O admirável mundo instagramável: A estetização do comportamento de consumidor no Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23769 |
Resumo: | Esta dissertação pretende discutir a estetização do comportamento de consumidor nas redes sociais online, com o enfoque no Instagram. Através da utilização do conceito Instagramável, procura-se explorar as tendências estéticas na partilha de conteúdo na aplicação, assim como a forma como o Instagram e o seu uso social moldam e criam novas tendências. Através da observação de conteúdo partilhado no Instagram e 10 entrevistas semiestruturadas a utilizadores ativos procurou-se conhecer os seus hábitos de consumo e as estratégias de publicações na RSO, assim como compreender as noções dos utilizadores da estética Instagramável e de que forma essas noções condicionam os seus comportamentos online. Concluiu-se que a estética Instagramável é principalmente a representação da exaltação de um estilo de vida ideal como oposto à realidade. O conceito é utilizado por todos os entrevistados no que concerne às suas preocupações com a representação online. As principais características apresentadas são efetivamente a representação do consumo de moda, turismo e restauração. Os entrevistados procuram inspiração no Instagram para produção de conteúdo, estabelecem regras de publicação em relação a cores utilizadas privilegiando o uso de cores neutras, de cenários e de conteúdo de moda, procurando oferecer uma imagem romantizada da vida. |
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O admirável mundo instagramável: A estetização do comportamento de consumidor no InstagramInstagramInstagramávelRedes sociais onlineConsumo socialInstagramableSocial network sitesSocial consumptionEsta dissertação pretende discutir a estetização do comportamento de consumidor nas redes sociais online, com o enfoque no Instagram. Através da utilização do conceito Instagramável, procura-se explorar as tendências estéticas na partilha de conteúdo na aplicação, assim como a forma como o Instagram e o seu uso social moldam e criam novas tendências. Através da observação de conteúdo partilhado no Instagram e 10 entrevistas semiestruturadas a utilizadores ativos procurou-se conhecer os seus hábitos de consumo e as estratégias de publicações na RSO, assim como compreender as noções dos utilizadores da estética Instagramável e de que forma essas noções condicionam os seus comportamentos online. Concluiu-se que a estética Instagramável é principalmente a representação da exaltação de um estilo de vida ideal como oposto à realidade. O conceito é utilizado por todos os entrevistados no que concerne às suas preocupações com a representação online. As principais características apresentadas são efetivamente a representação do consumo de moda, turismo e restauração. Os entrevistados procuram inspiração no Instagram para produção de conteúdo, estabelecem regras de publicação em relação a cores utilizadas privilegiando o uso de cores neutras, de cenários e de conteúdo de moda, procurando oferecer uma imagem romantizada da vida.This dissertation aims to discuss the aestheticization of consumer behavior in online social networks, with a special focus on Instagram. Through the use of the Instagramable concept, we seek to explore aesthetic trends in the act of sharing content on Instagram, as well as the way in which Instagram and it social use shapes and creates new trends. Through observation of content shared on Instagram and 10 semi-structured interviews with active users, we sought out to know their consumption habits and publication strategies on the RSO, as well as understand the users' notions of Instagramable aesthetics and how these notions condition their online behaviors. We concluded that Instagramable aesthetics is mostly the exaltation of an ideal lifestyle as the opposed to reality. The concept is used by all respondents regarding their concerns about online representation. The main features presented are effectively the representation of fashion consumption, tourism and restaurants. Respondents look for inspiration on Instagram for content production, establish publishing rules in relation to the colors used, favoring the use of neutral colors, backdrops and fashion content, seeking to offer a romanticized image of life.2021-12-16T15:08:23Z2021-12-06T00:00:00Z2021-12-062021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23769TID:202811921porAlves, Angélica Luísa Santos da Fonseca Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:33Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:17.329659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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