A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1146
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_fe30632a0a8dbf6b2022abeb4e037ed6
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de casoEducaçãoFormação de professoresEstágiosSupervisãoOrientação pedagógica dos professoresOrientação profissionalDissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade AbertaEsta dissertação consiste num estudo de caso sobre os processos interactivos desenvolvidos num núcleo de estágio pedagógico de formação inicial de professores no âmbito da Supervisão Pedagógica. Dentro de um referencial teórico sustentado por uma abordagem comunicacional das relações interpessoais, importa observar, analisar e interpretar o modo como os processos interactivos se concretizam assim como verificar o modo como estes processos contribuem para a construção de uma identidade profissional docente. No campo da Supervisão Pedagógica, esta emerge dentro das escolas como uma acção dinamizadora de diversas práticas colaborativas de trabalho. Assim, a Supervisão Pedagógica adquire, globalmente, um papel pró-activo na organização social da escola mas sobretudo detém um papel de mediação entre profissionais. Num sentido mais restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógico-didáctica quer numa dimensão prático-moral. A interacção partilhada é a via privilegiada da co-construção de conhecimento e da identidade profissional dos professores.Aires, LuísaRepositório AbertoAlves, Alexandra Isabel Derboven Martins2009-02-04T11:57:33Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1146porAlves, Alexandra Isabel Derboven Martins - A supervisão pedagógica [Em linha] : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso. [Lisboa : s.n.], 2008. 306 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:07.601146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso
title A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso
spellingShingle A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso
Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins
Educação
Formação de professores
Estágios
Supervisão
Orientação pedagógica dos professores
Orientação profissional
title_short A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso
title_full A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso
title_fullStr A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso
title_full_unstemmed A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso
title_sort A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso
author Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins
author_facet Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aires, Luísa
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Estágios
Supervisão
Orientação pedagógica dos professores
Orientação profissional
topic Educação
Formação de professores
Estágios
Supervisão
Orientação pedagógica dos professores
Orientação profissional
description Dissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2009-02-04T11:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1146
url http://hdl.handle.net/10400.2/1146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins - A supervisão pedagógica [Em linha] : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso. [Lisboa : s.n.], 2008. 306 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134997324496897