Intervenção grupal de âmbito psicoeducativo com pessoas com doença mental de evolução prolongada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Cristina Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4686
Resumo: Relatório de Trabalho de projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psquiátrica
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spelling Intervenção grupal de âmbito psicoeducativo com pessoas com doença mental de evolução prolongadaEsquizofreniaNecessidadesAdesão aos TratamentosIntervenção em GrupoEnfermagemRelatório de Trabalho de projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e PsquiátricaEste Relatório do Trabalho de Projeto surge no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, integra o Projeto de Intervenção em Serviço realizado em contexto de estágio num Serviço de Saúde Mental e Psiquiatria, reporta-se ainda para a importância das atividades desenvolvidas no mesmo e o seu subsídio para a aquisição de competências para o grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. A população alvo do Projeto, portadora de doença mental de evolução prolongada, nomeadamente Esquizofrenia, encontra-se em processo de Reabilitação Psicossocial frequentando uma Unidade Sócio-Ocupacional que tem uma parceria com o Serviço de Saúde Mental onde foi feito o estágio. No Projeto desenvolvido procurou-se dar resposta às seguintes questões de partida: “Quais os diagnósticos de enfermagem identificáveis nas pessoas portadoras de Esquizofrenia? - Que intervenções de enfermagem podem ser planeadas e realizadas para responder aos diagnósticos identificados? E Qual o resultado dessas intervenções em enfermagem?” Para dar resposta a estas questões recorreu-se à metodologia de Projeto, delineando-se os seguintes objetivos: “Identificar os diagnósticos de enfermagem das pessoas portadoras de Esquizofrenia que frequentam o Fórum; Planear Intervenções de Enfermagem tendo em vista dar resposta aos diagnósticos apresentados; Desenvolver Intervenções de Enfermagem de forma a satisfazer as necessidades apresentadas pelas pessoas portadoras de Esquizofrenia que frequentam o Fórum; Avaliar as Intervenções de Enfermagem desenvolvidas com as pessoas portadoras de Esquizofrenia que frequentam o Fórum.” A partir de uma compreensão das necessidades, desta população, em cuidados de enfermagem de saúde mental, como foco de atenção da enfermagem suportado sobretudo no pensamento de Hildgard Peplau, optouse por uma intervenção em grupo, baseada na sua Teoria das Relações Interpessoais, com uma abordagem psicoeducativa de cariz psicodinâmico.Os objetivos da Intervenção basearam-se nos diagnósticos de enfermagem emergentes nas entrevistas realizadas a esta população, e visaram: - Promover as relações Interpessoais; Promover o Empowerment e o envolvimento dos utentes no seu próprio processo de tratamento; Facilitar a expressão de sentimentos acerca da doença mental e dos tratamentos; Identificar e esclarecer as dúvidas existentes relativamente aos medicamentos que tomam diariamente; Promover a relação terapêutica, ajudando os doentes na identificação e elaboração de estratégias para melhorar a saúde mental; Promover o Insight. Através do Projeto ganhou-se a compreensão que, ao longo de 21 sessões em grupo, a relação enfermeiro-doente, estabelecida logo de início, foi fundamental para a adesão destes na intervenção. A construção de uma Aliança Terapêutica, bem como o olhar centrado na pessoa, e não na doença, como parceiro no seu processo de saúde, foram preditivos da adesão deste grupo bem como foram fundamentais para a melhoria dos diagnósticos apresentados inicialmente por esta população.Abstract: The Report of the Project Work arises under the 2nd Master's degree in Mental Health Nursing and Psychiatry, integrates Project Intervention Service performed in the context of training in a Mental Health Service and Psychiatry, refers also to the importance of activities in the same and its subsidy for the acquisition of skills for the degree of Master of Nursing Mental Health and Psychiatry. The target population of the Project, carrier prolonged mental illness of evolution, particularly schizophrenia, is in the process of Psychosocial Rehabilitation attending a Unit Socio-Occupational who has a partnership with the Mental Health Service where he was made the stage In Project developed sought to respond to the following questions start: "What are the nursing diagnoses identified in people with schizophrenia? - What nursing interventions can be designed and built to meet the identified diagnoses? And what is the result of these interventions in nursing? " To answer these questions we used the methodology of design, outlining the following goals: "Identify nursing diagnoses of people with schizophrenia who attend the Forum; Planning Nursing Interventions aimed at addressing the diagnostics presented; developing Nursing Interventions to meet the needs presented by people with schizophrenia who attend the Forum; evaluate Nursing Interventions developed with people with schizophrenia who attend the Forum.” From an understanding of the needs of this population, nursing mental health, as the focus of attention of nursing supported especially in thought Hildgard Peplau, we chose a group intervention, based on his Theory of Interpersonal Relations, with a psychoeducational approach-oriented psychodynamic. The goals of the intervention were based on nursing diagnoses emerging in interviews with this population, and aimed at: - Promoting Interpersonal relations; Promoting Empowerment and involvement of users in their own treatment process, facilitate the expression of feelings about the disease mental and treatments; identify and clarify the doubts regarding the drugs that they daily; promote the therapeutic relationship, helping patients in identifying and developing strategies to improve mental health; Promoting Insight. Through Project earned itself the understanding that over 21 group sessions, the nurse-patient relationship, established early on was crucial for the accession of the intervention. Building a Therapeutic Alliance as well as the look centered in the person, not the disease, as a partner in their health process, were predictive of membership in this group and were fundamental to improvements in diagnosis initially presented by this population.Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de SetúbalLopes, JoaquimRepositório ComumDuarte, Ana Cristina Soares2013-09-13T10:47:39Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:03.854934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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