Estudo sobre a satisfação dos utentes com os serviços de farmácia comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marta Rossana Monteiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1080
Resumo: O Capítulo 1 refere-se à componente de estágio em Farmácia Comunitária. Aborda as atividades realizadas durante o estágio na Farmácia Silva Tavares, com a duração de 400 horas, sob orientação da Dra. Paula Oliveira. Neste estágio, criou-se a oportunidade de contactar com as mais diversas áreas da atividade do farmacêutico na Farmácia Comunitária. O presente relatório inicia-se com uma descrição dos espaços físicos e dos recursos humanos da farmácia, respetivas funções e responsabilidades. Em seguida abordam-se aspetos relacionados com a informação e documentação científica necessária à atividade farmacêutica, aprovisionamento e armazenamento de medicamentos e outros produtos de saúde e legislação que regula toda a prática farmacêutica em Farmácia Comunitária. Seguem-se os tópicos de dispensa de medicamentos, automedicação, aconselhamento e dispensa de produtos de saúde e preparação de medicamentos, tendo sempre em conta a vertente da interação do farmacêutico com o utente e destes com o medicamento. Por fim, abordam-se alguns aspetos relacionados com os vários cuidados de saúde prestados na farmácia e descreve-se a aplicação da contabilidade e da gestão à Farmácia Comunitária. O Capítulo 2 refere-se à componente de investigação. Durante o último século, a profissão do farmacêutico comunitário experienciou um crescimento significativo e uma evolução desde a farmácia tradicional à farmácia mais cognitiva e focada no utente. Para que esta evolução continue e o serviço da Farmácia Comunitária seja aprimorado, é necessário conhecer os utentes, as suas necessidades e expetativas, as suas opiniões e preferências. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos utentes com os serviços de Farmácia Comunitária, no concelho da Covilhã, e identificar os fatores e o modo como influenciam essa satisfação. Para isso, foi utilizado um questionário, composto por 38 itens destinados a avaliar a satisfação dos utentes quer com a área física e instalações da farmácia quer com os profissionais e serviços farmacêuticos que lhes foram prestados. Simultaneamente, o questionário apresentava itens que permitiam fazer a caraterização sociodemográfica da amostra obtida. A aplicação foi feita pela equipa da farmácia, após um atendimento. Concluiu-se que a satisfação global dos utentes com a farmácia, profissionais da farmácia e serviços prestados é elevada e que os principais fatores que a influenciam são o género, a duração da relação com a farmácia e o tempo de espera até ser atendido.
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spelling Estudo sobre a satisfação dos utentes com os serviços de farmácia comunitáriaExperiência profissionalizante na vertente de farmácia comunitária e investigaçãoFarmácia comunitária - Satisfação dos utentes - AvaliaçãoFarmacêutico - Utente - MedicamentoO Capítulo 1 refere-se à componente de estágio em Farmácia Comunitária. Aborda as atividades realizadas durante o estágio na Farmácia Silva Tavares, com a duração de 400 horas, sob orientação da Dra. Paula Oliveira. Neste estágio, criou-se a oportunidade de contactar com as mais diversas áreas da atividade do farmacêutico na Farmácia Comunitária. O presente relatório inicia-se com uma descrição dos espaços físicos e dos recursos humanos da farmácia, respetivas funções e responsabilidades. Em seguida abordam-se aspetos relacionados com a informação e documentação científica necessária à atividade farmacêutica, aprovisionamento e armazenamento de medicamentos e outros produtos de saúde e legislação que regula toda a prática farmacêutica em Farmácia Comunitária. Seguem-se os tópicos de dispensa de medicamentos, automedicação, aconselhamento e dispensa de produtos de saúde e preparação de medicamentos, tendo sempre em conta a vertente da interação do farmacêutico com o utente e destes com o medicamento. Por fim, abordam-se alguns aspetos relacionados com os vários cuidados de saúde prestados na farmácia e descreve-se a aplicação da contabilidade e da gestão à Farmácia Comunitária. O Capítulo 2 refere-se à componente de investigação. Durante o último século, a profissão do farmacêutico comunitário experienciou um crescimento significativo e uma evolução desde a farmácia tradicional à farmácia mais cognitiva e focada no utente. Para que esta evolução continue e o serviço da Farmácia Comunitária seja aprimorado, é necessário conhecer os utentes, as suas necessidades e expetativas, as suas opiniões e preferências. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos utentes com os serviços de Farmácia Comunitária, no concelho da Covilhã, e identificar os fatores e o modo como influenciam essa satisfação. Para isso, foi utilizado um questionário, composto por 38 itens destinados a avaliar a satisfação dos utentes quer com a área física e instalações da farmácia quer com os profissionais e serviços farmacêuticos que lhes foram prestados. Simultaneamente, o questionário apresentava itens que permitiam fazer a caraterização sociodemográfica da amostra obtida. A aplicação foi feita pela equipa da farmácia, após um atendimento. Concluiu-se que a satisfação global dos utentes com a farmácia, profissionais da farmácia e serviços prestados é elevada e que os principais fatores que a influenciam são o género, a duração da relação com a farmácia e o tempo de espera até ser atendido.Chapter 1 refers to the component of training in Community Pharmacy. Discusses the activities performed during the stage in Pharmacy Silva Tavares, lasting 400 hours, under the guidance of Paula Oliveira. This training created the opportunity for contact with the most diverse areas of the pharmacist’s activity in Community Pharmacy. This report begins with a description of the physical and human resources of pharmacy, respective roles and responsibilities. Then, is made an approach to aspects related to scientific information and documentation necessary for pharmaceuticals, supply and storage of medicines and other health products and legislation that regulates the pharmaceutical practice in Community Pharmacy. Here are the topics of dispensing medications, self-medication, counseling and dismissal of health products and preparation of medicines, taking into account the aspect of interaction with the patient and with the drug. Finally, is made an approach to some aspects related to health care services provided at the pharmacy and is described the application of accounting and management on Community Pharmacy. Chapter 2 refers to the component of research. During the last century, the pharmacy community profession has experienced significant growth and evolution from a traditional pharmacy to a more cognitive pharmacy and focused on the user. For this trend to continue and so that their services are improved, it is necessary to know the users, their needs and expectations, their opinions and preferences. The objective of this study was to evaluate user satisfaction with the services of Community Pharmacy, in the county of Covilhã, and identify the factors and how they influence customer satisfaction. For this, we used a questionnaire comprising 38 items designed to measure customer satisfaction with both the physical space and facilities of pharmacy, pharmacy professionals and pharmacy services provided to them. Simultaneously, the questionnaire had items that allow the sociodemographic characteristics of the sample to be obtained. The application was made by the pharmacy team, after a service. It was concluded that the overall satisfaction of users with the pharmacy, pharmacy professionals and services is high and that the main factors that influence it are the gender, the duration of the relationship with the pharmacy and waiting time to be served.Universidade da Beira InteriorAlmeida, Anabela Antunes deuBibliorumFernandes, Marta Rossana Monteiro2013-03-14T14:22:27Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:00.738699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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