Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/15927 |
Resumo: | Integrando-se no desenvolvimento de um projecto de investigação sobre a construção dos percursos de excelência escolar no ensino secundário, este texto constitui um contributo para a reflexão sociológica sobre as especificidades culturais e organizacionais da escola e a sua relação com o sucesso académico dos alunos. Os dados que mobilizamos provêm de um estudo de caso em curso numa escola secundária do norte de Portugal, reportando-se ao universo dos alunos que desde 2003 até à actualidade têm sido distinguidos por resultados escolares iguais ou superiores a 18 valores (numa escala de 0 a 20) e incluídos no Quadro de Excelência dessa escola. A partir de um enfoque contextualizado desta prática educativa, elegemos, num momento preliminar, as especificidades culturais da escola-objecto como um suporte analítico para o estudo das dimensões escolares e não-escolares nas suas mútuas articulações, recorrendo para o efeito a informações provenientes da análise documental e de dados recolhidos pela administração de um inquérito por questionário a mais de dois terços dos alunos que integraram o referido Quadro de Excelência. No seguimento, tomaremos os dados deste inquérito para compreender até que ponto a excelência escolar é percepcionada como uma construção social indissociável da matriz política e organizacional da escola, designadamente ao nível das orientações educativas e pedagógicas adoptadas pelo órgão de direcção (conselho executivo / director), no quadro da autonomia contratualizada que essa escola assinou e tem vindo a desenvolver no âmbito das suas possibilidades. |
id |
RCAP_fed7663b94129717ff140b36be80fbaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15927 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelênciaExcelência académicaPercursos escolaresCultura organizacional escolarIntegrando-se no desenvolvimento de um projecto de investigação sobre a construção dos percursos de excelência escolar no ensino secundário, este texto constitui um contributo para a reflexão sociológica sobre as especificidades culturais e organizacionais da escola e a sua relação com o sucesso académico dos alunos. Os dados que mobilizamos provêm de um estudo de caso em curso numa escola secundária do norte de Portugal, reportando-se ao universo dos alunos que desde 2003 até à actualidade têm sido distinguidos por resultados escolares iguais ou superiores a 18 valores (numa escala de 0 a 20) e incluídos no Quadro de Excelência dessa escola. A partir de um enfoque contextualizado desta prática educativa, elegemos, num momento preliminar, as especificidades culturais da escola-objecto como um suporte analítico para o estudo das dimensões escolares e não-escolares nas suas mútuas articulações, recorrendo para o efeito a informações provenientes da análise documental e de dados recolhidos pela administração de um inquérito por questionário a mais de dois terços dos alunos que integraram o referido Quadro de Excelência. No seguimento, tomaremos os dados deste inquérito para compreender até que ponto a excelência escolar é percepcionada como uma construção social indissociável da matriz política e organizacional da escola, designadamente ao nível das orientações educativas e pedagógicas adoptadas pelo órgão de direcção (conselho executivo / director), no quadro da autonomia contratualizada que essa escola assinou e tem vindo a desenvolver no âmbito das suas possibilidades.Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)Universidade do MinhoPalhares, José AugustoTorres, Leonor Lima2011-112011-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/15927por2177-7446http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_sociologia_edu.php?strSecao=input0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:01.957787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência |
title |
Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência |
spellingShingle |
Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência Palhares, José Augusto Excelência académica Percursos escolares Cultura organizacional escolar |
title_short |
Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência |
title_full |
Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência |
title_fullStr |
Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência |
title_full_unstemmed |
Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência |
title_sort |
Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência |
author |
Palhares, José Augusto |
author_facet |
Palhares, José Augusto Torres, Leonor Lima |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Leonor Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palhares, José Augusto Torres, Leonor Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Excelência académica Percursos escolares Cultura organizacional escolar |
topic |
Excelência académica Percursos escolares Cultura organizacional escolar |
description |
Integrando-se no desenvolvimento de um projecto de investigação sobre a construção dos percursos de excelência escolar no ensino secundário, este texto constitui um contributo para a reflexão sociológica sobre as especificidades culturais e organizacionais da escola e a sua relação com o sucesso académico dos alunos. Os dados que mobilizamos provêm de um estudo de caso em curso numa escola secundária do norte de Portugal, reportando-se ao universo dos alunos que desde 2003 até à actualidade têm sido distinguidos por resultados escolares iguais ou superiores a 18 valores (numa escala de 0 a 20) e incluídos no Quadro de Excelência dessa escola. A partir de um enfoque contextualizado desta prática educativa, elegemos, num momento preliminar, as especificidades culturais da escola-objecto como um suporte analítico para o estudo das dimensões escolares e não-escolares nas suas mútuas articulações, recorrendo para o efeito a informações provenientes da análise documental e de dados recolhidos pela administração de um inquérito por questionário a mais de dois terços dos alunos que integraram o referido Quadro de Excelência. No seguimento, tomaremos os dados deste inquérito para compreender até que ponto a excelência escolar é percepcionada como uma construção social indissociável da matriz política e organizacional da escola, designadamente ao nível das orientações educativas e pedagógicas adoptadas pelo órgão de direcção (conselho executivo / director), no quadro da autonomia contratualizada que essa escola assinou e tem vindo a desenvolver no âmbito das suas possibilidades. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11 2011-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/15927 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/15927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2177-7446 http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_sociologia_edu.php?strSecao=input0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132647263305728 |