A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Cristina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1232
Resumo: Relatório de Estagio apresentado para obtenção de grau de Mestre na Especialidade de Enfermagem Comunitaria
id RCAP_fe8d4df54d8198bb740a548cb868cc3a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentesFORMAÇÃO - EnfermeirosESTRATÉGIAS FORMATIVASCLIENTE/UTENTERelatório de Estagio apresentado para obtenção de grau de Mestre na Especialidade de Enfermagem ComunitariaA população está mais consciente dos seus direitos no que diz respeito à defesa da saúde, refletindo-se num maior grau de exigência e simultaneamente os contextos sociais e profissionais estão em constante desenvolvimento. Neste sentido emerge a necessidade dos enfermeiros atualizarem os seus conhecimentos, mobilizando-os, com o intuito da autovalorizarão, otimização de recursos e evolução qualitativa dos resultados. Como forma de obter um nível mais elevado de qualificação que permita dar respostas mais eficazes às necessidades de saúde das populações, torna-se relevante o desenvolvimento profissional contínuo dos enfermeiros. A formação em serviço é uma das estratégias de atualização, no contexto de trabalho desde que sejam abrangidos todos os intervenientes do processo de cuidados, que vá ao encontro das necessidades dos formandos, dos objetivos da unidade/equipa e também da instituição. A Educação pelos Pares é considerada uma estratégia que aliada à formação em serviço leva a ganhos em saúde tanto para os enfermeiros como para os utentes e para a instituição. Esta estratégia abrange membros experientes e de apoio num grupo específico, estimulando a mudança no comportamento entre os elementos desse mesmo grupo. Também leva à mobilização dos vários tipos de saberes, emergindo no processo de cuidados, a centralidade na pessoa. Ao mobilizar o Modelo Teórico de Enfermagem de Betty Neuman, permitiu olhar para o sujeito de cuidados numa perspetiva sistémica, pois a análise e a avaliação da situação integra o sujeito de cuidados e família como parceiros de cuidados. Os resultados do desenvolvimento do estágio, implícitos neste relatório, revelam que após as sessões de formação elaboradas aos pares, foram efetuadas mudanças das práticas dos enfermeiros cujos resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem significaram ganhos em saúde para os utentes, no que se refere à satisfação das necessidades destes, e para a equipa que consumiu menos recursos humanos e materiais. The population is more aware of their rights regarding the protection of health, reflecting a higher level of care and both social contexts and professionals are in constant development. In this sense emerges the need for nurses update their knowledge, mobilizing them in order of self-worth resource optimization, and the qualitative results. In order to obtain a higher level of qualification that allows better address the health needs of populations, it becomes relevant continuous professional development of nurses. In-service training is an update of the strategies in the context of work since covered all players in the process of care that meets the needs of learners, the objectives of the unit / team and also the institution. Peer education is considered a strategy that combined with the in-service training leads to health gains both for nurses, for users and for the institution. This strategy includes experienced members and supports a specific group, encouraging behavior change among the elements of the group. It also leads to the mobilization of various kinds of knowledge, emerging in the process of care, the centrality of the person. By mobilizing the Theoretical Model of Nursing Betty Neuman, allowed to look at the subject of care in a systemic perspective, because the analysis and assessment of integrating the subject of care and family as partners in care. The results of the development stage, implicit in this report reveal that after the training sessions designed to peers, changes were made from the practice of nurses whose results sensitive to nursing care meant health gains for users, with regard to satisfaction these needs, and the team that consumed less human and material resources.Barroso, IsabelRosa, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGonçalves, Ana Cristina2015-05-25T14:44:32Z2012-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1232porGonçalves, A. (2012). A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentes. Santarém: Escola Superior de Saudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:34Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:33.258360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentes
title A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentes
spellingShingle A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentes
Gonçalves, Ana Cristina
FORMAÇÃO - Enfermeiros
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS
CLIENTE/UTENTE
title_short A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentes
title_full A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentes
title_fullStr A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentes
title_full_unstemmed A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentes
title_sort A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentes
author Gonçalves, Ana Cristina
author_facet Gonçalves, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroso, Isabel
Rosa, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv FORMAÇÃO - Enfermeiros
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS
CLIENTE/UTENTE
topic FORMAÇÃO - Enfermeiros
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS
CLIENTE/UTENTE
description Relatório de Estagio apresentado para obtenção de grau de Mestre na Especialidade de Enfermagem Comunitaria
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01
2012-01-01T00:00:00Z
2015-05-25T14:44:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1232
url http://hdl.handle.net/10400.15/1232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, A. (2012). A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentes. Santarém: Escola Superior de Saude
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137026222587904