O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9071 |
Resumo: | Uma das técnicas utilizadas pelos professores para ensinar uma nova língua consiste nos jogos didáticos, uma vez que através da sua utilização, os alunos tendem a mostrar-se mais interessados em aprender uma língua estrangeira (LE). De facto, esta técnica não se resume à sua componente lúdica, pois possui inúmeras vantagens. Destas, destaco o facto de ser extremamente motivadora, o que favorece a captação da atenção dos alunos e a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos, firmando a aprendizagem da LE. A devida valorização desta temática cabe ao professor, que se torna responsável pela aprendizagem e, por isso, deve promover um crescimento integral para a criança, nomeadamente os aspetos cognitivos, sociais e afetivos. No jogo, o professor encontra um forte aliado para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, melhorando o seu relacionamento com o que os rodeia, a sua autoestima e a sua confiança. Pela variedade de incentivos que oferecem, pelo ambiente que proporcionam e pela presença de regras, os jogos devem fazer parte do quotidiano da escola nas diversas áreas do conhecimento. O aluno a partir do jogo desenvolve a criatividade, a imaginação, o pensamento, a inteligência, as emoções e a consciência de que não se desenvolve sozinho e, portanto, aprende a respeitar e a relacionar-se com os outros. Este relatório final de estágio procura determinar de que modo a utilização de jogos didáticos ajuda na consolidação do vocabulário na aprendizagem de uma LE. |
id |
RCAP_feb22ea76b77666f96ab46d35d48d62c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.JogosVocabulárioMotivaçãoConsolidaçãoLíngua estrangeiraRecreationalGamesVocabularyMotivationConsolidationForeign languageDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoUma das técnicas utilizadas pelos professores para ensinar uma nova língua consiste nos jogos didáticos, uma vez que através da sua utilização, os alunos tendem a mostrar-se mais interessados em aprender uma língua estrangeira (LE). De facto, esta técnica não se resume à sua componente lúdica, pois possui inúmeras vantagens. Destas, destaco o facto de ser extremamente motivadora, o que favorece a captação da atenção dos alunos e a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos, firmando a aprendizagem da LE. A devida valorização desta temática cabe ao professor, que se torna responsável pela aprendizagem e, por isso, deve promover um crescimento integral para a criança, nomeadamente os aspetos cognitivos, sociais e afetivos. No jogo, o professor encontra um forte aliado para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, melhorando o seu relacionamento com o que os rodeia, a sua autoestima e a sua confiança. Pela variedade de incentivos que oferecem, pelo ambiente que proporcionam e pela presença de regras, os jogos devem fazer parte do quotidiano da escola nas diversas áreas do conhecimento. O aluno a partir do jogo desenvolve a criatividade, a imaginação, o pensamento, a inteligência, as emoções e a consciência de que não se desenvolve sozinho e, portanto, aprende a respeitar e a relacionar-se com os outros. Este relatório final de estágio procura determinar de que modo a utilização de jogos didáticos ajuda na consolidação do vocabulário na aprendizagem de uma LE.One of the approaches used by teachers to teach a new language consists of didactic games, through their use the students tend to show up more interested in learning a foreign language (LE). In fact, this approach is not limited to its playful component, once it has many advantages. Actually, I would emphasize the fact that it is extremely motivating, which captures the students' attention and puts into practice the knowledge acquired, and make possible to consolidate the learning of LE. It is up to the teacher to give the right importance to this issue, once he/ she becomes responsible for the children´s learning process, and should promote their complete development, not only cognitive, but also social and emotional. Teacher can find a strong partner on the game, since it helps to overcome children´s obstacles in the learning process, besides helping the child to create a better relation with all that surrounds him/ her, improve selfesteem and confidence. For the variety of stimulus that games can offer, as well as the cheerful atmosphere they can create, and also for the presence of rules, games should be part of school’s day life across all areas of knowledge. Using games student develops creativity, imagination, thought ability, intelligence and their consciousness that they don’t grow up alone, they realize how to respect and get on with others. This final report aims to point out how the use of didactic games can help in the process of learning and consolidating a foreign language.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCanha, Manuel Bernardo QueirozRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCapelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira2016-12-30T13:36:04Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9071TID:201516390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:43.239898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira. |
title |
O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira. |
spellingShingle |
O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira. Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira Jogos Vocabulário Motivação Consolidação Língua estrangeira Recreational Games Vocabulary Motivation Consolidation Foreign language Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira. |
title_full |
O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira. |
title_fullStr |
O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira. |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira. |
title_sort |
O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira. |
author |
Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira |
author_facet |
Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canha, Manuel Bernardo Queiroz Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Vocabulário Motivação Consolidação Língua estrangeira Recreational Games Vocabulary Motivation Consolidation Foreign language Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Jogos Vocabulário Motivação Consolidação Língua estrangeira Recreational Games Vocabulary Motivation Consolidation Foreign language Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Uma das técnicas utilizadas pelos professores para ensinar uma nova língua consiste nos jogos didáticos, uma vez que através da sua utilização, os alunos tendem a mostrar-se mais interessados em aprender uma língua estrangeira (LE). De facto, esta técnica não se resume à sua componente lúdica, pois possui inúmeras vantagens. Destas, destaco o facto de ser extremamente motivadora, o que favorece a captação da atenção dos alunos e a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos, firmando a aprendizagem da LE. A devida valorização desta temática cabe ao professor, que se torna responsável pela aprendizagem e, por isso, deve promover um crescimento integral para a criança, nomeadamente os aspetos cognitivos, sociais e afetivos. No jogo, o professor encontra um forte aliado para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, melhorando o seu relacionamento com o que os rodeia, a sua autoestima e a sua confiança. Pela variedade de incentivos que oferecem, pelo ambiente que proporcionam e pela presença de regras, os jogos devem fazer parte do quotidiano da escola nas diversas áreas do conhecimento. O aluno a partir do jogo desenvolve a criatividade, a imaginação, o pensamento, a inteligência, as emoções e a consciência de que não se desenvolve sozinho e, portanto, aprende a respeitar e a relacionar-se com os outros. Este relatório final de estágio procura determinar de que modo a utilização de jogos didáticos ajuda na consolidação do vocabulário na aprendizagem de uma LE. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-12-30T13:36:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9071 TID:201516390 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9071 |
identifier_str_mv |
TID:201516390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131392799408128 |