Brand Love: avaliação de medidas biométricas e psicométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Inês Filipa de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19619
Resumo: "O amor é o que nos une – seja a pessoas ou a objetos. Na verdade, os consumidores podem sentir-se emocionalmente ligados pelas marcas e, por consequência, construírem relacionamentos profundos e duradouros. Podem também ser promotores de vagas de passa-a-palavra e de recomendação da marca. Sendo um sentimento especial, o brand love é o tema que impulsiona a presente dissertação que se situa no campo científico das ciências do consumo e dos processos de branding. O estudo procura aliar uma técnica de neuromarketing, biometria, juntamente com medidas psicométricas de brand love, com o objetivo de investigar e esclarecer se as medidas biométricas combinadas com as psicométricas tradicionais acrescentam maior discriminação e rigor à avaliação da atração/preferência, brand love, pelas marcas. A presente dissertação consiste num estudo de caso transversal aplicado pelo método quasi-experimental com um desenho 2x2 post-hoc, com dois grupos de consumidores regulares (experimental e controlo) de marcas de perfumes femininos. Ao grupo experimental (ET) foram aplicadas medidas conjugadas de avaliação psicométrica e biométrica (eye-tracking), e ao grupo de controlo (SET) somente medidas psicométricas. Os resultados comparados indicam que se confirma a superioridade das medidas conjugadas (psicométricas+biométricas) para a aferição mais aprofundada e descriminada do brand love pelas marcas. Valida-se ainda um procedimento original para a aplicação conjugada de medidas psicométricas e biométricas através de uma escala operacional por indicadores comparados independentes. Por último, valida-se experimentalmente uma nova escala de brand love simplificada (Brand Love 13+1) adaptada para língua portuguesa."
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