Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Ávila, Camila
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Corso, Aline, Fischer, Gustavo Daudt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559
Resumo: A preservação do patrimônio cultural de uma sociedade podeserentendida como uma prática tecnocultural (Shaw, 2008). Uma das formas depreservar as dimensões materiais e imateriais desse legado histórico, visando a construção de valores e a atribuição de significados, é realizada a partir dos jogos (A. Reinhard, 2018), que têm potência para ampliar, de maneira envolvente, a experiência do público. A perspectiva que nos interessa é compreender dois cruzamentos entre o jogo Assassin’s Creed: Unitye a Catedral de Notre-Dame, a saber: como o jogo se apropria da materialidade desse patrimônio histórico e, a partir do incêndio que atingiu Notre-Dame em 2019, refletir comoaideia de (re)construção se coloca a partir do jogo. Ao final, entendemos que o caso como: a) sintomático para apreender os tensionamentos entre a proposição do jogo como forma de entretenimento e sua reapropriação pela sua potência preservacionista,b) potente para considerar o jogo digital como espaço explorável “arqueologicamente” coalescendo diferentes repertórios de lembranças do jogador e c) provocador da necessidade de maiores investimentos de pesquisa e desenvolvimento sobre e com práticas queenvolvem “patrimônio” e “mídia” na medida em que essas dimensões comparecem cada vez mais imbricadas em nossa tecnocultura. (The preservation of a society's cultural heritage can be understood as a technocultural practice (Shaw, 2008). One of the ways to preserve the material and immaterial dimensions of this historical legacy, aiming at the construction of values ​​and the attribution of meanings, is carried out through games (A. Reinhard, 2018), which have the power to expand, in an engaging way, the experience for the public. The perspective that interests us is to understand two intersections between the game Assassin's Creed: Unity and the Notre-Dame Cathedral, namely: how the game appropriates the materiality of this historical heritage and, from the fire that hit Notre-Dame in 2019, reflect how the idea of ​​(re)construction arises from the game. In the end, we understand that this case as: a) symptomatic to apprehend the tension between the proposition of the game as a form of entertainment and its reappropriation by its preservationist power, b) potent to consider the digital game as an “archaeologically” exploitable space as it coalesces different repertoires of the player's memories and c) provoking the need for greater investments in research and development on and with practices that involve “heritage” and “media” as these dimensions appear increasingly intertwined in our technoculture.)
id RCAP_feba7a57d9f5452ac9bdd1eac4ba173a
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/15559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s CreedA preservação do patrimônio cultural de uma sociedade podeserentendida como uma prática tecnocultural (Shaw, 2008). Uma das formas depreservar as dimensões materiais e imateriais desse legado histórico, visando a construção de valores e a atribuição de significados, é realizada a partir dos jogos (A. Reinhard, 2018), que têm potência para ampliar, de maneira envolvente, a experiência do público. A perspectiva que nos interessa é compreender dois cruzamentos entre o jogo Assassin’s Creed: Unitye a Catedral de Notre-Dame, a saber: como o jogo se apropria da materialidade desse patrimônio histórico e, a partir do incêndio que atingiu Notre-Dame em 2019, refletir comoaideia de (re)construção se coloca a partir do jogo. Ao final, entendemos que o caso como: a) sintomático para apreender os tensionamentos entre a proposição do jogo como forma de entretenimento e sua reapropriação pela sua potência preservacionista,b) potente para considerar o jogo digital como espaço explorável “arqueologicamente” coalescendo diferentes repertórios de lembranças do jogador e c) provocador da necessidade de maiores investimentos de pesquisa e desenvolvimento sobre e com práticas queenvolvem “patrimônio” e “mídia” na medida em que essas dimensões comparecem cada vez mais imbricadas em nossa tecnocultura. (The preservation of a society's cultural heritage can be understood as a technocultural practice (Shaw, 2008). One of the ways to preserve the material and immaterial dimensions of this historical legacy, aiming at the construction of values ​​and the attribution of meanings, is carried out through games (A. Reinhard, 2018), which have the power to expand, in an engaging way, the experience for the public. The perspective that interests us is to understand two intersections between the game Assassin's Creed: Unity and the Notre-Dame Cathedral, namely: how the game appropriates the materiality of this historical heritage and, from the fire that hit Notre-Dame in 2019, reflect how the idea of ​​(re)construction arises from the game. In the end, we understand that this case as: a) symptomatic to apprehend the tension between the proposition of the game as a form of entertainment and its reappropriation by its preservationist power, b) potent to consider the digital game as an “archaeologically” exploitable space as it coalesces different repertoires of the player's memories and c) provoking the need for greater investments in research and development on and with practices that involve “heritage” and “media” as these dimensions appear increasingly intertwined in our technoculture.)DigiMedia | University of Aveiro2020-07-27T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559oai:proa.ua.pt:article/15559Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 7 (2020): Special Issue on Cultural Heritage and Digital Media; 51-67Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 7 (2020): Special Issue on Cultural Heritage and Digital Media; 51-672184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15559https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15559/14268Copyright (c) 2020 Camila de Ávila, Aline Corso, Gustavo Daudt Fischerhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Ávila, CamilaCorso, AlineFischer, Gustavo Daudt2022-09-08T22:15:39Zoai:proa.ua.pt:article/15559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:09.547616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed
title Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed
spellingShingle Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed
de Ávila, Camila
title_short Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed
title_full Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed
title_fullStr Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed
title_full_unstemmed Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed
title_sort Preservação e Patrimônio em Jogo na Tecnocultura: a (Re)construção da Catedral de Notre-Dame em Assassin’s Creed
author de Ávila, Camila
author_facet de Ávila, Camila
Corso, Aline
Fischer, Gustavo Daudt
author_role author
author2 Corso, Aline
Fischer, Gustavo Daudt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Ávila, Camila
Corso, Aline
Fischer, Gustavo Daudt
description A preservação do patrimônio cultural de uma sociedade podeserentendida como uma prática tecnocultural (Shaw, 2008). Uma das formas depreservar as dimensões materiais e imateriais desse legado histórico, visando a construção de valores e a atribuição de significados, é realizada a partir dos jogos (A. Reinhard, 2018), que têm potência para ampliar, de maneira envolvente, a experiência do público. A perspectiva que nos interessa é compreender dois cruzamentos entre o jogo Assassin’s Creed: Unitye a Catedral de Notre-Dame, a saber: como o jogo se apropria da materialidade desse patrimônio histórico e, a partir do incêndio que atingiu Notre-Dame em 2019, refletir comoaideia de (re)construção se coloca a partir do jogo. Ao final, entendemos que o caso como: a) sintomático para apreender os tensionamentos entre a proposição do jogo como forma de entretenimento e sua reapropriação pela sua potência preservacionista,b) potente para considerar o jogo digital como espaço explorável “arqueologicamente” coalescendo diferentes repertórios de lembranças do jogador e c) provocador da necessidade de maiores investimentos de pesquisa e desenvolvimento sobre e com práticas queenvolvem “patrimônio” e “mídia” na medida em que essas dimensões comparecem cada vez mais imbricadas em nossa tecnocultura. (The preservation of a society's cultural heritage can be understood as a technocultural practice (Shaw, 2008). One of the ways to preserve the material and immaterial dimensions of this historical legacy, aiming at the construction of values ​​and the attribution of meanings, is carried out through games (A. Reinhard, 2018), which have the power to expand, in an engaging way, the experience for the public. The perspective that interests us is to understand two intersections between the game Assassin's Creed: Unity and the Notre-Dame Cathedral, namely: how the game appropriates the materiality of this historical heritage and, from the fire that hit Notre-Dame in 2019, reflect how the idea of ​​(re)construction arises from the game. In the end, we understand that this case as: a) symptomatic to apprehend the tension between the proposition of the game as a form of entertainment and its reappropriation by its preservationist power, b) potent to consider the digital game as an “archaeologically” exploitable space as it coalesces different repertoires of the player's memories and c) provoking the need for greater investments in research and development on and with practices that involve “heritage” and “media” as these dimensions appear increasingly intertwined in our technoculture.)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559
oai:proa.ua.pt:article/15559
url https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/15559
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15559
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.15559
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15559/14268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Camila de Ávila, Aline Corso, Gustavo Daudt Fischer
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Camila de Ávila, Aline Corso, Gustavo Daudt Fischer
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 7 (2020): Special Issue on Cultural Heritage and Digital Media; 51-67
Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 7 (2020): Special Issue on Cultural Heritage and Digital Media; 51-67
2184-3120
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130137095045120