Estilos Educativos Parentais, H?bitos/Comportamentos Alimentares e Sintomas de Perturba??o do Comportamento Alimentar, numa Amostra de Adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/312 |
Resumo: | Introdu??o: Quer na literatura internacional, quer nacional s?o poucos os estudos que exploram a associa??o entre os estilos educativos parentais, os h?bitos/comportamentos alimentares e a sintomatologia de perturba??o do comportamento alimentar (PCA). Pretende-se, ent?o, com este estudo, fundamentalmente, explorar associa??es entre as dimens?es de um instrumento que avalia estilos educativos parentais (o Parental Rearing Style Questionnaire for use With Adolescents/EMBU-A), dimens?es de um teste que avalia sintomatologia de PCA (Teste de Atitudes Alimentares/TAA-25), ?ndice de massa corporal (IMC), itens que avaliam h?bitos/comportamentos alimentares e diferentes vari?veis sociodemogr?ficas, familiares e de sa?de. Em fun??o das associa??es encontradas pretendemos, igualmente, explorar quais as vari?veis preditivas da sintomatologia de PCA e dos h?bitos/comportamentos alimentares. Metodologia: 402 adolescentes (raparigas: n = 241, 60%) entre os 12 e 18 anos (M = 14,2; DP = 1,62) das cidades de Coimbra, Cantanhede e Matosinhos preencheram um protocolo composto por um question?rio sobre vari?veis sociodemogr?ficas, familiares e de sa?de, o EMBU-A e o TAA-25. Resultados: Verificou-se, de uma forma geral, uma associa??o negativa entre a dimens?o Suporte Emocional do EMBU-A, as dimens?es do TAA-25 e a pontua??o total deste instrumento. No sentido oposto, verificou-se, genericamente, uma associa??o positiva geral entre as dimens?es Sobreprote??o e Rejei??o e os mesmos resultados relativos ao TAA-25. A pr?tica de desporto mostrou-se associada a uma pontua??o m?dia superior de Motiva??o para a Magreza e da pontua??o total do TAA-25. Nas an?lises preditivas foi poss?vel constatar que o Suporte Emocional tende a diminuir a probabilidade dos jovens manifestarem sintomatologia de PCA. Por oposi??o, a Rejei??o tende a aumentar a probabilidade dos jovens apresentarem esta sintomatologia. Conclus?o/Discuss?o: A dimens?o Suporte Emocional do EMBU-A parece ser protetora do surgimento de sintomatologia de PCA e de h?bitos/comportamentos disfuncionais nos adolescentes, enquanto a dimens?o Rejei??o parece aumentar o risco do desenvolvimento dessa sintomatologia e desses h?bitos/comportamentos alimentares. Neste sentido, devem ser trabalhadas estas dimens?es junto dos pais, eventualmente atrav?s de programas psicoeducativos. Tamb?m nas escolas e centros de sa?de podem ser implementados programas com vista a melhorar os h?bitos/comportamentos alimentares e ajudar a prevenir o surgimento de PCA. / Introduction: There are few studies both in the international and national literature exploring the association between parental educational styles, eating habits/behaviours and symptoms of Eating Disorders (ED). With this study we intend to examine the associations between the dimensions of an instrument assessing parenting styles (Parental Rearing Style Questionnaire for Adolescents/ EMBU-A), dimensions of a test assessing symptoms of eating disorders(Eating Attitudes Test-25/EAT-25), Body Mass Index (BMI), items assessing eating habits/behaviors and different sociodemographic family and health variables. Based on the associations found, we also intend to explore which are the variables that show to be predictors of symptoms of eating disorders and eating habits/behaviours. Methodology: 402 adolescents (girls: n = 241, 60%) between 12 and 18 years old (M = 14,2, SD = 1,62) from Coimbra, Cantanhede and Matosinhos completed a protocol consisting of a sociodemographic questionnaire, the EMBU-A and the EAT-25. Results: In general, we found a negative association between the Emotional Support dimension of EMBU-A, the EAT-25 dimensions and the total score of this instrument. In opposition, there was, generally, a positive association between the Overprotection and Rejection dimensions (EMBU-A) and the same results of the EAT-25. Sports? practice was associated with a higher mean score of Motivation for Thinness and the total score of the EAT-25. In the predictive analyses, we verified that Emotional Support tends to decrease the likelihood of adolescents manifesting symptoms of ED. In contrast, Rejection tends to increase the likelihood of young people presenting these symptoms. Conclusion/Discussion: The dimension of seems to be protective of the appearance of symptoms of ED and of dysfunctional eating habits/behaviors in adolescents, while Rejection appears to increase the risk of developing such symptoms and these eating habits/behaviors. For these reasons, these dimensions should be worked together with parents, eventually by means of psicoeducational programs. Also, in schools and health centers programs can be implemented in order to improve eating habits/behaviors and to help prevent the development of ED. |
id |
RCAP_fe83776ff9c98a4aac2c7e95d20a248c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/312 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estilos Educativos Parentais, H?bitos/Comportamentos Alimentares e Sintomas de Perturba??o do Comportamento Alimentar, numa Amostra de AdolescentesEstilos educativos parentais - Rearing parental stylesH?bitos/comportamentos alimentares - Eating habits/behaviourSintomas de perturba??es do comportamento alimentar - Eating disorders symptomsAdolescentes - TeenagersIntrodu??o: Quer na literatura internacional, quer nacional s?o poucos os estudos que exploram a associa??o entre os estilos educativos parentais, os h?bitos/comportamentos alimentares e a sintomatologia de perturba??o do comportamento alimentar (PCA). Pretende-se, ent?o, com este estudo, fundamentalmente, explorar associa??es entre as dimens?es de um instrumento que avalia estilos educativos parentais (o Parental Rearing Style Questionnaire for use With Adolescents/EMBU-A), dimens?es de um teste que avalia sintomatologia de PCA (Teste de Atitudes Alimentares/TAA-25), ?ndice de massa corporal (IMC), itens que avaliam h?bitos/comportamentos alimentares e diferentes vari?veis sociodemogr?ficas, familiares e de sa?de. Em fun??o das associa??es encontradas pretendemos, igualmente, explorar quais as vari?veis preditivas da sintomatologia de PCA e dos h?bitos/comportamentos alimentares. Metodologia: 402 adolescentes (raparigas: n = 241, 60%) entre os 12 e 18 anos (M = 14,2; DP = 1,62) das cidades de Coimbra, Cantanhede e Matosinhos preencheram um protocolo composto por um question?rio sobre vari?veis sociodemogr?ficas, familiares e de sa?de, o EMBU-A e o TAA-25. Resultados: Verificou-se, de uma forma geral, uma associa??o negativa entre a dimens?o Suporte Emocional do EMBU-A, as dimens?es do TAA-25 e a pontua??o total deste instrumento. No sentido oposto, verificou-se, genericamente, uma associa??o positiva geral entre as dimens?es Sobreprote??o e Rejei??o e os mesmos resultados relativos ao TAA-25. A pr?tica de desporto mostrou-se associada a uma pontua??o m?dia superior de Motiva??o para a Magreza e da pontua??o total do TAA-25. Nas an?lises preditivas foi poss?vel constatar que o Suporte Emocional tende a diminuir a probabilidade dos jovens manifestarem sintomatologia de PCA. Por oposi??o, a Rejei??o tende a aumentar a probabilidade dos jovens apresentarem esta sintomatologia. Conclus?o/Discuss?o: A dimens?o Suporte Emocional do EMBU-A parece ser protetora do surgimento de sintomatologia de PCA e de h?bitos/comportamentos disfuncionais nos adolescentes, enquanto a dimens?o Rejei??o parece aumentar o risco do desenvolvimento dessa sintomatologia e desses h?bitos/comportamentos alimentares. Neste sentido, devem ser trabalhadas estas dimens?es junto dos pais, eventualmente atrav?s de programas psicoeducativos. Tamb?m nas escolas e centros de sa?de podem ser implementados programas com vista a melhorar os h?bitos/comportamentos alimentares e ajudar a prevenir o surgimento de PCA. / Introduction: There are few studies both in the international and national literature exploring the association between parental educational styles, eating habits/behaviours and symptoms of Eating Disorders (ED). With this study we intend to examine the associations between the dimensions of an instrument assessing parenting styles (Parental Rearing Style Questionnaire for Adolescents/ EMBU-A), dimensions of a test assessing symptoms of eating disorders(Eating Attitudes Test-25/EAT-25), Body Mass Index (BMI), items assessing eating habits/behaviors and different sociodemographic family and health variables. Based on the associations found, we also intend to explore which are the variables that show to be predictors of symptoms of eating disorders and eating habits/behaviours. Methodology: 402 adolescents (girls: n = 241, 60%) between 12 and 18 years old (M = 14,2, SD = 1,62) from Coimbra, Cantanhede and Matosinhos completed a protocol consisting of a sociodemographic questionnaire, the EMBU-A and the EAT-25. Results: In general, we found a negative association between the Emotional Support dimension of EMBU-A, the EAT-25 dimensions and the total score of this instrument. In opposition, there was, generally, a positive association between the Overprotection and Rejection dimensions (EMBU-A) and the same results of the EAT-25. Sports? practice was associated with a higher mean score of Motivation for Thinness and the total score of the EAT-25. In the predictive analyses, we verified that Emotional Support tends to decrease the likelihood of adolescents manifesting symptoms of ED. In contrast, Rejection tends to increase the likelihood of young people presenting these symptoms. Conclusion/Discussion: The dimension of seems to be protective of the appearance of symptoms of ED and of dysfunctional eating habits/behaviors in adolescents, while Rejection appears to increase the risk of developing such symptoms and these eating habits/behaviors. For these reasons, these dimensions should be worked together with parents, eventually by means of psicoeducational programs. Also, in schools and health centers programs can be implemented in order to improve eating habits/behaviors and to help prevent the development of ED.ISMT2013-12-02T11:05:54Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/312porCarvalho, Cl?udia Isabel Antunes deMarques, Mariana (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:41ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos Educativos Parentais, H?bitos/Comportamentos Alimentares e Sintomas de Perturba??o do Comportamento Alimentar, numa Amostra de Adolescentes |
title |
Estilos Educativos Parentais, H?bitos/Comportamentos Alimentares e Sintomas de Perturba??o do Comportamento Alimentar, numa Amostra de Adolescentes |
spellingShingle |
Estilos Educativos Parentais, H?bitos/Comportamentos Alimentares e Sintomas de Perturba??o do Comportamento Alimentar, numa Amostra de Adolescentes Carvalho, Cl?udia Isabel Antunes de Estilos educativos parentais - Rearing parental styles H?bitos/comportamentos alimentares - Eating habits/behaviour Sintomas de perturba??es do comportamento alimentar - Eating disorders symptoms Adolescentes - Teenagers |
title_short |
Estilos Educativos Parentais, H?bitos/Comportamentos Alimentares e Sintomas de Perturba??o do Comportamento Alimentar, numa Amostra de Adolescentes |
title_full |
Estilos Educativos Parentais, H?bitos/Comportamentos Alimentares e Sintomas de Perturba??o do Comportamento Alimentar, numa Amostra de Adolescentes |
title_fullStr |
Estilos Educativos Parentais, H?bitos/Comportamentos Alimentares e Sintomas de Perturba??o do Comportamento Alimentar, numa Amostra de Adolescentes |
title_full_unstemmed |
Estilos Educativos Parentais, H?bitos/Comportamentos Alimentares e Sintomas de Perturba??o do Comportamento Alimentar, numa Amostra de Adolescentes |
title_sort |
Estilos Educativos Parentais, H?bitos/Comportamentos Alimentares e Sintomas de Perturba??o do Comportamento Alimentar, numa Amostra de Adolescentes |
author |
Carvalho, Cl?udia Isabel Antunes de |
author_facet |
Carvalho, Cl?udia Isabel Antunes de Marques, Mariana (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Mariana (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cl?udia Isabel Antunes de Marques, Mariana (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos educativos parentais - Rearing parental styles H?bitos/comportamentos alimentares - Eating habits/behaviour Sintomas de perturba??es do comportamento alimentar - Eating disorders symptoms Adolescentes - Teenagers |
topic |
Estilos educativos parentais - Rearing parental styles H?bitos/comportamentos alimentares - Eating habits/behaviour Sintomas de perturba??es do comportamento alimentar - Eating disorders symptoms Adolescentes - Teenagers |
description |
Introdu??o: Quer na literatura internacional, quer nacional s?o poucos os estudos que exploram a associa??o entre os estilos educativos parentais, os h?bitos/comportamentos alimentares e a sintomatologia de perturba??o do comportamento alimentar (PCA). Pretende-se, ent?o, com este estudo, fundamentalmente, explorar associa??es entre as dimens?es de um instrumento que avalia estilos educativos parentais (o Parental Rearing Style Questionnaire for use With Adolescents/EMBU-A), dimens?es de um teste que avalia sintomatologia de PCA (Teste de Atitudes Alimentares/TAA-25), ?ndice de massa corporal (IMC), itens que avaliam h?bitos/comportamentos alimentares e diferentes vari?veis sociodemogr?ficas, familiares e de sa?de. Em fun??o das associa??es encontradas pretendemos, igualmente, explorar quais as vari?veis preditivas da sintomatologia de PCA e dos h?bitos/comportamentos alimentares. Metodologia: 402 adolescentes (raparigas: n = 241, 60%) entre os 12 e 18 anos (M = 14,2; DP = 1,62) das cidades de Coimbra, Cantanhede e Matosinhos preencheram um protocolo composto por um question?rio sobre vari?veis sociodemogr?ficas, familiares e de sa?de, o EMBU-A e o TAA-25. Resultados: Verificou-se, de uma forma geral, uma associa??o negativa entre a dimens?o Suporte Emocional do EMBU-A, as dimens?es do TAA-25 e a pontua??o total deste instrumento. No sentido oposto, verificou-se, genericamente, uma associa??o positiva geral entre as dimens?es Sobreprote??o e Rejei??o e os mesmos resultados relativos ao TAA-25. A pr?tica de desporto mostrou-se associada a uma pontua??o m?dia superior de Motiva??o para a Magreza e da pontua??o total do TAA-25. Nas an?lises preditivas foi poss?vel constatar que o Suporte Emocional tende a diminuir a probabilidade dos jovens manifestarem sintomatologia de PCA. Por oposi??o, a Rejei??o tende a aumentar a probabilidade dos jovens apresentarem esta sintomatologia. Conclus?o/Discuss?o: A dimens?o Suporte Emocional do EMBU-A parece ser protetora do surgimento de sintomatologia de PCA e de h?bitos/comportamentos disfuncionais nos adolescentes, enquanto a dimens?o Rejei??o parece aumentar o risco do desenvolvimento dessa sintomatologia e desses h?bitos/comportamentos alimentares. Neste sentido, devem ser trabalhadas estas dimens?es junto dos pais, eventualmente atrav?s de programas psicoeducativos. Tamb?m nas escolas e centros de sa?de podem ser implementados programas com vista a melhorar os h?bitos/comportamentos alimentares e ajudar a prevenir o surgimento de PCA. / Introduction: There are few studies both in the international and national literature exploring the association between parental educational styles, eating habits/behaviours and symptoms of Eating Disorders (ED). With this study we intend to examine the associations between the dimensions of an instrument assessing parenting styles (Parental Rearing Style Questionnaire for Adolescents/ EMBU-A), dimensions of a test assessing symptoms of eating disorders(Eating Attitudes Test-25/EAT-25), Body Mass Index (BMI), items assessing eating habits/behaviors and different sociodemographic family and health variables. Based on the associations found, we also intend to explore which are the variables that show to be predictors of symptoms of eating disorders and eating habits/behaviours. Methodology: 402 adolescents (girls: n = 241, 60%) between 12 and 18 years old (M = 14,2, SD = 1,62) from Coimbra, Cantanhede and Matosinhos completed a protocol consisting of a sociodemographic questionnaire, the EMBU-A and the EAT-25. Results: In general, we found a negative association between the Emotional Support dimension of EMBU-A, the EAT-25 dimensions and the total score of this instrument. In opposition, there was, generally, a positive association between the Overprotection and Rejection dimensions (EMBU-A) and the same results of the EAT-25. Sports? practice was associated with a higher mean score of Motivation for Thinness and the total score of the EAT-25. In the predictive analyses, we verified that Emotional Support tends to decrease the likelihood of adolescents manifesting symptoms of ED. In contrast, Rejection tends to increase the likelihood of young people presenting these symptoms. Conclusion/Discussion: The dimension of seems to be protective of the appearance of symptoms of ED and of dysfunctional eating habits/behaviors in adolescents, while Rejection appears to increase the risk of developing such symptoms and these eating habits/behaviors. For these reasons, these dimensions should be worked together with parents, eventually by means of psicoeducational programs. Also, in schools and health centers programs can be implemented in order to improve eating habits/behaviors and to help prevent the development of ED. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-12-02T11:05:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/312 |
url |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303609904463872 |