TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Rui
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gaspar, Ivone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8712
Resumo: Neste dealbar de século já não se questiona a presença das tecnologias de informação e comunicação na escola mas sim a forma como são utilizadas, em particular na sala de aula, para o ensino-aprendizagem. Emanando de uma investigação de doutoramento, de metodologia de natureza mista, predominantemente qualitativa, em curso na Universidade Aberta de Portugal, cujo objeto central reside na procura de respostas sobre a forma como as lideranças de dois agrupamentos de escolas, sediados em concelhos com características sociais e económicas distintas, situados em diferentes regiões de Portugal, e também diferentes quer nas dimensões físicas quer no corpo docente, se apropriam das TIC e no modo como contaminam os docentes dos agrupamentos de escolas que lideram para a sua utilização, este é um artigo, sobretudo, de natureza empírica, que apresenta alguns resultados preliminares e parciais obtidos através de um dos instrumentos utilizados na investigação – o questionário. Desses resultados ressaltam, como principais conclusões, o facto de que os docentes consideram pouco influente o impulso dado pelas lideranças à utilização das TIC e que, na escola pública portuguesa, continua a ser, ainda, algo difícil a penetração das TIC na sala de aula e a sua utilização para o ensino-aprendizagem.
id RCAP_feaa0db407a21e445f93a5da311bf464
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8712
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TIC nas escolas portuguesas: contributos das liderançasICT in portuguese schools: contributions of the leadershipsTIC en las escuelas portuguesas: contribuciones de los líderesTICLiderançasDiretorCoordenadores de departamentoProfessoresICTLeadershipDirectorsHeads of departmentsTeachersEl liderazgoDirectorJefes de departamentoProfesoresNeste dealbar de século já não se questiona a presença das tecnologias de informação e comunicação na escola mas sim a forma como são utilizadas, em particular na sala de aula, para o ensino-aprendizagem. Emanando de uma investigação de doutoramento, de metodologia de natureza mista, predominantemente qualitativa, em curso na Universidade Aberta de Portugal, cujo objeto central reside na procura de respostas sobre a forma como as lideranças de dois agrupamentos de escolas, sediados em concelhos com características sociais e económicas distintas, situados em diferentes regiões de Portugal, e também diferentes quer nas dimensões físicas quer no corpo docente, se apropriam das TIC e no modo como contaminam os docentes dos agrupamentos de escolas que lideram para a sua utilização, este é um artigo, sobretudo, de natureza empírica, que apresenta alguns resultados preliminares e parciais obtidos através de um dos instrumentos utilizados na investigação – o questionário. Desses resultados ressaltam, como principais conclusões, o facto de que os docentes consideram pouco influente o impulso dado pelas lideranças à utilização das TIC e que, na escola pública portuguesa, continua a ser, ainda, algo difícil a penetração das TIC na sala de aula e a sua utilização para o ensino-aprendizagem.In the eve of the century, no one questions the presence of new information and communication technologies in schools, but rather the way they are used, particularly in the classroom, for teaching-learning purposes. This article is based on a PhD research study following a mixed methods approach, predominately of qualitative nature, still being undertaken at Universidade Aberta, Portugal, whose main objective focuses on the way the leadership of two groups of schools, located in municipalities in different regions of Portugal, with diverse physical dimensions and teaching staffs, and also with different social and economic characteristics, use ICT. The study aims at finding responses to the way such leaderships appropriate ICT and contaminate the teaching staff of the schools groups they lead towards their use. This is an article of an empiric nature presenting some preliminary and partial results obtained by means of one of the instruments used in the research - the questionnaire. From such results we may conclude that the teachers consider the support provided by leadership to the use of ICT of little influence, and the penetration of ICT in Portuguese public schools and their use in the classroom for teaching-learning purposes continues to be somehow difficult.En los albores del siglo ya no se cuestiona la presencia de las tecnologías de información y comunicación en la escuela, pero la forma como se utilizan, en particular, en el aula para la enseñanza y el aprendizaje. Derivada de una investigación de doctorado, la metodología de carácter mixto, predominantemente cualitativa, en curso en la Universidad Abierta de Portugal, cuyo objetivo principal radica en la búsqueda de respuestas acerca de cómo los directores de dos grupos de escuelas basadas en municipios con características sociales y económicas distintas y ubicados en diferentes regiones de Portugal, y también diferentes, tanto en dimensiones físicas como con relación a los profesores, utilizan las nuevas tecnologías de información y comunicación y la forma como contaminan a los profesores de los grupos de escuelas donde ejercen su liderazgo con contribuciones que llevan a su uso. Se trata de un artículo, principalmente de carácter empírico, que presenta algunos resultados preliminares y parciales obtenidos por uno de los instrumentos utilizados en la investigación - el cuestionario. De estos resultados sobresalen como principales conclusiones, el hecho de que los profesores consideran poco impactante el impulso dado por los líderes al uso de las nuevas tecnologías de información y comunicación y que en la escuela pública portuguesa, aún sigue siendo algo difícil la penetración de las nuevas tecnologías de información y comunicación en el aula y su uso para la enseñanza y el aprendizaje.Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão (SE)Repositório AbertoSantos, José RuiGaspar, Ivone2019-11-05T14:18:46Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8712porSantos, José Rui; Gaspar, Ivone - TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças. "Revista EDaPECI [Em linha]: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais". ISSN 2176-171X. Vol. 14, nº 1 (jan./abr. 2014), p. 36-542176-171Xhttps://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11295.36-54info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:30:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:42.293342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças
ICT in portuguese schools: contributions of the leaderships
TIC en las escuelas portuguesas: contribuciones de los líderes
title TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças
spellingShingle TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças
Santos, José Rui
TIC
Lideranças
Diretor
Coordenadores de departamento
Professores
ICT
Leadership
Directors
Heads of departments
Teachers
El liderazgo
Director
Jefes de departamento
Profesores
title_short TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças
title_full TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças
title_fullStr TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças
title_full_unstemmed TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças
title_sort TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças
author Santos, José Rui
author_facet Santos, José Rui
Gaspar, Ivone
author_role author
author2 Gaspar, Ivone
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Rui
Gaspar, Ivone
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Lideranças
Diretor
Coordenadores de departamento
Professores
ICT
Leadership
Directors
Heads of departments
Teachers
El liderazgo
Director
Jefes de departamento
Profesores
topic TIC
Lideranças
Diretor
Coordenadores de departamento
Professores
ICT
Leadership
Directors
Heads of departments
Teachers
El liderazgo
Director
Jefes de departamento
Profesores
description Neste dealbar de século já não se questiona a presença das tecnologias de informação e comunicação na escola mas sim a forma como são utilizadas, em particular na sala de aula, para o ensino-aprendizagem. Emanando de uma investigação de doutoramento, de metodologia de natureza mista, predominantemente qualitativa, em curso na Universidade Aberta de Portugal, cujo objeto central reside na procura de respostas sobre a forma como as lideranças de dois agrupamentos de escolas, sediados em concelhos com características sociais e económicas distintas, situados em diferentes regiões de Portugal, e também diferentes quer nas dimensões físicas quer no corpo docente, se apropriam das TIC e no modo como contaminam os docentes dos agrupamentos de escolas que lideram para a sua utilização, este é um artigo, sobretudo, de natureza empírica, que apresenta alguns resultados preliminares e parciais obtidos através de um dos instrumentos utilizados na investigação – o questionário. Desses resultados ressaltam, como principais conclusões, o facto de que os docentes consideram pouco influente o impulso dado pelas lideranças à utilização das TIC e que, na escola pública portuguesa, continua a ser, ainda, algo difícil a penetração das TIC na sala de aula e a sua utilização para o ensino-aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2019-11-05T14:18:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8712
url http://hdl.handle.net/10400.2/8712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, José Rui; Gaspar, Ivone - TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças. "Revista EDaPECI [Em linha]: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais". ISSN 2176-171X. Vol. 14, nº 1 (jan./abr. 2014), p. 36-54
2176-171X
https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11295.36-54
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão (SE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão (SE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135068731473920