort Precisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?
author Lopes, Dulce Catarina da Silva
author_facet Lopes, Dulce Catarina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda
Santos, Sandra
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Dulce Catarina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades na aprendizagem da leitura
Precisão
Tempo de latência
Tempo de leitura
Accuracy
Latency time
Reading disabilities
Reading time
Ciências Sociais::Psicologia
topic Dificuldades na aprendizagem da leitura
Precisão
Tempo de latência
Tempo de leitura
Accuracy
Latency time
Reading disabilities
Reading time
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/61461
url http://hdl.handle.net/1822/61461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202268500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132559805775872