A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/1146 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_fe30632a0a8dbf6b2022abeb4e037ed6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1146 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de casoEducaçãoFormação de professoresEstágiosSupervisãoOrientação pedagógica dos professoresOrientação profissionalDissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade AbertaEsta dissertação consiste num estudo de caso sobre os processos interactivos desenvolvidos num núcleo de estágio pedagógico de formação inicial de professores no âmbito da Supervisão Pedagógica. Dentro de um referencial teórico sustentado por uma abordagem comunicacional das relações interpessoais, importa observar, analisar e interpretar o modo como os processos interactivos se concretizam assim como verificar o modo como estes processos contribuem para a construção de uma identidade profissional docente. No campo da Supervisão Pedagógica, esta emerge dentro das escolas como uma acção dinamizadora de diversas práticas colaborativas de trabalho. Assim, a Supervisão Pedagógica adquire, globalmente, um papel pró-activo na organização social da escola mas sobretudo detém um papel de mediação entre profissionais. Num sentido mais restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógico-didáctica quer numa dimensão prático-moral. A interacção partilhada é a via privilegiada da co-construção de conhecimento e da identidade profissional dos professores.Aires, LuísaRepositório AbertoAlves, Alexandra Isabel Derboven Martins2009-02-04T11:57:33Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1146porAlves, Alexandra Isabel Derboven Martins - A supervisão pedagógica [Em linha] : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso. [Lisboa : s.n.], 2008. 306 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:07.601146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso |
title |
A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso |
spellingShingle |
A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins Educação Formação de professores Estágios Supervisão Orientação pedagógica dos professores Orientação profissional |
title_short |
A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso |
title_full |
A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso |
title_fullStr |
A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso |
title_sort |
A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso |
author |
Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins |
author_facet |
Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aires, Luísa Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores Estágios Supervisão Orientação pedagógica dos professores Orientação profissional |
topic |
Educação Formação de professores Estágios Supervisão Orientação pedagógica dos professores Orientação profissional |
description |
Dissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2009-02-04T11:57:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/1146 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/1146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins - A supervisão pedagógica [Em linha] : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso. [Lisboa : s.n.], 2008. 306 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134997324496897 |