O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE : Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Bernardete de Lurdes Vaz Velho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/24097
Resumo: No ensino de qualquer disciplina, a avaliação é um conceito e um processo primordial, pois permite examinar os conhecimentos aprendidos ao longo de um determinado período escolar. Avaliar com o auxílio de testes é imprescindível para fazêlo objetivamente, mas não nos podemos esquecer que o ensino-aprendizagem é um processo bilateral que deve ser assistido, corrigido e consolidado continuamente. Principalmente no estudo das línguas, materna e estrangeiras, esse processo agrega, além de conteúdos linguísticos e culturais, a práticas das quatro destrezas linguísticas que uma tradicional ficha de avaliação formativa não consegue averiguar na sua totalidade. Portanto, é neste sentido que propomos a aplicação do jogo didático como uma atividade integradora, através da qual os alunos poderão rever e consolidar os conteúdos aprendidos e praticar, simultaneamente, as várias habilidades linguísticas, avaliando igualmente o seu desempenho na disciplina. Concomitantemente, de forma direta e imediata, o professor consegue dispor também dessa informação, a qual lhe permitirá fazer uma avaliação do trabalho dos alunos, do seu e, seguidamente, tirar conclusões. Este estudo visa promover o jogo aplicado à didática das línguas, apresentando para isso várias propostas de atividades lúdicas que, no âmbito do estágio pedagógico, serão levadas a cabo no final de cada unidade didática lecionada, como forma de revisão, avaliação e consolidação da matéria aprendida. Apoiados em jogos que conhecemos da infância, da televisão ou simplesmente em situações reais, pretende-se demonstrar que este tipo de atividade não tem idade e que a versatilidade que o caracteriza permite que o ajustemos a vários níveis de ensino e a conteúdos programáticos díspares. Em suma, este relatório quer apresentar o resultado de um trabalho de investigação, no qual a utilidade do jogo sairá reconhecida pelos principais intervenientes do processo de ensino-aprendizagem, revelando-se, assim, uma aposta acertada num tema que, apesar de não ser inovador, continua a ser estimulante e a ter conteúdo para explorar.
id RCAP_6503da787b40de3d4bd40a7510d2f312
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE : EspanholJogo didáticoMotivaçãoCriatividadeLíngua estrangeiraOralidadeRevisãoConsolidaçãoAvaliação formativaJuego didácticoMotivaciónCreatividadLengua extranjeraOralidadRepasoConsolidaciónEvaluación formativaEducational gameMotivationForeign languageCreativityOralityRevisionConsolidationFormative assessmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo ensino de qualquer disciplina, a avaliação é um conceito e um processo primordial, pois permite examinar os conhecimentos aprendidos ao longo de um determinado período escolar. Avaliar com o auxílio de testes é imprescindível para fazêlo objetivamente, mas não nos podemos esquecer que o ensino-aprendizagem é um processo bilateral que deve ser assistido, corrigido e consolidado continuamente. Principalmente no estudo das línguas, materna e estrangeiras, esse processo agrega, além de conteúdos linguísticos e culturais, a práticas das quatro destrezas linguísticas que uma tradicional ficha de avaliação formativa não consegue averiguar na sua totalidade. Portanto, é neste sentido que propomos a aplicação do jogo didático como uma atividade integradora, através da qual os alunos poderão rever e consolidar os conteúdos aprendidos e praticar, simultaneamente, as várias habilidades linguísticas, avaliando igualmente o seu desempenho na disciplina. Concomitantemente, de forma direta e imediata, o professor consegue dispor também dessa informação, a qual lhe permitirá fazer uma avaliação do trabalho dos alunos, do seu e, seguidamente, tirar conclusões. Este estudo visa promover o jogo aplicado à didática das línguas, apresentando para isso várias propostas de atividades lúdicas que, no âmbito do estágio pedagógico, serão levadas a cabo no final de cada unidade didática lecionada, como forma de revisão, avaliação e consolidação da matéria aprendida. Apoiados em jogos que conhecemos da infância, da televisão ou simplesmente em situações reais, pretende-se demonstrar que este tipo de atividade não tem idade e que a versatilidade que o caracteriza permite que o ajustemos a vários níveis de ensino e a conteúdos programáticos díspares. Em suma, este relatório quer apresentar o resultado de um trabalho de investigação, no qual a utilidade do jogo sairá reconhecida pelos principais intervenientes do processo de ensino-aprendizagem, revelando-se, assim, uma aposta acertada num tema que, apesar de não ser inovador, continua a ser estimulante e a ter conteúdo para explorar.En la enseñanza de una cualquiera asignatura, la evaluación es un elemento fundamental que permite medir los conocimientos aprendidos a lo largo de un determinado período lectivo. Evaluar según la aplicación de pruebas es imprescindible para hacerlo objetivamente, pero no hay que olvidar que la enseñanza-aprendizaje es un proceso que debe ser acompañado, corregido y consolidado continuamente. Particularmente en el estudio de las lenguas, materna y extranjeras, ese proceso integra, además de contenidos teóricos, la práctica de las cuatro destrezas lingüísticas que una tradicional ficha de evaluación formativa no consigue averiguar en su totalidad. Por esa razón, proponemos la utilización del juego didáctico como una actividad integradora, mediante la cual los alumnos podrán revisar y consolidar los contenidos aprendidos y practicar, simultáneamente, las varias habilidades lingüísticas, comprobando igualmente su desempeño en la asignatura. A su turno, de forma directa e inmediata, el profesor consigue disponer también de esa información, que le permitirá hacer una evaluación del trabajo de los alumnos, del suyo y, seguidamente, extraer conclusiones. El presente estudio tiene como objetivo promover el juego aplicado a la didáctica de las lenguas, presentando para eso varias propuestas de actividades lúdicas que, en el ámbito de las prácticas pedagógicas, se realizaron al final de cada unidad didáctica ministrada, como forma de repaso, evaluación y consolidación de la materia aprendida. Basados en juegos que conocemos desde la niñez, de la televisión o en situaciones reales, se pretende aun demostrar que este tipo de actividades no tiene edad y que la versatilidad que lo caracteriza permite que lo adaptemos a niveles de enseñanza y contenidos programáticos distintos. Rematando, este informe se presenta como el producto de un serio trabajo de investigación, en el que los principales agentes del proceso de enseñanza-aprendizaje reconocen y refuerzan su utilidad, representando, por eso, una apuesta acertada en un tema que, no es innovador, pero sigue siendo atractivo y a tener qué explotar.In the teaching of any school subject, evaluation is a concept and a fundamental process which allows to measure the knowledge acquired during a specific school term. Evaluating through tests is essential in order to be objective, but you should not forget that teaching-learning is a bilateral process that must be supervised, corrected and consolidated continuously. In the study of native and foreign languages in particular, besides the theoretical content, this process integrates the practice of the four language skills, which cannot be checked thoroughly by means of a traditional formative assessment worksheet. Therefore we suggest the use of educational games as an integrative activity through which pupils may revise and consolidate the learnt subjects and practise the several language skills and simultaneously assess their academic performance as well. The teacher can also get this information directly and immediately, which will allow the assessment of the pupils' work and of his or her own and drawing conclusions. This study aims to promote games in the language teaching, thus presenting several suggestions for recreational activities, which were carried out in the context of our teacher training and at the end of each teaching unit in order to review, evaluate and consolidate pupils’ acquirements. Based on what we know from childhood games, on television or just on real situations, we also intend to show that there is no age for this type of activity and that its versatility, allows us to adapt it to varied levels of education and syllabuses. To sum up, this report is the result of a serious research work, in which the usefulness of the didactic games will be recognised and reinforced by the main agents of the teaching-learning process and therefore they are a wise bet on a matter that is not innovative, though, is still attractive and with substance to be explored.Soneira, Ana FernándezVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDuarte, Bernardete de Lurdes Vaz Velho2020-04-15T00:30:38Z2018-01-1920172018-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24097TID:201828405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:49.952390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE : Espanhol
title O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE : Espanhol
spellingShingle O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE : Espanhol
Duarte, Bernardete de Lurdes Vaz Velho
Jogo didático
Motivação
Criatividade
Língua estrangeira
Oralidade
Revisão
Consolidação
Avaliação formativa
Juego didáctico
Motivación
Creatividad
Lengua extranjera
Oralidad
Repaso
Consolidación
Evaluación formativa
Educational game
Motivation
Foreign language
Creativity
Orality
Revision
Consolidation
Formative assessment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE : Espanhol
title_full O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE : Espanhol
title_fullStr O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE : Espanhol
title_full_unstemmed O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE : Espanhol
title_sort O jogo como estratégia de revisão e de consolidação das aprendizagens no âmbito da Unidade Didática numa LE : Espanhol
author Duarte, Bernardete de Lurdes Vaz Velho
author_facet Duarte, Bernardete de Lurdes Vaz Velho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soneira, Ana Fernández
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Bernardete de Lurdes Vaz Velho
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo didático
Motivação
Criatividade
Língua estrangeira
Oralidade
Revisão
Consolidação
Avaliação formativa
Juego didáctico
Motivación
Creatividad
Lengua extranjera
Oralidad
Repaso
Consolidación
Evaluación formativa
Educational game
Motivation
Foreign language
Creativity
Orality
Revision
Consolidation
Formative assessment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jogo didático
Motivação
Criatividade
Língua estrangeira
Oralidade
Revisão
Consolidação
Avaliação formativa
Juego didáctico
Motivación
Creatividad
Lengua extranjera
Oralidad
Repaso
Consolidación
Evaluación formativa
Educational game
Motivation
Foreign language
Creativity
Orality
Revision
Consolidation
Formative assessment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No ensino de qualquer disciplina, a avaliação é um conceito e um processo primordial, pois permite examinar os conhecimentos aprendidos ao longo de um determinado período escolar. Avaliar com o auxílio de testes é imprescindível para fazêlo objetivamente, mas não nos podemos esquecer que o ensino-aprendizagem é um processo bilateral que deve ser assistido, corrigido e consolidado continuamente. Principalmente no estudo das línguas, materna e estrangeiras, esse processo agrega, além de conteúdos linguísticos e culturais, a práticas das quatro destrezas linguísticas que uma tradicional ficha de avaliação formativa não consegue averiguar na sua totalidade. Portanto, é neste sentido que propomos a aplicação do jogo didático como uma atividade integradora, através da qual os alunos poderão rever e consolidar os conteúdos aprendidos e praticar, simultaneamente, as várias habilidades linguísticas, avaliando igualmente o seu desempenho na disciplina. Concomitantemente, de forma direta e imediata, o professor consegue dispor também dessa informação, a qual lhe permitirá fazer uma avaliação do trabalho dos alunos, do seu e, seguidamente, tirar conclusões. Este estudo visa promover o jogo aplicado à didática das línguas, apresentando para isso várias propostas de atividades lúdicas que, no âmbito do estágio pedagógico, serão levadas a cabo no final de cada unidade didática lecionada, como forma de revisão, avaliação e consolidação da matéria aprendida. Apoiados em jogos que conhecemos da infância, da televisão ou simplesmente em situações reais, pretende-se demonstrar que este tipo de atividade não tem idade e que a versatilidade que o caracteriza permite que o ajustemos a vários níveis de ensino e a conteúdos programáticos díspares. Em suma, este relatório quer apresentar o resultado de um trabalho de investigação, no qual a utilidade do jogo sairá reconhecida pelos principais intervenientes do processo de ensino-aprendizagem, revelando-se, assim, uma aposta acertada num tema que, apesar de não ser inovador, continua a ser estimulante e a ter conteúdo para explorar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-19
2018-01-19T00:00:00Z
2020-04-15T00:30:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/24097
TID:201828405
url http://hdl.handle.net/10400.14/24097
identifier_str_mv TID:201828405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131894221111297