O Sistema de Gest?o e Avalia??o do Desempenho na Administra??o P?blica Portuguesa: efeitos da sua pr?tica no contrato psicol?gico dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Isabel Maria Para?so Faria
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dias, Jos? Henrique (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/292
Resumo: Desde as ?ltimas d?cadas do s?culo XX que, perante um cen?rio marcado pela complexidade de uma economia globalizada, a Administra??o P?blica tem sido coagida a passar por processos de reforma. As refer?ncias ? reestrutura??o da Administra??o P?blica por motivos pol?ticos, econ?micos e financeiros, s?o frequentes na literatura, e surgem, quase sempre, num discurso imperativo. Neste contexto, foram introduzidos mecanismos de mercado por se acreditar que estes produzem solu??es mais eficazes para o cidad?o-cliente, uma administra??o motivadora, para quantos nela trabalham, e efici?ncia econ?mica. Na esfera p?blica, mais do que transformar inputs em outputs, importa, avaliar os outcomes, isto ?, o impacto sobre o valor p?blico. In?meros estudos concorreram para enquadrar e justificar a reforma do sector p?blico. Continuam, por?m, a faltar respostas de como compatibilizar a gest?o or?amental com pr?ticas ideol?gicas das organiza??es, nomeadamente ao n?vel da gest?o de recursos humanos. Este estudo tem como objectivo central contribuir para um melhor conhecimento dos efeitos que a pr?tica da avalia??o do desempenho, em vigor na Administra??o P?blica Portuguesa, tem no contrato psicol?gico dos colaboradores. Para o teste das hip?teses propusemos um modelo de investiga??o, tomando como refer?ncia a teoria de Guest. Com uma abordagem qualitativa, constru?mos um inqu?rito por question?rio, que foi aplicado a alguns colaboradores de uma Institui??o p?blica. Os dados recolhidos permitiram a elabora??o de quadros de refer?ncia de resultados que, por meio da an?lise de conte?do, nos possibilitou tirar ila??es acerca do comprometimento organizacional e comportamentos de cidadania organizacional dos Colaboradores. Trata-se de uma pesquisa com caracter?sticas explorat?rias que, acreditamos, possa ser a base para trabalhos futuros sobre os efeitos do SIADAP nos indiv?duos e nas organiza??es. Os resultados mostram que o sentimento de que a organiza??o n?o cumpriu os termos do contrato psicol?gico ? moderado por um esfor?o emocional, que mant?m o colaborador na organiza??o, evidenciando, ainda, um comprometimento afectivo com a Institui??o e comportamentos de virtude c?vica. / Since the last decades of the 20th century, in a scenario marked by the complexity of a globalized economy, the Public Administration has been forced to undergo reform processes. References to the restructuring of the Public Administration for political, economical and financial reasons are frequent in literature, and arise, in most cases, in an imperative tone. In this context, market mechanisms were introduced, as it is believed that they produce more efficient solutions for the citizen-client, motivated administration for whom many work, and economic efficiency. In the public sphere, more than just transforming inputs into outputs, it is important to evaluate the outcomes, that is, the impact on the public value. Numerous studies have contributed to contextualize and justify the public sector reform. However, there are still no answers of how to develop compatibility between the budgetary management and the ideological practices of the organizations, namely on the level of human resource management. The main aim of this study is to contribute to a better knowledge of the effects that the practice of performance appraisal, in force in the Portuguese Public Administration, has on the employee's psychological contract. For this hypothesis test, we proposed a research model, with reference to Guest's theory. With a qualitative approach, we constructed a survey questionnaire that was applied to some employees of a Public Institution. The data gathered allowed the elaboration of results frameworks which, by means of the content analysis, enabled us to draw conclusions of the employees' organizational commitment and organizational citizenship behaviour. It is a research with exploratory characteristics, which we believe, may provide the basis for future work on the effects of the SIADAP on individuals and organizations. The results indicate that the feeling that the organization did not fulfil the psychological contract terms is moderated by an emotional effort, which leads the employee to remain in the organization, also showing an affective commitment to the institution and civic virtue behaviours.
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Neste contexto, foram introduzidos mecanismos de mercado por se acreditar que estes produzem solu??es mais eficazes para o cidad?o-cliente, uma administra??o motivadora, para quantos nela trabalham, e efici?ncia econ?mica. Na esfera p?blica, mais do que transformar inputs em outputs, importa, avaliar os outcomes, isto ?, o impacto sobre o valor p?blico. In?meros estudos concorreram para enquadrar e justificar a reforma do sector p?blico. Continuam, por?m, a faltar respostas de como compatibilizar a gest?o or?amental com pr?ticas ideol?gicas das organiza??es, nomeadamente ao n?vel da gest?o de recursos humanos. Este estudo tem como objectivo central contribuir para um melhor conhecimento dos efeitos que a pr?tica da avalia??o do desempenho, em vigor na Administra??o P?blica Portuguesa, tem no contrato psicol?gico dos colaboradores. Para o teste das hip?teses propusemos um modelo de investiga??o, tomando como refer?ncia a teoria de Guest. 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In the public sphere, more than just transforming inputs into outputs, it is important to evaluate the outcomes, that is, the impact on the public value. Numerous studies have contributed to contextualize and justify the public sector reform. However, there are still no answers of how to develop compatibility between the budgetary management and the ideological practices of the organizations, namely on the level of human resource management. The main aim of this study is to contribute to a better knowledge of the effects that the practice of performance appraisal, in force in the Portuguese Public Administration, has on the employee's psychological contract. For this hypothesis test, we proposed a research model, with reference to Guest's theory. With a qualitative approach, we constructed a survey questionnaire that was applied to some employees of a Public Institution. 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