AVALIAÇÃO DE PAVIMENTOS AEROPORTUÁRIOS COM RADAR DE PROSPEÇÃO - MONITORIZAÇÃO E VISUALIZAÇÃO EM BIM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/154802 |
Resumo: | Os pavimentos aeroportuários têm um papel importante na operação segura e eficiente do transporte aeroportuário, encontrando-se constantemente sujeitos a ações que contribuem para a redução do seu nível de serviço. Deste modo, é necessária a monitorização do seu estado a fim de detetar e mitigar os defeitos, sendo esta uma das preocupações das entidades respon- sáveis pela gestão dessa infraestrutura. O conhecimento da sua condição estrutural e funcio- nal é fundamental, já que permite adotar as medidas adequadas para a manutenção e reabili- tação do pavimento, mantendo a segurança dos utilizadores. No setor das infraestruturas de transportes, o conhecimento do tipo de estrutura, dos materiais e da espessura das camadas que o constituem é essencial para a avaliação e monito- rização da capacidade de carga e para detetar defeitos nos pavimentos. A medição das espes- suras ao longo da vida útil de um pavimento em serviço, como complemento aos resultados dos ensaios de carga não destrutivos, permite detetar atempadamente zonas com capacidade de carga insuficiente, assentamentos e outros defeitos. Neste contexto, o Radar de Prospeção é particularmente útil, pois é capaz de fornecer informação de forma contínua, sendo possível gerir e guardar essa informação em modelos digitais BIM. Resumidamente, este trabalho teve duas fases, sendo a primeira constituída pela recolha de informação sobre o pavimento nomeadamente, o tipo de camadas e as respetivas espessu- ras, obtidas através de medições com o Radar de Prospeção. Numa segunda fase, os dados foram inseridos em modelo BIM, onde foi possível analisar a melhor forma de apresentar o pavimento, visualizar os dados de monitorização no modelo e observar eventuais alterações na continuidade do pavimento. Assim, considera-se que o presente trabalho contribui para uma integração e visualização de dados de monitorização com o Radar de Prospeção de pavi- mentos aeroportuários em modelos digitais. |
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AVALIAÇÃO DE PAVIMENTOS AEROPORTUÁRIOS COM RADAR DE PROSPEÇÃO - MONITORIZAÇÃO E VISUALIZAÇÃO EM BIMPavimentos AeroportuáriosRadar de ProspeçãoMonitorização de Espessura de CamadasMetodologia BIMDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilOs pavimentos aeroportuários têm um papel importante na operação segura e eficiente do transporte aeroportuário, encontrando-se constantemente sujeitos a ações que contribuem para a redução do seu nível de serviço. Deste modo, é necessária a monitorização do seu estado a fim de detetar e mitigar os defeitos, sendo esta uma das preocupações das entidades respon- sáveis pela gestão dessa infraestrutura. O conhecimento da sua condição estrutural e funcio- nal é fundamental, já que permite adotar as medidas adequadas para a manutenção e reabili- tação do pavimento, mantendo a segurança dos utilizadores. No setor das infraestruturas de transportes, o conhecimento do tipo de estrutura, dos materiais e da espessura das camadas que o constituem é essencial para a avaliação e monito- rização da capacidade de carga e para detetar defeitos nos pavimentos. A medição das espes- suras ao longo da vida útil de um pavimento em serviço, como complemento aos resultados dos ensaios de carga não destrutivos, permite detetar atempadamente zonas com capacidade de carga insuficiente, assentamentos e outros defeitos. Neste contexto, o Radar de Prospeção é particularmente útil, pois é capaz de fornecer informação de forma contínua, sendo possível gerir e guardar essa informação em modelos digitais BIM. Resumidamente, este trabalho teve duas fases, sendo a primeira constituída pela recolha de informação sobre o pavimento nomeadamente, o tipo de camadas e as respetivas espessu- ras, obtidas através de medições com o Radar de Prospeção. Numa segunda fase, os dados foram inseridos em modelo BIM, onde foi possível analisar a melhor forma de apresentar o pavimento, visualizar os dados de monitorização no modelo e observar eventuais alterações na continuidade do pavimento. Assim, considera-se que o presente trabalho contribui para uma integração e visualização de dados de monitorização com o Radar de Prospeção de pavi- mentos aeroportuários em modelos digitais.Airport pavements play an important role in the safe and efficient operation of airport transport, and they are constantly subject to actions that contribute to reducing their level of service. Therefore, it is necessary to monitor their condition in order to detect and mitigate defects, which is one of the concerns of the entities responsible for managing this infrastruc- ture. The knowledge of its structural and functional condition is essential, as it allows the adoption of appropriate measures for the maintenance and rehabilitation of the pavement, while maintaining the safety of users. In the transport infrastructure sector, knowledge of the type of structure, materials and thickness of the layers that constitute it, is essential for the assessment and monitoring of the bearing capacity and for detecting defects in pavements. The measurement of thicknesses throughout the service life of a pavement, as a complement to the results of non-destructive load tests, allows timely detection of areas with insufficient bearing capacity, settlements and other defects. In this context, the Ground Penetrating Radar (GPR) is particularly useful, as it is able to provide information on a continuous basis, being possible to manage and save that information in digital BIM models. In summary, this work had two phases, being the first one constituted by the collection of information about the pavement, namely, the type of layers and their thicknesses, obtained through measurements with the GPR. In a second phase, the data were inserted in a BIM model, where it was possible to analyse the best way to present the pavement, to visualise the monitoring data in the model and to observe possible changes in the pavement continuity. Thus, this work contributes to the integration and visualisation of monitoring of GPR data for airport pavement surveillance in digital models.Fontul, SimonaCouto, PaulaRUNCruz, Ermes dos Santos Vera2023-07-04T11:45:18Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/154802porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:37:13Zoai:run.unl.pt:10362/154802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:45.207539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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