Supervisão e orientação pedagógica em Educação Física e Desporto: estudo de perceção dos supervisores, orientadores cooperantes e estagiários quanto aos parâmetros e critérios de avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2497 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar a perceção dos diferentes agentes envolvidos no do estágio pedagógico, quanto aos critérios e parâmetros de avaliação do curso de mestrado em ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Participaram 94 indivíduos, sendo 9 professores supervisores [7 do género masculino, 42,7 (+ 4,8) anos e 2 do género feminino, 38 (+ 15,5) anos]; 22 orientadores cooperantes [14 do género masculino, 41,8 (+ 5,3) anos e 8 do género feminino, 43 (+ 1,7) anos]; e 63 professores estagiários [34 do género masculino, 24,6 (+ 1,5) anos e 29 do género feminino, 24,1 (+ 2,1) anos]. Foi utilizado um inquérito especificamente elaborado pelo autor, de acordo com os objetivos e propósitos de pesquisa. Os dados foram analisados através do programa SPSS (versão 17.0), e com o propósito de comparar as perceções dos diferentes grupos de indivíduos recorremos ao teste t para as amostras independentes. O nível de significância foi estabelecido em 0,05. Do ponto de vista dos supervisores e orientadores, os resultados sugerem alguns impactos negativos e positivos no exercício da função dos formadores, no que diz respeito á orientação e formação dos mesmos, como também a inexistência de uniformização para se conseguir trabalhar de forma justa e exequível, visto que muitos resultados apontaram para um desequilíbrio nos parâmetros e critérios de avaliação. Quanto aos estagiários, estes foram da opinião que o estágio pedagógico constitui uma experiência enriquecedora, sendo visto como um momento único, que permite a experiência e vivência de uma forma próxima da realidade e uma oportunidade de praticarem a sua atividade socioprofissional, com o apoio e supervisão pedagógica de tutores e professores mais experientes. |
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Supervisão e orientação pedagógica em Educação Física e Desporto: estudo de perceção dos supervisores, orientadores cooperantes e estagiários quanto aos parâmetros e critérios de avaliaçãoSupervisão pedagógicaEstágios pedagógicosEducação físicaDesportoOrientaçãoFormaçãoAvaliaçãoPráticaO objetivo deste estudo foi identificar a perceção dos diferentes agentes envolvidos no do estágio pedagógico, quanto aos critérios e parâmetros de avaliação do curso de mestrado em ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Participaram 94 indivíduos, sendo 9 professores supervisores [7 do género masculino, 42,7 (+ 4,8) anos e 2 do género feminino, 38 (+ 15,5) anos]; 22 orientadores cooperantes [14 do género masculino, 41,8 (+ 5,3) anos e 8 do género feminino, 43 (+ 1,7) anos]; e 63 professores estagiários [34 do género masculino, 24,6 (+ 1,5) anos e 29 do género feminino, 24,1 (+ 2,1) anos]. Foi utilizado um inquérito especificamente elaborado pelo autor, de acordo com os objetivos e propósitos de pesquisa. Os dados foram analisados através do programa SPSS (versão 17.0), e com o propósito de comparar as perceções dos diferentes grupos de indivíduos recorremos ao teste t para as amostras independentes. O nível de significância foi estabelecido em 0,05. Do ponto de vista dos supervisores e orientadores, os resultados sugerem alguns impactos negativos e positivos no exercício da função dos formadores, no que diz respeito á orientação e formação dos mesmos, como também a inexistência de uniformização para se conseguir trabalhar de forma justa e exequível, visto que muitos resultados apontaram para um desequilíbrio nos parâmetros e critérios de avaliação. Quanto aos estagiários, estes foram da opinião que o estágio pedagógico constitui uma experiência enriquecedora, sendo visto como um momento único, que permite a experiência e vivência de uma forma próxima da realidade e uma oportunidade de praticarem a sua atividade socioprofissional, com o apoio e supervisão pedagógica de tutores e professores mais experientes.The objective of this study was to identify the perception of the different agents involved in the teaching practice, regarding the criteria and evaluation parameters of the master program in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education. 94 individuals participated, 9 teachers supervisors [7 males, 42.7 (+ 4.8) years and 2 females, 38 (+ 15.5) years], 22 guiding cooperating [14 males, 41 8 (+ 5.3) years and 8 females, 43 (+ 1.7) years] and 63 trainee teachers [34 males, 24.6 (+ 1.5) years and 29 females, 24.1 (+ 2.1) years]. We used a survey specifically designed by the author, according to the objectives and purposes of research. Data were analyzed using SPSS (version 17.0), and with the purpose of comparing the perceptions of different groups of individuals resorted to t test for independent samples. The significance level was set at 0.05. From the point of view of supervisors and guiding, the results suggest some positive and negative impacts on the function trainers, shall in respect of the same orientation and training, as well as the lack of standardization of work to achieve a fair and practicable, since many results point to an imbalance in the parameters and evaluation criteria. As for trainees, these were of the opinion that the teaching practice is an enriching experience, being seen as a unique moment, allowing the experiment and experience in a way closer to reality and an opportunity to practice their occupational activity, with the support and supervision of educational tutors and more experienced teachers.2013-06-26T11:15:12Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2497porChaves, Nicollini Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:02.252850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objetivo deste estudo foi identificar a perceção dos diferentes agentes envolvidos no do estágio pedagógico, quanto aos critérios e parâmetros de avaliação do curso de mestrado em ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Participaram 94 indivíduos, sendo 9 professores supervisores [7 do género masculino, 42,7 (+ 4,8) anos e 2 do género feminino, 38 (+ 15,5) anos]; 22 orientadores cooperantes [14 do género masculino, 41,8 (+ 5,3) anos e 8 do género feminino, 43 (+ 1,7) anos]; e 63 professores estagiários [34 do género masculino, 24,6 (+ 1,5) anos e 29 do género feminino, 24,1 (+ 2,1) anos]. Foi utilizado um inquérito especificamente elaborado pelo autor, de acordo com os objetivos e propósitos de pesquisa. Os dados foram analisados através do programa SPSS (versão 17.0), e com o propósito de comparar as perceções dos diferentes grupos de indivíduos recorremos ao teste t para as amostras independentes. O nível de significância foi estabelecido em 0,05. Do ponto de vista dos supervisores e orientadores, os resultados sugerem alguns impactos negativos e positivos no exercício da função dos formadores, no que diz respeito á orientação e formação dos mesmos, como também a inexistência de uniformização para se conseguir trabalhar de forma justa e exequível, visto que muitos resultados apontaram para um desequilíbrio nos parâmetros e critérios de avaliação. Quanto aos estagiários, estes foram da opinião que o estágio pedagógico constitui uma experiência enriquecedora, sendo visto como um momento único, que permite a experiência e vivência de uma forma próxima da realidade e uma oportunidade de praticarem a sua atividade socioprofissional, com o apoio e supervisão pedagógica de tutores e professores mais experientes. |
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