O admirável mundo instagramável: A estetização do comportamento de consumidor no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Angélica Luísa Santos da Fonseca Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23769
Resumo: Esta dissertação pretende discutir a estetização do comportamento de consumidor nas redes sociais online, com o enfoque no Instagram. Através da utilização do conceito Instagramável, procura-se explorar as tendências estéticas na partilha de conteúdo na aplicação, assim como a forma como o Instagram e o seu uso social moldam e criam novas tendências. Através da observação de conteúdo partilhado no Instagram e 10 entrevistas semiestruturadas a utilizadores ativos procurou-se conhecer os seus hábitos de consumo e as estratégias de publicações na RSO, assim como compreender as noções dos utilizadores da estética Instagramável e de que forma essas noções condicionam os seus comportamentos online. Concluiu-se que a estética Instagramável é principalmente a representação da exaltação de um estilo de vida ideal como oposto à realidade. O conceito é utilizado por todos os entrevistados no que concerne às suas preocupações com a representação online. As principais características apresentadas são efetivamente a representação do consumo de moda, turismo e restauração. Os entrevistados procuram inspiração no Instagram para produção de conteúdo, estabelecem regras de publicação em relação a cores utilizadas privilegiando o uso de cores neutras, de cenários e de conteúdo de moda, procurando oferecer uma imagem romantizada da vida.
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