Traços de loucura e esquizofrenia em "O Fantasma" - a sociedade hipermoderna do nosso tempo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/136413 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de estudo o filme O Fantasma, de João Pedro Rodrigues (2000) e pretende um aprofundamento da sua personagem, Sérgio, para lá da sua fisicalidade, chegando a um ponto de contacto com a dimensão psicológica através do método psicanalítico. Tomando a obra como sintomática de uma contemporaneidade própria da sociedade hipermoderna, espera-se averiguar de que forma esta, pelas suas idiossincrasias, torna o indivíduo queer que nela se insere num ser louco e esquizofrénico, e, consequentemente, à margem. Práticas e patologias como o voyeurismo, o cruising e o narcisismo, normalizadas cada vez mais com o avançar do século XXI, delimitam os traços de um mundo criado de modo personalizado para o indivíduo que, fugindo da norma, isola-se nesse mundo que o serve segundo as suas regras. Posto isto, atentar-se-á também à narrativa de Sandro, semelhante à de Sérgio, no filme Vento Seco, de Daniel Nolasco (2020), ambos personagens colocadas à margem da sociedade. Atentando a estas duas personagens queer, pretende-se uma reflexão bifurcada em duas possibilidades: o indivíduo queer auto-impõe-se à marginalidade por uma incapacidade de integração? Ou é a sociedade que o torna marginal, não lhe permitindo essa integração? |
id |
RCAP_fec1285527fcff4114b99105c743aef6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/136413 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Traços de loucura e esquizofrenia em "O Fantasma" - a sociedade hipermoderna do nosso tempoLoucuraEsquizofreniaFantasmaSociedade hipermodernaVoyeurismoCruisingNarcisismoCinema queerJoão Pedro RodriguesDaniel NolascoMadnessSchizophreniaHypermodern societyVoyeurismNarcissismQueer cinemaDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoEsta dissertação tem como objeto de estudo o filme O Fantasma, de João Pedro Rodrigues (2000) e pretende um aprofundamento da sua personagem, Sérgio, para lá da sua fisicalidade, chegando a um ponto de contacto com a dimensão psicológica através do método psicanalítico. Tomando a obra como sintomática de uma contemporaneidade própria da sociedade hipermoderna, espera-se averiguar de que forma esta, pelas suas idiossincrasias, torna o indivíduo queer que nela se insere num ser louco e esquizofrénico, e, consequentemente, à margem. Práticas e patologias como o voyeurismo, o cruising e o narcisismo, normalizadas cada vez mais com o avançar do século XXI, delimitam os traços de um mundo criado de modo personalizado para o indivíduo que, fugindo da norma, isola-se nesse mundo que o serve segundo as suas regras. Posto isto, atentar-se-á também à narrativa de Sandro, semelhante à de Sérgio, no filme Vento Seco, de Daniel Nolasco (2020), ambos personagens colocadas à margem da sociedade. Atentando a estas duas personagens queer, pretende-se uma reflexão bifurcada em duas possibilidades: o indivíduo queer auto-impõe-se à marginalidade por uma incapacidade de integração? Ou é a sociedade que o torna marginal, não lhe permitindo essa integração?This thesis’s object of study is the film O Fantasma, by João Pedro Rodrigues (2000) and intends to deepen his character, Sérgio, beyond his physicality, reaching a point of contact with the psychological dimension through the psychoanalytic method. Taking the film as symptomatic of our hypermodern society, we hope to find how its idiosyncrasies, make the queer individual a crazy and schizophrenic being, and, consequently, on the sidelines. Pathologies such as voyeurism, cruising and narcissism, increasingly normalized with the progress of the 21st century, delimit the traces of a world created in a personalized way for the individual who, fleeing the norm, isolates himself in this world created by its rules. That said, attention will also be paid to Sandro's narrative, similar to Sérgio's, in the film Vento Seco, by Daniel Nolasco (2020), both characters placed on the margins of society. Taking these two queer characters into account, we intend to create a bifurcated reflection on two possibilities: does the queer individual impose himself on the sidelines due to an inability to integrate? Or is it society that makes them marginal, not allowing their integration?Mendonça, LuísRUNSantos, David Araújo2023-02-10T01:32:59Z2022-02-102021-11-302022-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/136413TID:202969142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:14:35Zoai:run.unl.pt:10362/136413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:43.640366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Traços de loucura e esquizofrenia em "O Fantasma" - a sociedade hipermoderna do nosso tempo |
title |
Traços de loucura e esquizofrenia em "O Fantasma" - a sociedade hipermoderna do nosso tempo |
spellingShingle |
Traços de loucura e esquizofrenia em "O Fantasma" - a sociedade hipermoderna do nosso tempo Santos, David Araújo Loucura Esquizofrenia Fantasma Sociedade hipermoderna Voyeurismo Cruising Narcisismo Cinema queer João Pedro Rodrigues Daniel Nolasco Madness Schizophrenia Hypermodern society Voyeurism Narcissism Queer cinema Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
Traços de loucura e esquizofrenia em "O Fantasma" - a sociedade hipermoderna do nosso tempo |
title_full |
Traços de loucura e esquizofrenia em "O Fantasma" - a sociedade hipermoderna do nosso tempo |
title_fullStr |
Traços de loucura e esquizofrenia em "O Fantasma" - a sociedade hipermoderna do nosso tempo |
title_full_unstemmed |
Traços de loucura e esquizofrenia em "O Fantasma" - a sociedade hipermoderna do nosso tempo |
title_sort |
Traços de loucura e esquizofrenia em "O Fantasma" - a sociedade hipermoderna do nosso tempo |
author |
Santos, David Araújo |
author_facet |
Santos, David Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendonça, Luís RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, David Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Loucura Esquizofrenia Fantasma Sociedade hipermoderna Voyeurismo Cruising Narcisismo Cinema queer João Pedro Rodrigues Daniel Nolasco Madness Schizophrenia Hypermodern society Voyeurism Narcissism Queer cinema Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Loucura Esquizofrenia Fantasma Sociedade hipermoderna Voyeurismo Cruising Narcisismo Cinema queer João Pedro Rodrigues Daniel Nolasco Madness Schizophrenia Hypermodern society Voyeurism Narcissism Queer cinema Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
Esta dissertação tem como objeto de estudo o filme O Fantasma, de João Pedro Rodrigues (2000) e pretende um aprofundamento da sua personagem, Sérgio, para lá da sua fisicalidade, chegando a um ponto de contacto com a dimensão psicológica através do método psicanalítico. Tomando a obra como sintomática de uma contemporaneidade própria da sociedade hipermoderna, espera-se averiguar de que forma esta, pelas suas idiossincrasias, torna o indivíduo queer que nela se insere num ser louco e esquizofrénico, e, consequentemente, à margem. Práticas e patologias como o voyeurismo, o cruising e o narcisismo, normalizadas cada vez mais com o avançar do século XXI, delimitam os traços de um mundo criado de modo personalizado para o indivíduo que, fugindo da norma, isola-se nesse mundo que o serve segundo as suas regras. Posto isto, atentar-se-á também à narrativa de Sandro, semelhante à de Sérgio, no filme Vento Seco, de Daniel Nolasco (2020), ambos personagens colocadas à margem da sociedade. Atentando a estas duas personagens queer, pretende-se uma reflexão bifurcada em duas possibilidades: o indivíduo queer auto-impõe-se à marginalidade por uma incapacidade de integração? Ou é a sociedade que o torna marginal, não lhe permitindo essa integração? |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 2022-02-10 2022-02-10T00:00:00Z 2023-02-10T01:32:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/136413 TID:202969142 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/136413 |
identifier_str_mv |
TID:202969142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138087661469696 |