Cidades turísticas e a projetação de valor emocional para as pessoas através de ambientes construídos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonetto,Leandro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tarouco,Fabrício, Costa,Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672018000100020
Resumo: O turismo é um importante elemento para a economia e para a identidade de muitas cidades. O objetivo desta pesquisa foi compreender, a partir das avaliações dos turistas, quais são as experiências emocionais mais comuns vividas em suas cidades favoritas, e quais elementos as evocam. Adotou-se, para tanto, a Teoria dos Appraisals como modelo de investigação. Ela estabelece que as emoções experimentadas derivam da forma como os turistas processam as informações sobre o ambiente. A pesquisa, de base quantitativa, teve uma amostra de 310 pessoas e identificou cinco tipos de experiências emocionais que definem a preferência da pessoa por uma cidade: altruísmo/solidariedade, diversão, alegria, vínculo com o território e quebra de expectativas, sendo que cada uma pode ser incitada a partir de estímulos específicos.
id RCAP_fe60204fde4f7cb5a2dbca7ead0408ea
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-12672018000100020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cidades turísticas e a projetação de valor emocional para as pessoas através de ambientes construídosCidadesTurismoDesign EmocionalO turismo é um importante elemento para a economia e para a identidade de muitas cidades. O objetivo desta pesquisa foi compreender, a partir das avaliações dos turistas, quais são as experiências emocionais mais comuns vividas em suas cidades favoritas, e quais elementos as evocam. Adotou-se, para tanto, a Teoria dos Appraisals como modelo de investigação. Ela estabelece que as emoções experimentadas derivam da forma como os turistas processam as informações sobre o ambiente. A pesquisa, de base quantitativa, teve uma amostra de 310 pessoas e identificou cinco tipos de experiências emocionais que definem a preferência da pessoa por uma cidade: altruísmo/solidariedade, diversão, alegria, vínculo com o território e quebra de expectativas, sendo que cada uma pode ser incitada a partir de estímulos específicos.Universidade do Porto - Faculdade de Letras2018-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672018000100020GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território n.13 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672018000100020Tonetto,LeandroTarouco,FabrícioCosta,Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:03Zoai:scielo:S2182-12672018000100020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:18.751785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cidades turísticas e a projetação de valor emocional para as pessoas através de ambientes construídos
title Cidades turísticas e a projetação de valor emocional para as pessoas através de ambientes construídos
spellingShingle Cidades turísticas e a projetação de valor emocional para as pessoas através de ambientes construídos
Tonetto,Leandro
Cidades
Turismo
Design Emocional
title_short Cidades turísticas e a projetação de valor emocional para as pessoas através de ambientes construídos
title_full Cidades turísticas e a projetação de valor emocional para as pessoas através de ambientes construídos
title_fullStr Cidades turísticas e a projetação de valor emocional para as pessoas através de ambientes construídos
title_full_unstemmed Cidades turísticas e a projetação de valor emocional para as pessoas através de ambientes construídos
title_sort Cidades turísticas e a projetação de valor emocional para as pessoas através de ambientes construídos
author Tonetto,Leandro
author_facet Tonetto,Leandro
Tarouco,Fabrício
Costa,Filipe
author_role author
author2 Tarouco,Fabrício
Costa,Filipe
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonetto,Leandro
Tarouco,Fabrício
Costa,Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades
Turismo
Design Emocional
topic Cidades
Turismo
Design Emocional
description O turismo é um importante elemento para a economia e para a identidade de muitas cidades. O objetivo desta pesquisa foi compreender, a partir das avaliações dos turistas, quais são as experiências emocionais mais comuns vividas em suas cidades favoritas, e quais elementos as evocam. Adotou-se, para tanto, a Teoria dos Appraisals como modelo de investigação. Ela estabelece que as emoções experimentadas derivam da forma como os turistas processam as informações sobre o ambiente. A pesquisa, de base quantitativa, teve uma amostra de 310 pessoas e identificou cinco tipos de experiências emocionais que definem a preferência da pessoa por uma cidade: altruísmo/solidariedade, diversão, alegria, vínculo com o território e quebra de expectativas, sendo que cada uma pode ser incitada a partir de estímulos específicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672018000100020
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672018000100020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672018000100020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto - Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto - Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território n.13 2018
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137374750375936