Ler e compreender : a fluência da leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18225 |
Resumo: | A leitura é, sem dúvida, uma das tarefas mais difíceis que cada criança irá realizar na sua vida académica. A forma como cada uma desempenhar esta tarefa vai, indiscutivelmente, influenciar a forma como lida com o mundo. Assim, a criança com dificuldades na leitura irá criar constrangimentos visíveis ao longo da vida, que irão diminuir as suas perspetivas futuras. A presente investigação teve vários objetivos como: 1) explorar a aplicabilidade e utilidade de vários procedimentos, usando a avaliação com base no currículo ABC, que depois foi corroborada usando a literatura correspondente; 2) elaborar um instrumento de trabalho que permitisse avaliar a fluência da leitura (velocidade, correção e compreensão) no final do 2.º e 4.º anos e 3) identificar dificuldades de leitura dos alunos. Com base nestes objetivos, pretendeu-se ainda verificar as principais variáveis em estudo: a velocidade na leitura VL (palavras corretamente lidas por minuto PC), a correção na leitura CL (percentagem de palavras corretamente lidas) e a tipificação dos erros. Assim, ao realizar esta avaliação, o professor identificará mais facilmente as dificuldades dos alunos para os ajudar a superar. Foi ainda aplicado um questionário ao professor, aos alunos e aos pais no sentido de correlacionar a fluência de leitura com os hábitos de leitura. Após tratamento de dados, as conclusões mais relevantes, na amostra estudada, vão no sentido de que a fluência leitora vai influenciar diretamente a compreensão dos textos e está dependente da prestação escolar; os bons alunos têm melhor velocidade leitora, melhor correção e dão menos erros e por sua vez os alunos com dificuldades apresentam menor velocidade, menor correção e dão mais erros; os pais dos bons alunos apresentam maior escolaridade e melhores competências leitoras; os pais dos bons alunos promoveram mais precocemente o contacto dos filhos com livros e histórias; os pais dos bons alunos têm maior envolvimento na vida escolar dos filhos. Em modo de reflexão, podemos afirmar que realizar avaliações atempadas no desenvolvimento das competências da leitura irá permitir identificar os problemas para se poder intervir precocemente e com sucesso. |
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Com base nestes objetivos, pretendeu-se ainda verificar as principais variáveis em estudo: a velocidade na leitura VL (palavras corretamente lidas por minuto PC), a correção na leitura CL (percentagem de palavras corretamente lidas) e a tipificação dos erros. Assim, ao realizar esta avaliação, o professor identificará mais facilmente as dificuldades dos alunos para os ajudar a superar. Foi ainda aplicado um questionário ao professor, aos alunos e aos pais no sentido de correlacionar a fluência de leitura com os hábitos de leitura. Após tratamento de dados, as conclusões mais relevantes, na amostra estudada, vão no sentido de que a fluência leitora vai influenciar diretamente a compreensão dos textos e está dependente da prestação escolar; os bons alunos têm melhor velocidade leitora, melhor correção e dão menos erros e por sua vez os alunos com dificuldades apresentam menor velocidade, menor correção e dão mais erros; os pais dos bons alunos apresentam maior escolaridade e melhores competências leitoras; os pais dos bons alunos promoveram mais precocemente o contacto dos filhos com livros e histórias; os pais dos bons alunos têm maior envolvimento na vida escolar dos filhos. Em modo de reflexão, podemos afirmar que realizar avaliações atempadas no desenvolvimento das competências da leitura irá permitir identificar os problemas para se poder intervir precocemente e com sucesso.Reading is, undoubtedly, one of the most difficult tasks that each child will perform in their academic life. The performance in this task will influence the way it deals with the world. Thus, children with reading difficulties will create visible constraints throughout life, which will decrease its future prospects. This research had several goals as: 1) explore the applicability and usefulness of various procedures, using the assessment based on the ABC curriculum, which was then confirmed using the corresponding literature; 2) prepare a working instrument that assessed the reading fluency (speed, correction and understanding) at the end of second and forth years and 3) identify reading difficulties of students. Based on these objectives, we sought to further verify the main variables under study: the speed at VL reading (words read correctly per minute PC), the correction in the CL reading (percentage of correctly read words) and typing errors. Thus, when performing this assessment, the teacher will identify more easily the difficulties of the students to help to overcome them. A questionnaire was also applied to the teacher, students and parents to correlate with reading fluency and reading behaviours. After data processing, the main findings in the study sample, suggest that fluency reader will directly influence the understanding of texts and is dependent on school performance; good students have better reading speed, better correction and have fewer spelling mistakes and in turn students with difficulties have lower speed, lower correction and present more spelling errors; parents of good students have more education and better reading skills, promote earlier contact of the children with books and stories and are more involved in their children school life. In reflection mode, we can state that conduct timely reviews on the development of reading skills will help identify problems to be able to intervene early and successfully.Ponte, Filomena Ermida Costa Figueired Branco daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Anabela Afonso dos2015-09-14T11:10:53Z2015-03-1820142015-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18225TID:203019857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:41:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:13.229584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A leitura é, sem dúvida, uma das tarefas mais difíceis que cada criança irá realizar na sua vida académica. A forma como cada uma desempenhar esta tarefa vai, indiscutivelmente, influenciar a forma como lida com o mundo. Assim, a criança com dificuldades na leitura irá criar constrangimentos visíveis ao longo da vida, que irão diminuir as suas perspetivas futuras. A presente investigação teve vários objetivos como: 1) explorar a aplicabilidade e utilidade de vários procedimentos, usando a avaliação com base no currículo ABC, que depois foi corroborada usando a literatura correspondente; 2) elaborar um instrumento de trabalho que permitisse avaliar a fluência da leitura (velocidade, correção e compreensão) no final do 2.º e 4.º anos e 3) identificar dificuldades de leitura dos alunos. Com base nestes objetivos, pretendeu-se ainda verificar as principais variáveis em estudo: a velocidade na leitura VL (palavras corretamente lidas por minuto PC), a correção na leitura CL (percentagem de palavras corretamente lidas) e a tipificação dos erros. Assim, ao realizar esta avaliação, o professor identificará mais facilmente as dificuldades dos alunos para os ajudar a superar. Foi ainda aplicado um questionário ao professor, aos alunos e aos pais no sentido de correlacionar a fluência de leitura com os hábitos de leitura. Após tratamento de dados, as conclusões mais relevantes, na amostra estudada, vão no sentido de que a fluência leitora vai influenciar diretamente a compreensão dos textos e está dependente da prestação escolar; os bons alunos têm melhor velocidade leitora, melhor correção e dão menos erros e por sua vez os alunos com dificuldades apresentam menor velocidade, menor correção e dão mais erros; os pais dos bons alunos apresentam maior escolaridade e melhores competências leitoras; os pais dos bons alunos promoveram mais precocemente o contacto dos filhos com livros e histórias; os pais dos bons alunos têm maior envolvimento na vida escolar dos filhos. Em modo de reflexão, podemos afirmar que realizar avaliações atempadas no desenvolvimento das competências da leitura irá permitir identificar os problemas para se poder intervir precocemente e com sucesso. |
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