Ensino do português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2ª ciclo do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Joaquim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26356
Resumo: Os programas de Língua Portuguesa, no Currículo do 2º Ciclo do Ensino Secundário (10ª, 11ª e 12ª, classes), visam responder às inovações indispensáveis no âmbito da reforma educativa em curso em Angola e contribuir para a reflexão crítica dos professores e alunos nos processos de mudança social. Pretendemos, com este trabalho, que tem por título ”Ensino do Português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2º Ciclo do Ensino Secundário” apresentar, neste âmbito, uma reflexão crítica sobre tais programas. Também queremos saber a percepção que alguns professores têm sobre os conteúdos literários de tais programas na dita cultura de participação e processos de mudança social. O trabalho terá duas partes e será desenvolvido em quatro capítulos (dois capítulos em cada parte), sendo o primeiro reservado para uma abordagem conceitual e uma reflexão crítica focada nas contribuições de alguns autores Dewey (1933); Zeichner (1981, 1993); Schön (1983, 1991) e Alarcão (2003, 2013) no processo de mudança no âmbito educacional e social; no segundo capítulo, pretendemos abordar a problemática do ensino da literatura (prosa/ textos narrativos) em Angola, na perspectiva dos pressupostos da nova Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino (Lei nº 17/16), sem escaparmos a uma análise reflexiva sobre os grandes desafios para uma educação e ensino de qualidade; no terceiro capítulo, apresentaremos a metodologia que poderá ser enquadrada numa investigação caracterizada como estudo empírico de abordagem mista (qualitativa e quantitativa); no quarto capítulo, serão analisados os dados do inquérito por questionário e outras informações pertinentes, à luz da análise documental dos normativos educativos angolanos, que serão discutidos, e serão apresentados resultados. Apresentaremos as conclusões do estudo, por referência aos objectivos da pesquisa; ABSTRACT: TEACHING OF PORTUGUESE IN ANGOLA. Reflections upon the literary contents of the Second Cycle of Secondary Education programmes The Portuguese Language programmes, in the Secondary School Curriculum (10th, 11th and 12th grades), aim to respond to the indispensable innovations within the educational reform underway in Angola and contribute to the critical reflection of teachers and students in the processes of the social change. We intend, with this work, entitled “Teaching of Portuguese in Angola. Reflections upon the literary contents of the Second Cycle of Secondary Education programmes” to present, in this context, a critical reflection on such programmes. We also want to know the perception that some teachers have about the literary contents of such programmes in the said culture of participation and processes of the social change. The work will have two parts and will be developed in four chapters (two chapters in each part), the first being reserved for a conceptual approach and a critical reflection focused on the contributions of some authors Dewey (1933); Zeichner (1981, 1993) Schön (1983, 1991) and Alarcão (2003, 2013) in the process of change in the educational and social sphere; In the second chapter, we intend to address the problem of the literature teaching (prose / narrative texts) in Angola, from the perspective of the assumptions of the new Basic Law of the Education and Teaching System (Law 17/16), without escaping a reflective analysis on the major challenges for quality education and teaching; In the third chapter, we present the methodology that can be framed in an investigation characterized as a mixed approach empirical study (quantitative and qualitative); In the fourth chapter, the survey data and other pertinent information will be analyzed, in the light of the documentary analysis of the Angolan educational standards, which will be discussed, and results will be presented. We will present the conclusions of the study by referring to the research objectives.
id RCAP_fea0586e7004ac8abcee87f59d283af3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26356
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino do português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2ª ciclo do ensino secundárioReflexãoQualidadeEnsino-aprendizagemConteúdo literárioMudança socialReflectionQualityTeaching/learningLiterary contentSocial changeOs programas de Língua Portuguesa, no Currículo do 2º Ciclo do Ensino Secundário (10ª, 11ª e 12ª, classes), visam responder às inovações indispensáveis no âmbito da reforma educativa em curso em Angola e contribuir para a reflexão crítica dos professores e alunos nos processos de mudança social. Pretendemos, com este trabalho, que tem por título ”Ensino do Português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2º Ciclo do Ensino Secundário” apresentar, neste âmbito, uma reflexão crítica sobre tais programas. Também queremos saber a percepção que alguns professores têm sobre os conteúdos literários de tais programas na dita cultura de participação e processos de mudança social. O trabalho terá duas partes e será desenvolvido em quatro capítulos (dois capítulos em cada parte), sendo o primeiro reservado para uma abordagem conceitual e uma reflexão crítica focada nas contribuições de alguns autores Dewey (1933); Zeichner (1981, 1993); Schön (1983, 1991) e Alarcão (2003, 2013) no processo de mudança no âmbito educacional e social; no segundo capítulo, pretendemos abordar a problemática do ensino da literatura (prosa/ textos narrativos) em Angola, na perspectiva dos pressupostos da nova Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino (Lei nº 17/16), sem escaparmos a uma análise reflexiva sobre os grandes desafios para uma educação e ensino de qualidade; no terceiro capítulo, apresentaremos a metodologia que poderá ser enquadrada numa investigação caracterizada como estudo empírico de abordagem mista (qualitativa e quantitativa); no quarto capítulo, serão analisados os dados do inquérito por questionário e outras informações pertinentes, à luz da análise documental dos normativos educativos angolanos, que serão discutidos, e serão apresentados resultados. Apresentaremos as conclusões do estudo, por referência aos objectivos da pesquisa; ABSTRACT: TEACHING OF PORTUGUESE IN ANGOLA. Reflections upon the literary contents of the Second Cycle of Secondary Education programmes The Portuguese Language programmes, in the Secondary School Curriculum (10th, 11th and 12th grades), aim to respond to the indispensable innovations within the educational reform underway in Angola and contribute to the critical reflection of teachers and students in the processes of the social change. We intend, with this work, entitled “Teaching of Portuguese in Angola. Reflections upon the literary contents of the Second Cycle of Secondary Education programmes” to present, in this context, a critical reflection on such programmes. We also want to know the perception that some teachers have about the literary contents of such programmes in the said culture of participation and processes of the social change. The work will have two parts and will be developed in four chapters (two chapters in each part), the first being reserved for a conceptual approach and a critical reflection focused on the contributions of some authors Dewey (1933); Zeichner (1981, 1993) Schön (1983, 1991) and Alarcão (2003, 2013) in the process of change in the educational and social sphere; In the second chapter, we intend to address the problem of the literature teaching (prose / narrative texts) in Angola, from the perspective of the assumptions of the new Basic Law of the Education and Teaching System (Law 17/16), without escaping a reflective analysis on the major challenges for quality education and teaching; In the third chapter, we present the methodology that can be framed in an investigation characterized as a mixed approach empirical study (quantitative and qualitative); In the fourth chapter, the survey data and other pertinent information will be analyzed, in the light of the documentary analysis of the Angolan educational standards, which will be discussed, and results will be presented. We will present the conclusions of the study by referring to the research objectives.Universidade de Évora2020-01-09T17:13:44Z2020-01-092019-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26356http://hdl.handle.net/10174/26356TID:202355101porDepartamento de Pedagogia e educaçãosanpierre2015@yahoo.com229Pedro, Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:41.488572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2ª ciclo do ensino secundário
title Ensino do português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2ª ciclo do ensino secundário
spellingShingle Ensino do português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2ª ciclo do ensino secundário
Pedro, Joaquim
Reflexão
Qualidade
Ensino-aprendizagem
Conteúdo literário
Mudança social
Reflection
Quality
Teaching/learning
Literary content
Social change
title_short Ensino do português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2ª ciclo do ensino secundário
title_full Ensino do português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2ª ciclo do ensino secundário
title_fullStr Ensino do português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2ª ciclo do ensino secundário
title_full_unstemmed Ensino do português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2ª ciclo do ensino secundário
title_sort Ensino do português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2ª ciclo do ensino secundário
author Pedro, Joaquim
author_facet Pedro, Joaquim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Qualidade
Ensino-aprendizagem
Conteúdo literário
Mudança social
Reflection
Quality
Teaching/learning
Literary content
Social change
topic Reflexão
Qualidade
Ensino-aprendizagem
Conteúdo literário
Mudança social
Reflection
Quality
Teaching/learning
Literary content
Social change
description Os programas de Língua Portuguesa, no Currículo do 2º Ciclo do Ensino Secundário (10ª, 11ª e 12ª, classes), visam responder às inovações indispensáveis no âmbito da reforma educativa em curso em Angola e contribuir para a reflexão crítica dos professores e alunos nos processos de mudança social. Pretendemos, com este trabalho, que tem por título ”Ensino do Português em Angola. Reflexões sobre os conteúdos literários dos programas do 2º Ciclo do Ensino Secundário” apresentar, neste âmbito, uma reflexão crítica sobre tais programas. Também queremos saber a percepção que alguns professores têm sobre os conteúdos literários de tais programas na dita cultura de participação e processos de mudança social. O trabalho terá duas partes e será desenvolvido em quatro capítulos (dois capítulos em cada parte), sendo o primeiro reservado para uma abordagem conceitual e uma reflexão crítica focada nas contribuições de alguns autores Dewey (1933); Zeichner (1981, 1993); Schön (1983, 1991) e Alarcão (2003, 2013) no processo de mudança no âmbito educacional e social; no segundo capítulo, pretendemos abordar a problemática do ensino da literatura (prosa/ textos narrativos) em Angola, na perspectiva dos pressupostos da nova Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino (Lei nº 17/16), sem escaparmos a uma análise reflexiva sobre os grandes desafios para uma educação e ensino de qualidade; no terceiro capítulo, apresentaremos a metodologia que poderá ser enquadrada numa investigação caracterizada como estudo empírico de abordagem mista (qualitativa e quantitativa); no quarto capítulo, serão analisados os dados do inquérito por questionário e outras informações pertinentes, à luz da análise documental dos normativos educativos angolanos, que serão discutidos, e serão apresentados resultados. Apresentaremos as conclusões do estudo, por referência aos objectivos da pesquisa; ABSTRACT: TEACHING OF PORTUGUESE IN ANGOLA. Reflections upon the literary contents of the Second Cycle of Secondary Education programmes The Portuguese Language programmes, in the Secondary School Curriculum (10th, 11th and 12th grades), aim to respond to the indispensable innovations within the educational reform underway in Angola and contribute to the critical reflection of teachers and students in the processes of the social change. We intend, with this work, entitled “Teaching of Portuguese in Angola. Reflections upon the literary contents of the Second Cycle of Secondary Education programmes” to present, in this context, a critical reflection on such programmes. We also want to know the perception that some teachers have about the literary contents of such programmes in the said culture of participation and processes of the social change. The work will have two parts and will be developed in four chapters (two chapters in each part), the first being reserved for a conceptual approach and a critical reflection focused on the contributions of some authors Dewey (1933); Zeichner (1981, 1993) Schön (1983, 1991) and Alarcão (2003, 2013) in the process of change in the educational and social sphere; In the second chapter, we intend to address the problem of the literature teaching (prose / narrative texts) in Angola, from the perspective of the assumptions of the new Basic Law of the Education and Teaching System (Law 17/16), without escaping a reflective analysis on the major challenges for quality education and teaching; In the third chapter, we present the methodology that can be framed in an investigation characterized as a mixed approach empirical study (quantitative and qualitative); In the fourth chapter, the survey data and other pertinent information will be analyzed, in the light of the documentary analysis of the Angolan educational standards, which will be discussed, and results will be presented. We will present the conclusions of the study by referring to the research objectives.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T00:00:00Z
2020-01-09T17:13:44Z
2020-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26356
http://hdl.handle.net/10174/26356
TID:202355101
url http://hdl.handle.net/10174/26356
identifier_str_mv TID:202355101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e educação
sanpierre2015@yahoo.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136648874688512