A política em rede: o caso de Manuel Pizarro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/60897 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
id |
RCAP_fe838ccbd8ba37221de0379e3ce0f17f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60897 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A política em rede: o caso de Manuel PizarroRedes sociaisPolíticaCandidatosEleitoresEleiçõesVotoPartidos políticosConfiançaInterações sociaisNovos mediaComunicaçãoMarketing políticoReputaçãoInteratividadeWeb 2.0Social mediaPoliticsCandidatesElectorsElectionsVotePolitical partiesTrustSocial interactionsNew MediaCommunicationPolitical marketingReputationInteractivityCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)As redes sociais, como as conhecemos hoje, têm um enorme potencial para fazer chegar as mensagens pretendidas a um destinatário. A política assume um lugar de destaque nas redes, tanto no processo de campanha eleitoral, como durante o mandato. Podemos mesmo afirmar que quem governa está vinte e quatro horas sob o holofote dos seus apoiantes, seguidores e imprensa. A proximidade conferida pelas redes no mundo político poderá acrescentar algo a uma campanha política, funcionando como ótima ferramenta para a difusão de ideias, conhecimento de novos candidatos e, consequentemente, um aumento de votos. Mas existe um revés nas redes sociais: a constante “vigilância” leva a que erros que dantes podiam ser dados pelos políticos, tenham uma enorme relevância, necessitando o ator político de ter uma estratégia pensada, coerente e controlada. Neste sentido, proponhome a analisar este tema, de forma a conseguir obter uma visão mais clara e objetiva acerca do mesmo. A experiência de estágio na agência de comunicação B+ foi uma mais-valia para o meu crescimento profissional, pois consegui obter uma visão mais aprofundada de todas as áreas que uma agência de comunicação apresenta. Um dos pontos fortes do meu estágio foi o acompanhamento de perto de uma das maiores campanhas políticas da cidade do Porto e de Portugal, a candidatura e campanha eleitoral de Manuel Pizarro. Com uma observação atenta a tudo o que se passou durante essa campanha, decidi refletir de forma mais aprofundada o poder das redes sociais e o seu papel de destaque no planeamento estratégico da política atual. A relevância do tema que me proponho a aprofundar é importante, pois a política atual moldou-se conforme as necessidades dos eleitores, assim como a necessidade de os políticos analisarem e estarem permanentemente a lançar as suas mensagens para os seus públicos. Para uma visão mais clara sobre este tema, temos de ter em conta três conceitos: a estratégia, o marketing político e as redes sociais. Ao longo deste relatório, proponho-me a investigar que tipo de ligações existem entre o candidato e eleitor, de que forma é que a democracia é efetuada na realidade virtual e como é que a política se modelou perante as ferramentas que hoje existem no digital. Assim, numa fase inicial, apresento a agência onde estagiei durante três meses, na cidade do Porto, assim como todos os serviços prestados e trabalhos feitos pela mesma. De seguida, relato a minha experiência de estágio, relembrando o que correu bem, o que poderia ter corrido melhor e todo o enquadramento possível acerca desta estadia. No final deste relato do estágio, investigo os temas de marketing político, marketing eleitoral, redes sociais e novas formas de democracia, sempre sustentado por autores que outrora exploraram estes temas. Tendo como base os conceitos explorados no enquadramento, proponho-me a analisar a campanha eleitoral de Manuel Pizarro. Assim, aprofundarei as várias estratégias que o candidato realizou nas suas redes sociais, como também os espaços de participação ativa dos seus eleitores.Social Media, as we know it today, has an undeniable potencial to carry an intended message to its recipient. Nowadays, politics have a priviledged spot in the media, not only during the campaigning process but also during the candidate’s term of office. This allows for the assertion that those who rule are under the spotlight of his supporters, followers and media 24/7. Granted by the media, the close contact to the political world creates a new set of opportunities for political campaigns, working as a great tool to the sharing of ideas, public awareness of new candidates and consequently, the growing amount of votes. But there is a downside to social media networks: the constant vigilance has dwindled the previously unperceptable margin for mistakes in the political frame. Today, any mistake takes on a strikingly important role and requires, from the political actor, a coeherent, well-managed and carefully-weighted strategy. In light of the current framework, I propose to analyse this matter, in order to achieve a clearer and more objective insight on this subject. The intership at B+ Communication Agency proved to be a valuable asset in my professional growth. With B+ I was able to build a deeper insight of all the areas that a communication agency has to offer. One of the highlights of my internship was the opportunity to closely follow one of the biggest political campaigns to ever take place in the city of Porto and even in Portugal: the candidacy and electoral campaign of Manuel Pizarro. With an attentive analysis to everything that happened during the campaign, I decided to investigate in a broader spectrum the power of social networks and its role in the strategic planning of politics in our days. . The subject I chose to analyse is of the utmost importance as the current polical frame has molded itself to the electors’ needs as well as it has willed politicians to permanently analyse and spread messages to its publics. For a clearer vision of this topic, three different concepts must be taken into account: strategy, policital marketing and social media. During this report, I investigate what type of connection exists between the candidate and the elector; how democracy is validated in what can be called virtual reality and how politics have molded in face of the innumerous tools provided by the digital platforms. In an early stage of this report, I will present the agency in which I was an intern for three months, as well as their work and the range of services provided. Following this section, I will describe my internship experience, including what worked well, what could have been better and a thorough report of the internship. By the end of this document, I look into several issues relying on the words of authors who have previously studied these topics: political marketing, electoral marketing, social media and new forms of democracy. Bearing in mind the concepts explored in the beginning of the present report, I will analyse Manuel Pizarro’s campaign, thus allowing for a deeper understanding of the different strategies used by the candidate in his social media pages and highlighting the importance to create room for the active involvement of his electors.Pires, HelenaUniversidade do MinhoCunha, Ângelo Francisco Araújo da20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/60897por202260062info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:20.233153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política em rede: o caso de Manuel Pizarro |
title |
A política em rede: o caso de Manuel Pizarro |
spellingShingle |
A política em rede: o caso de Manuel Pizarro Cunha, Ângelo Francisco Araújo da Redes sociais Política Candidatos Eleitores Eleições Voto Partidos políticos Confiança Interações sociais Novos media Comunicação Marketing político Reputação Interatividade Web 2.0 Social media Politics Candidates Electors Elections Vote Political parties Trust Social interactions New Media Communication Political marketing Reputation Interactivity Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A política em rede: o caso de Manuel Pizarro |
title_full |
A política em rede: o caso de Manuel Pizarro |
title_fullStr |
A política em rede: o caso de Manuel Pizarro |
title_full_unstemmed |
A política em rede: o caso de Manuel Pizarro |
title_sort |
A política em rede: o caso de Manuel Pizarro |
author |
Cunha, Ângelo Francisco Araújo da |
author_facet |
Cunha, Ângelo Francisco Araújo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Helena Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Ângelo Francisco Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Política Candidatos Eleitores Eleições Voto Partidos políticos Confiança Interações sociais Novos media Comunicação Marketing político Reputação Interatividade Web 2.0 Social media Politics Candidates Electors Elections Vote Political parties Trust Social interactions New Media Communication Political marketing Reputation Interactivity Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Redes sociais Política Candidatos Eleitores Eleições Voto Partidos políticos Confiança Interações sociais Novos media Comunicação Marketing político Reputação Interatividade Web 2.0 Social media Politics Candidates Electors Elections Vote Political parties Trust Social interactions New Media Communication Political marketing Reputation Interactivity Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/60897 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/60897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202260062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132693618753536 |