O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9071
Resumo: Uma das técnicas utilizadas pelos professores para ensinar uma nova língua consiste nos jogos didáticos, uma vez que através da sua utilização, os alunos tendem a mostrar-se mais interessados em aprender uma língua estrangeira (LE). De facto, esta técnica não se resume à sua componente lúdica, pois possui inúmeras vantagens. Destas, destaco o facto de ser extremamente motivadora, o que favorece a captação da atenção dos alunos e a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos, firmando a aprendizagem da LE. A devida valorização desta temática cabe ao professor, que se torna responsável pela aprendizagem e, por isso, deve promover um crescimento integral para a criança, nomeadamente os aspetos cognitivos, sociais e afetivos. No jogo, o professor encontra um forte aliado para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, melhorando o seu relacionamento com o que os rodeia, a sua autoestima e a sua confiança. Pela variedade de incentivos que oferecem, pelo ambiente que proporcionam e pela presença de regras, os jogos devem fazer parte do quotidiano da escola nas diversas áreas do conhecimento. O aluno a partir do jogo desenvolve a criatividade, a imaginação, o pensamento, a inteligência, as emoções e a consciência de que não se desenvolve sozinho e, portanto, aprende a respeitar e a relacionar-se com os outros. Este relatório final de estágio procura determinar de que modo a utilização de jogos didáticos ajuda na consolidação do vocabulário na aprendizagem de uma LE.
id RCAP_feb22ea76b77666f96ab46d35d48d62c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.JogosVocabulárioMotivaçãoConsolidaçãoLíngua estrangeiraRecreationalGamesVocabularyMotivationConsolidationForeign languageDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoUma das técnicas utilizadas pelos professores para ensinar uma nova língua consiste nos jogos didáticos, uma vez que através da sua utilização, os alunos tendem a mostrar-se mais interessados em aprender uma língua estrangeira (LE). De facto, esta técnica não se resume à sua componente lúdica, pois possui inúmeras vantagens. Destas, destaco o facto de ser extremamente motivadora, o que favorece a captação da atenção dos alunos e a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos, firmando a aprendizagem da LE. A devida valorização desta temática cabe ao professor, que se torna responsável pela aprendizagem e, por isso, deve promover um crescimento integral para a criança, nomeadamente os aspetos cognitivos, sociais e afetivos. No jogo, o professor encontra um forte aliado para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, melhorando o seu relacionamento com o que os rodeia, a sua autoestima e a sua confiança. Pela variedade de incentivos que oferecem, pelo ambiente que proporcionam e pela presença de regras, os jogos devem fazer parte do quotidiano da escola nas diversas áreas do conhecimento. O aluno a partir do jogo desenvolve a criatividade, a imaginação, o pensamento, a inteligência, as emoções e a consciência de que não se desenvolve sozinho e, portanto, aprende a respeitar e a relacionar-se com os outros. Este relatório final de estágio procura determinar de que modo a utilização de jogos didáticos ajuda na consolidação do vocabulário na aprendizagem de uma LE.One of the approaches used by teachers to teach a new language consists of didactic games, through their use the students tend to show up more interested in learning a foreign language (LE). In fact, this approach is not limited to its playful component, once it has many advantages. Actually, I would emphasize the fact that it is extremely motivating, which captures the students' attention and puts into practice the knowledge acquired, and make possible to consolidate the learning of LE. It is up to the teacher to give the right importance to this issue, once he/ she becomes responsible for the children´s learning process, and should promote their complete development, not only cognitive, but also social and emotional. Teacher can find a strong partner on the game, since it helps to overcome children´s obstacles in the learning process, besides helping the child to create a better relation with all that surrounds him/ her, improve selfesteem and confidence. For the variety of stimulus that games can offer, as well as the cheerful atmosphere they can create, and also for the presence of rules, games should be part of school’s day life across all areas of knowledge. Using games student develops creativity, imagination, thought ability, intelligence and their consciousness that they don’t grow up alone, they realize how to respect and get on with others. This final report aims to point out how the use of didactic games can help in the process of learning and consolidating a foreign language.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCanha, Manuel Bernardo QueirozRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCapelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira2016-12-30T13:36:04Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9071TID:201516390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:43.239898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.
title O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.
spellingShingle O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.
Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira
Jogos
Vocabulário
Motivação
Consolidação
Língua estrangeira
Recreational
Games
Vocabulary
Motivation
Consolidation
Foreign language
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.
title_full O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.
title_fullStr O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.
title_full_unstemmed O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.
title_sort O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.
author Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira
author_facet Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canha, Manuel Bernardo Queiroz
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Vocabulário
Motivação
Consolidação
Língua estrangeira
Recreational
Games
Vocabulary
Motivation
Consolidation
Foreign language
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jogos
Vocabulário
Motivação
Consolidação
Língua estrangeira
Recreational
Games
Vocabulary
Motivation
Consolidation
Foreign language
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Uma das técnicas utilizadas pelos professores para ensinar uma nova língua consiste nos jogos didáticos, uma vez que através da sua utilização, os alunos tendem a mostrar-se mais interessados em aprender uma língua estrangeira (LE). De facto, esta técnica não se resume à sua componente lúdica, pois possui inúmeras vantagens. Destas, destaco o facto de ser extremamente motivadora, o que favorece a captação da atenção dos alunos e a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos, firmando a aprendizagem da LE. A devida valorização desta temática cabe ao professor, que se torna responsável pela aprendizagem e, por isso, deve promover um crescimento integral para a criança, nomeadamente os aspetos cognitivos, sociais e afetivos. No jogo, o professor encontra um forte aliado para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, melhorando o seu relacionamento com o que os rodeia, a sua autoestima e a sua confiança. Pela variedade de incentivos que oferecem, pelo ambiente que proporcionam e pela presença de regras, os jogos devem fazer parte do quotidiano da escola nas diversas áreas do conhecimento. O aluno a partir do jogo desenvolve a criatividade, a imaginação, o pensamento, a inteligência, as emoções e a consciência de que não se desenvolve sozinho e, portanto, aprende a respeitar e a relacionar-se com os outros. Este relatório final de estágio procura determinar de que modo a utilização de jogos didáticos ajuda na consolidação do vocabulário na aprendizagem de uma LE.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-30T13:36:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9071
TID:201516390
url http://hdl.handle.net/10400.22/9071
identifier_str_mv TID:201516390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131392799408128