TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/8712 |
Resumo: | Neste dealbar de século já não se questiona a presença das tecnologias de informação e comunicação na escola mas sim a forma como são utilizadas, em particular na sala de aula, para o ensino-aprendizagem. Emanando de uma investigação de doutoramento, de metodologia de natureza mista, predominantemente qualitativa, em curso na Universidade Aberta de Portugal, cujo objeto central reside na procura de respostas sobre a forma como as lideranças de dois agrupamentos de escolas, sediados em concelhos com características sociais e económicas distintas, situados em diferentes regiões de Portugal, e também diferentes quer nas dimensões físicas quer no corpo docente, se apropriam das TIC e no modo como contaminam os docentes dos agrupamentos de escolas que lideram para a sua utilização, este é um artigo, sobretudo, de natureza empírica, que apresenta alguns resultados preliminares e parciais obtidos através de um dos instrumentos utilizados na investigação – o questionário. Desses resultados ressaltam, como principais conclusões, o facto de que os docentes consideram pouco influente o impulso dado pelas lideranças à utilização das TIC e que, na escola pública portuguesa, continua a ser, ainda, algo difícil a penetração das TIC na sala de aula e a sua utilização para o ensino-aprendizagem. |
id |
RCAP_feaa0db407a21e445f93a5da311bf464 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8712 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TIC nas escolas portuguesas: contributos das liderançasICT in portuguese schools: contributions of the leadershipsTIC en las escuelas portuguesas: contribuciones de los líderesTICLiderançasDiretorCoordenadores de departamentoProfessoresICTLeadershipDirectorsHeads of departmentsTeachersEl liderazgoDirectorJefes de departamentoProfesoresNeste dealbar de século já não se questiona a presença das tecnologias de informação e comunicação na escola mas sim a forma como são utilizadas, em particular na sala de aula, para o ensino-aprendizagem. Emanando de uma investigação de doutoramento, de metodologia de natureza mista, predominantemente qualitativa, em curso na Universidade Aberta de Portugal, cujo objeto central reside na procura de respostas sobre a forma como as lideranças de dois agrupamentos de escolas, sediados em concelhos com características sociais e económicas distintas, situados em diferentes regiões de Portugal, e também diferentes quer nas dimensões físicas quer no corpo docente, se apropriam das TIC e no modo como contaminam os docentes dos agrupamentos de escolas que lideram para a sua utilização, este é um artigo, sobretudo, de natureza empírica, que apresenta alguns resultados preliminares e parciais obtidos através de um dos instrumentos utilizados na investigação – o questionário. Desses resultados ressaltam, como principais conclusões, o facto de que os docentes consideram pouco influente o impulso dado pelas lideranças à utilização das TIC e que, na escola pública portuguesa, continua a ser, ainda, algo difícil a penetração das TIC na sala de aula e a sua utilização para o ensino-aprendizagem.In the eve of the century, no one questions the presence of new information and communication technologies in schools, but rather the way they are used, particularly in the classroom, for teaching-learning purposes. This article is based on a PhD research study following a mixed methods approach, predominately of qualitative nature, still being undertaken at Universidade Aberta, Portugal, whose main objective focuses on the way the leadership of two groups of schools, located in municipalities in different regions of Portugal, with diverse physical dimensions and teaching staffs, and also with different social and economic characteristics, use ICT. The study aims at finding responses to the way such leaderships appropriate ICT and contaminate the teaching staff of the schools groups they lead towards their use. This is an article of an empiric nature presenting some preliminary and partial results obtained by means of one of the instruments used in the research - the questionnaire. From such results we may conclude that the teachers consider the support provided by leadership to the use of ICT of little influence, and the penetration of ICT in Portuguese public schools and their use in the classroom for teaching-learning purposes continues to be somehow difficult.En los albores del siglo ya no se cuestiona la presencia de las tecnologías de información y comunicación en la escuela, pero la forma como se utilizan, en particular, en el aula para la enseñanza y el aprendizaje. Derivada de una investigación de doctorado, la metodología de carácter mixto, predominantemente cualitativa, en curso en la Universidad Abierta de Portugal, cuyo objetivo principal radica en la búsqueda de respuestas acerca de cómo los directores de dos grupos de escuelas basadas en municipios con características sociales y económicas distintas y ubicados en diferentes regiones de Portugal, y también diferentes, tanto en dimensiones físicas como con relación a los profesores, utilizan las nuevas tecnologías de información y comunicación y la forma como contaminan a los profesores de los grupos de escuelas donde ejercen su liderazgo con contribuciones que llevan a su uso. Se trata de un artículo, principalmente de carácter empírico, que presenta algunos resultados preliminares y parciales obtenidos por uno de los instrumentos utilizados en la investigación - el cuestionario. De estos resultados sobresalen como principales conclusiones, el hecho de que los profesores consideran poco impactante el impulso dado por los líderes al uso de las nuevas tecnologías de información y comunicación y que en la escuela pública portuguesa, aún sigue siendo algo difícil la penetración de las nuevas tecnologías de información y comunicación en el aula y su uso para la enseñanza y el aprendizaje.Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão (SE)Repositório AbertoSantos, José RuiGaspar, Ivone2019-11-05T14:18:46Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8712porSantos, José Rui; Gaspar, Ivone - TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças. "Revista EDaPECI [Em linha]: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais". ISSN 2176-171X. Vol. 14, nº 1 (jan./abr. 2014), p. 36-542176-171Xhttps://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11295.36-54info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:30:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:42.293342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças ICT in portuguese schools: contributions of the leaderships TIC en las escuelas portuguesas: contribuciones de los líderes |
title |
TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças |
spellingShingle |
TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças Santos, José Rui TIC Lideranças Diretor Coordenadores de departamento Professores ICT Leadership Directors Heads of departments Teachers El liderazgo Director Jefes de departamento Profesores |
title_short |
TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças |
title_full |
TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças |
title_fullStr |
TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças |
title_full_unstemmed |
TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças |
title_sort |
TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças |
author |
Santos, José Rui |
author_facet |
Santos, José Rui Gaspar, Ivone |
author_role |
author |
author2 |
Gaspar, Ivone |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Rui Gaspar, Ivone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Lideranças Diretor Coordenadores de departamento Professores ICT Leadership Directors Heads of departments Teachers El liderazgo Director Jefes de departamento Profesores |
topic |
TIC Lideranças Diretor Coordenadores de departamento Professores ICT Leadership Directors Heads of departments Teachers El liderazgo Director Jefes de departamento Profesores |
description |
Neste dealbar de século já não se questiona a presença das tecnologias de informação e comunicação na escola mas sim a forma como são utilizadas, em particular na sala de aula, para o ensino-aprendizagem. Emanando de uma investigação de doutoramento, de metodologia de natureza mista, predominantemente qualitativa, em curso na Universidade Aberta de Portugal, cujo objeto central reside na procura de respostas sobre a forma como as lideranças de dois agrupamentos de escolas, sediados em concelhos com características sociais e económicas distintas, situados em diferentes regiões de Portugal, e também diferentes quer nas dimensões físicas quer no corpo docente, se apropriam das TIC e no modo como contaminam os docentes dos agrupamentos de escolas que lideram para a sua utilização, este é um artigo, sobretudo, de natureza empírica, que apresenta alguns resultados preliminares e parciais obtidos através de um dos instrumentos utilizados na investigação – o questionário. Desses resultados ressaltam, como principais conclusões, o facto de que os docentes consideram pouco influente o impulso dado pelas lideranças à utilização das TIC e que, na escola pública portuguesa, continua a ser, ainda, algo difícil a penetração das TIC na sala de aula e a sua utilização para o ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2019-11-05T14:18:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/8712 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/8712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, José Rui; Gaspar, Ivone - TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças. "Revista EDaPECI [Em linha]: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais". ISSN 2176-171X. Vol. 14, nº 1 (jan./abr. 2014), p. 36-54 2176-171X https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11295.36-54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão (SE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão (SE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135068731473920 |