A mudança na escola, nos professores e o mal-estar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/932 |
Resumo: | Os sistemas educativos, um pouco por todo o mundo, atravessam situações de crise. Questiona-se, cada vez mais, a escola e o papel do professor, e os governos impulsionam transformações legislativas para tentarem dar resposta aos problemas detetados. Esta dissertação aspira identificar em que medida os efeitos das mudanças nas escolas e nos professores provocam mal-estar e stress nos docentes. Esta tese divide-se em duas partes, com as respetivas vertentes metodológicas. A primeira parte, ou parte teórica, baseia-se na pesquisa documental e bibliográfica assente em quatro temáticas: o paradigma emergente e os professores; a escola como organização fulcral; a profissionalidade docente; a avaliação dos professores em tempos de mudança e o mal-estar e stress dos professores. Na segunda parte apresentamos o estudo empírico realizado com oitenta professores de uma escola de 3ºciclo e ensino secundário numa escola do Vila Nova de Gaia. Pretendeu-se saber, através das questões propostas num inquérito, os níveis de satisfação dos professores com a escola onde lecionavam e com o desempenho da sua profissão, e os níveis de esforço emocional despendido e de stress sentido. Contrariamente aos resultados de estudos nacionais e internacionais, que encontraram a profissão docente associada a altos níveis de stress, os resultados deste estudo demonstram que os professores participantes neste estudo, apesar de exporem algumas áreas de insatisfação, caso da progressão na carreira, remuneração e autorrealização, enunciam, na globalidade níveis altos de satisfação indicativos de bem- estar. |
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