Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559 |
Resumo: | A preservação do patrimônio cultural de uma sociedade podeserentendida como uma prática tecnocultural (Shaw, 2008). Uma das formas depreservar as dimensões materiais e imateriais desse legado histórico, visando a construção de valores e a atribuição de significados, é realizada a partir dos jogos (A. Reinhard, 2018), que têm potência para ampliar, de maneira envolvente, a experiência do público. A perspectiva que nos interessa é compreender dois cruzamentos entre o jogo Assassin’s Creed: Unitye a Catedral de Notre-Dame, a saber: como o jogo se apropria da materialidade desse patrimônio histórico e, a partir do incêndio que atingiu Notre-Dame em 2019, refletir comoaideia de (re)construção se coloca a partir do jogo. Ao final, entendemos que o caso como: a) sintomático para apreender os tensionamentos entre a proposição do jogo como forma de entretenimento e sua reapropriação pela sua potência preservacionista,b) potente para considerar o jogo digital como espaço explorável “arqueologicamente” coalescendo diferentes repertórios de lembranças do jogador e c) provocador da necessidade de maiores investimentos de pesquisa e desenvolvimento sobre e com práticas queenvolvem “patrimônio” e “mídia” na medida em que essas dimensões comparecem cada vez mais imbricadas em nossa tecnocultura. (The preservation of a society's cultural heritage can be understood as a technocultural practice (Shaw, 2008). One of the ways to preserve the material and immaterial dimensions of this historical legacy, aiming at the construction of values and the attribution of meanings, is carried out through games (A. Reinhard, 2018), which have the power to expand, in an engaging way, the experience for the public. The perspective that interests us is to understand two intersections between the game Assassin's Creed: Unity and the Notre-Dame Cathedral, namely: how the game appropriates the materiality of this historical heritage and, from the fire that hit Notre-Dame in 2019, reflect how the idea of (re)construction arises from the game. In the end, we understand that this case as: a) symptomatic to apprehend the tension between the proposition of the game as a form of entertainment and its reappropriation by its preservationist power, b) potent to consider the digital game as an “archaeologically” exploitable space as it coalesces different repertoires of the player's memories and c) provoking the need for greater investments in research and development on and with practices that involve “heritage” and “media” as these dimensions appear increasingly intertwined in our technoculture.) |
id |
RCAP_feba7a57d9f5452ac9bdd1eac4ba173a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/15559 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s CreedA preservação do patrimônio cultural de uma sociedade podeserentendida como uma prática tecnocultural (Shaw, 2008). Uma das formas depreservar as dimensões materiais e imateriais desse legado histórico, visando a construção de valores e a atribuição de significados, é realizada a partir dos jogos (A. Reinhard, 2018), que têm potência para ampliar, de maneira envolvente, a experiência do público. A perspectiva que nos interessa é compreender dois cruzamentos entre o jogo Assassin’s Creed: Unitye a Catedral de Notre-Dame, a saber: como o jogo se apropria da materialidade desse patrimônio histórico e, a partir do incêndio que atingiu Notre-Dame em 2019, refletir comoaideia de (re)construção se coloca a partir do jogo. Ao final, entendemos que o caso como: a) sintomático para apreender os tensionamentos entre a proposição do jogo como forma de entretenimento e sua reapropriação pela sua potência preservacionista,b) potente para considerar o jogo digital como espaço explorável “arqueologicamente” coalescendo diferentes repertórios de lembranças do jogador e c) provocador da necessidade de maiores investimentos de pesquisa e desenvolvimento sobre e com práticas queenvolvem “patrimônio” e “mídia” na medida em que essas dimensões comparecem cada vez mais imbricadas em nossa tecnocultura. (The preservation of a society's cultural heritage can be understood as a technocultural practice (Shaw, 2008). One of the ways to preserve the material and immaterial dimensions of this historical legacy, aiming at the construction of values and the attribution of meanings, is carried out through games (A. Reinhard, 2018), which have the power to expand, in an engaging way, the experience for the public. The perspective that interests us is to understand two intersections between the game Assassin's Creed: Unity and the Notre-Dame Cathedral, namely: how the game appropriates the materiality of this historical heritage and, from the fire that hit Notre-Dame in 2019, reflect how the idea of (re)construction arises from the game. In the end, we understand that this case as: a) symptomatic to apprehend the tension between the proposition of the game as a form of entertainment and its reappropriation by its preservationist power, b) potent to consider the digital game as an “archaeologically” exploitable space as it coalesces different repertoires of the player's memories and c) provoking the need for greater investments in research and development on and with practices that involve “heritage” and “media” as these dimensions appear increasingly intertwined in our technoculture.)DigiMedia | University of Aveiro2020-07-27T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559oai:proa.ua.pt:article/15559Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 7 (2020): Special Issue on Cultural Heritage and Digital Media; 51-67Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 7 (2020): Special Issue on Cultural Heritage and Digital Media; 51-672184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15559https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15559/14268Copyright (c) 2020 Camila de Ávila, Aline Corso, Gustavo Daudt Fischerhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Ávila, CamilaCorso, AlineFischer, Gustavo Daudt2022-09-08T22:15:39Zoai:proa.ua.pt:article/15559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:09.547616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed |
title |
Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed |
spellingShingle |
Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed de Ávila, Camila |
title_short |
Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed |
title_full |
Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed |
title_fullStr |
Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed |
title_full_unstemmed |
Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed |
title_sort |
Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed |
author |
de Ávila, Camila |
author_facet |
de Ávila, Camila Corso, Aline Fischer, Gustavo Daudt |
author_role |
author |
author2 |
Corso, Aline Fischer, Gustavo Daudt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Ávila, Camila Corso, Aline Fischer, Gustavo Daudt |
description |
A preservação do patrimônio cultural de uma sociedade podeserentendida como uma prática tecnocultural (Shaw, 2008). Uma das formas depreservar as dimensões materiais e imateriais desse legado histórico, visando a construção de valores e a atribuição de significados, é realizada a partir dos jogos (A. Reinhard, 2018), que têm potência para ampliar, de maneira envolvente, a experiência do público. A perspectiva que nos interessa é compreender dois cruzamentos entre o jogo Assassin’s Creed: Unitye a Catedral de Notre-Dame, a saber: como o jogo se apropria da materialidade desse patrimônio histórico e, a partir do incêndio que atingiu Notre-Dame em 2019, refletir comoaideia de (re)construção se coloca a partir do jogo. Ao final, entendemos que o caso como: a) sintomático para apreender os tensionamentos entre a proposição do jogo como forma de entretenimento e sua reapropriação pela sua potência preservacionista,b) potente para considerar o jogo digital como espaço explorável “arqueologicamente” coalescendo diferentes repertórios de lembranças do jogador e c) provocador da necessidade de maiores investimentos de pesquisa e desenvolvimento sobre e com práticas queenvolvem “patrimônio” e “mídia” na medida em que essas dimensões comparecem cada vez mais imbricadas em nossa tecnocultura. (The preservation of a society's cultural heritage can be understood as a technocultural practice (Shaw, 2008). One of the ways to preserve the material and immaterial dimensions of this historical legacy, aiming at the construction of values and the attribution of meanings, is carried out through games (A. Reinhard, 2018), which have the power to expand, in an engaging way, the experience for the public. The perspective that interests us is to understand two intersections between the game Assassin's Creed: Unity and the Notre-Dame Cathedral, namely: how the game appropriates the materiality of this historical heritage and, from the fire that hit Notre-Dame in 2019, reflect how the idea of (re)construction arises from the game. In the end, we understand that this case as: a) symptomatic to apprehend the tension between the proposition of the game as a form of entertainment and its reappropriation by its preservationist power, b) potent to consider the digital game as an “archaeologically” exploitable space as it coalesces different repertoires of the player's memories and c) provoking the need for greater investments in research and development on and with practices that involve “heritage” and “media” as these dimensions appear increasingly intertwined in our technoculture.) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-27T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559 oai:proa.ua.pt:article/15559 |
url |
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/15559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15559 https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559 https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15559/14268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Camila de Ávila, Aline Corso, Gustavo Daudt Fischer http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Camila de Ávila, Aline Corso, Gustavo Daudt Fischer http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DigiMedia | University of Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DigiMedia | University of Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 7 (2020): Special Issue on Cultural Heritage and Digital Media; 51-67 Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 7 (2020): Special Issue on Cultural Heritage and Digital Media; 51-67 2184-3120 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130137095045120 |