Bullying: A influência do suporte sócio-familiar no desenvolvimento de comportamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Cláudia Simões
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2781
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_fe3d2ddbaf036a89b307802b84760bb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2781
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying: A influência do suporte sócio-familiar no desenvolvimento de comportamentosBullyingAdolescentesComportamentos agressivosPercepçãoSuporte familiarPercepção suporte social dos amigosBullyingadolescentsAggressive behavioursPerception of family supportPerception of friends social supportDissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioOs estudos recentes referem a existência de uma relação entre o comportamento de bullying e o suporte que os jovens recebem das suas famílias. Um ambiente familiar sentido como pouco afectivo ou demasiado rígido poderá aumentar a probabilidade da ocorrência de comportamentos agressivos. No que concerne aos factores de risco inerentes ao meio próximo, podemos identificar os seguintes o convívio com amigos e colegas desviantes e a rejeição pelos pares. Este estudo tem como principal objectivo analisar a relação entre a percepção que os jovens têm do seu suporte sócio-familiar e os diferentes tipos de comportamentos agressivos. Participaram, neste estudo, 286 estudantes da Escola Secundária Emídio Navarro, com média de idades de 16 anos (M = 15,60), a frequentar o 3º ciclo do ensino básico e secundário. Os estudantes preencheram um Questionário Sociodemográfico; a Escala de Auto-Avaliação da Agressão (Little, T. D., Jones, S. M., Henrich, C. C., & Hawley, P. H., 2003, versão experimental de Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes, 2013), a Escala de Percepção do Suporte Social Familiar (PSS-Fa, Procidano & Heller, 1983; versão experimental de Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes, 2013) e a Escala de Percepção do Suporte Social dos Amigos (PSS-Am, Kopperman, 2007; versão experimental de Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes, 2013). Os nossos resultados encontraram uma fraca relação entre o desenvolvimento de comportamentos agressivos e a percepção do suporte familiar. Contudo, as relações de amizade nesta fase do ciclo de vida e as formas de agressividade directa e relacional encontram-se associadas negativamente.ABSTRACT: Recent studies have mentioned the existence of a relationship between bullying and the support adolescents receive from their families. A family environment perceived as being poorly affectionate or too strict may increase the likelihood of engaging in aggressive behaviours. Regarding the risk factors inherent in the environment, we can identify the following: interaction with deviant classmates and friends and peer rejection. The main goal of this study is the analysis of the relationship between young people’s perception of social support and the different types of aggressive behaviours. 286 students from Escola Secundária Emídio Navarro participated in this study, their ages averaging 16 years (M = 15,60). The participants filled a Sociodemographic Questionnaire, the Self-Assessment Scale of Aggression (Little, T. D., Jones, S. M., Henrich, C. C., & Hawley, P. H., 2003, experimental version by Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes,2013), the Scale of Perceived Social Support from Family (PSS-Fa, Procidano & Heller, 1983; experimental version by Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes, 2013), the Scale of Perceived Social Support from Friends (PSS-Am, Kopperman, 2007; experimental version by Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes, 2013). In our results we found a weak association between the onset and maintenance of aggressive behaviours and the perception of social support. Nonetheless, friendships during this stage in life, the direct and the relational forms of aggression are negatively associated.ISPA - Instituto UniversitárioLeal, Isabel PereiraRepositório do ISPANunes, Ana Cláudia Simões2014-04-14T13:39:13Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2781201091682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:44.155670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying: A influência do suporte sócio-familiar no desenvolvimento de comportamentos
title Bullying: A influência do suporte sócio-familiar no desenvolvimento de comportamentos
spellingShingle Bullying: A influência do suporte sócio-familiar no desenvolvimento de comportamentos
Nunes, Ana Cláudia Simões
Bullying
Adolescentes
Comportamentos agressivos
Percepção
Suporte familiar
Percepção suporte social dos amigos
Bullying
adolescents
Aggressive behaviours
Perception of family support
Perception of friends social support
title_short Bullying: A influência do suporte sócio-familiar no desenvolvimento de comportamentos
title_full Bullying: A influência do suporte sócio-familiar no desenvolvimento de comportamentos
title_fullStr Bullying: A influência do suporte sócio-familiar no desenvolvimento de comportamentos
title_full_unstemmed Bullying: A influência do suporte sócio-familiar no desenvolvimento de comportamentos
title_sort Bullying: A influência do suporte sócio-familiar no desenvolvimento de comportamentos
author Nunes, Ana Cláudia Simões
author_facet Nunes, Ana Cláudia Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Isabel Pereira
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ana Cláudia Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Adolescentes
Comportamentos agressivos
Percepção
Suporte familiar
Percepção suporte social dos amigos
Bullying
adolescents
Aggressive behaviours
Perception of family support
Perception of friends social support
topic Bullying
Adolescentes
Comportamentos agressivos
Percepção
Suporte familiar
Percepção suporte social dos amigos
Bullying
adolescents
Aggressive behaviours
Perception of family support
Perception of friends social support
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2014-04-14T13:39:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2781
201091682
url http://hdl.handle.net/10400.12/2781
identifier_str_mv 201091682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130068977451008