A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: o estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na marinha Santiago da Fonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38775 |
Resumo: | A marinha Santiago da Fonte, património da Universidade de Aveiro (UA), é uma das nove marinhas a produzir sal, com métodos exclusivamente artesanais, na Ria de Aveiro e tem funcionado como laboratório experimental natural para um conjunto de atividades de educação não formal, promovendo a interligação entre conhecimento tradicional e o conhecimento científico. O objetivo deste estudo consistiu em implementar, analisar e avaliar o modelo de formação para guias da marinha Santiago da Fonte e perceber de que forma uma atividade de educação não formal pode assumir um caráter relevante a vários níveis: i) na dinamização de atividades sustentáveis, complementares à produção de sal, como as atividades turísticas e de educação ambiental; ii) na preservação de uma atividade secular; iii) na sensibilização para a conservação das salinas tradicionais e, desta forma, para a preservação das zonas húmidas, onde as salinas estão localizadas, permitindo uma relação de equilíbrio entre o conhecimento tradicional e científico. Baseado num estudo de caso, que assumiu um carácter de projeto-piloto, o estudo qualitativo apresentado demonstra o papel desempenhado pelas abordagens colaborativas no desenvolvimento de atividades de educação não formais, nomeadamente na promoção da ligação academia-sociedade, permitindo novas abordagens na promoção da autenticidade do território. |
id |
RCAP_fe6d3a673d299ef96cba344ca92537e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38775 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: o estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na marinha Santiago da FonteZonas húmidasSalinasEducação ambientalTurismoGuiasA marinha Santiago da Fonte, património da Universidade de Aveiro (UA), é uma das nove marinhas a produzir sal, com métodos exclusivamente artesanais, na Ria de Aveiro e tem funcionado como laboratório experimental natural para um conjunto de atividades de educação não formal, promovendo a interligação entre conhecimento tradicional e o conhecimento científico. O objetivo deste estudo consistiu em implementar, analisar e avaliar o modelo de formação para guias da marinha Santiago da Fonte e perceber de que forma uma atividade de educação não formal pode assumir um caráter relevante a vários níveis: i) na dinamização de atividades sustentáveis, complementares à produção de sal, como as atividades turísticas e de educação ambiental; ii) na preservação de uma atividade secular; iii) na sensibilização para a conservação das salinas tradicionais e, desta forma, para a preservação das zonas húmidas, onde as salinas estão localizadas, permitindo uma relação de equilíbrio entre o conhecimento tradicional e científico. Baseado num estudo de caso, que assumiu um carácter de projeto-piloto, o estudo qualitativo apresentado demonstra o papel desempenhado pelas abordagens colaborativas no desenvolvimento de atividades de educação não formais, nomeadamente na promoção da ligação academia-sociedade, permitindo novas abordagens na promoção da autenticidade do território.The Santiago da Fonte saltpan, University of Aveiro (UA) property, is one of the nine saltpans producing salt using exclusively artisan methods, in the Ria of Aveiro, and has functioned as a natural experimental laboratory for a set of non-formal education activities, promoting the interconnection between traditional knowledge and scientific knowledge. The objective of this study was to implement, analyse and evaluate the guides training model of the Santiago da Fonte saltpans and to understand how a non-formal education activity can assume a relevant character at several levels: i) in boosting sustainable activities, complementary to salt production, such as tourism activities and environmental education; ii) in the preservation of a secular activity; iii) in raising awareness about traditional saltpans conservation and, in this way, promoting the preservation of wetlands, allowing a balance between traditional and scientific knowledge. Based on a pilot study, the qualitative study presented demonstrates the role played by collaborative approaches in the development of non-formal education activities, namely in promoting academia-society linkages, allowing new approaches to the authenticity of the territory.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-18T13:24:36Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38775por10.34624/rtd.v1i27/28.8579Silva, Margarida Ferreira daAlbuquerque, HelenaMartins, FilomenaPinho, RosaAlmeida, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:38Zoai:ria.ua.pt:10773/38775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:05.180968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: o estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na marinha Santiago da Fonte |
title |
A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: o estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na marinha Santiago da Fonte |
spellingShingle |
A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: o estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na marinha Santiago da Fonte Silva, Margarida Ferreira da Zonas húmidas Salinas Educação ambiental Turismo Guias |
title_short |
A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: o estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na marinha Santiago da Fonte |
title_full |
A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: o estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na marinha Santiago da Fonte |
title_fullStr |
A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: o estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na marinha Santiago da Fonte |
title_full_unstemmed |
A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: o estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na marinha Santiago da Fonte |
title_sort |
A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: o estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na marinha Santiago da Fonte |
author |
Silva, Margarida Ferreira da |
author_facet |
Silva, Margarida Ferreira da Albuquerque, Helena Martins, Filomena Pinho, Rosa Almeida, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Helena Martins, Filomena Pinho, Rosa Almeida, Margarida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Margarida Ferreira da Albuquerque, Helena Martins, Filomena Pinho, Rosa Almeida, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zonas húmidas Salinas Educação ambiental Turismo Guias |
topic |
Zonas húmidas Salinas Educação ambiental Turismo Guias |
description |
A marinha Santiago da Fonte, património da Universidade de Aveiro (UA), é uma das nove marinhas a produzir sal, com métodos exclusivamente artesanais, na Ria de Aveiro e tem funcionado como laboratório experimental natural para um conjunto de atividades de educação não formal, promovendo a interligação entre conhecimento tradicional e o conhecimento científico. O objetivo deste estudo consistiu em implementar, analisar e avaliar o modelo de formação para guias da marinha Santiago da Fonte e perceber de que forma uma atividade de educação não formal pode assumir um caráter relevante a vários níveis: i) na dinamização de atividades sustentáveis, complementares à produção de sal, como as atividades turísticas e de educação ambiental; ii) na preservação de uma atividade secular; iii) na sensibilização para a conservação das salinas tradicionais e, desta forma, para a preservação das zonas húmidas, onde as salinas estão localizadas, permitindo uma relação de equilíbrio entre o conhecimento tradicional e científico. Baseado num estudo de caso, que assumiu um carácter de projeto-piloto, o estudo qualitativo apresentado demonstra o papel desempenhado pelas abordagens colaborativas no desenvolvimento de atividades de educação não formais, nomeadamente na promoção da ligação academia-sociedade, permitindo novas abordagens na promoção da autenticidade do território. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01 2023-07-18T13:24:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38775 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.34624/rtd.v1i27/28.8579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137742281506816 |