Compreensão de Metáforas - Contributo para a validação de um recurso de avaliação e intervenção, para crianças dos 4 aos 6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cátia Rafaela Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99333
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling Compreensão de Metáforas - Contributo para a validação de um recurso de avaliação e intervenção, para crianças dos 4 aos 6 anosUnderstanding Metaphors - Contribution to the validation of an assessment and intervention resource for children aged 4 to 6 yearsconsciência metalinguísticametáforasTCM Júniorlinguagem figurativametalinguistic awarenessmetaphorsTCM Juniorfigurative languageDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente estudo é um trabalho exploratório e tem como principal objetivo contribuir para a adaptação e validação da versão portuguesa do Teste de Compreensão de Metáforas Júnior (Figueira, Andrade, Pinto & Melogno, no prelo). O TCM Júnior é um instrumento de avaliação de capacidades metalinguísticas, avaliação da compreensão de metáforas, destinado a crianças entre os 4 e os 6 anos de idade.A capacidade metalinguística pode ser definida como a habilidade de se refletir sobre a linguagem como objeto do pensamento e manipulação intencional da língua. (Garton & Pratt, 1989). Segundo Figueira, Pinto e Ojeda (2019), a consciência metalinguística é a capacidade de refletir e elaborar análises acerca da linguagem.A linguagem figurativa, como as metáforas, evocam comparações e distanciam-se do significado literal das palavras (Figueira, Pinto & Ojeda, 2019). Segundo as autoras, a linguagem figurativa diferencia-se da linguagem literal, uma vez que esta usa as palavras com o seu verdadeiro significado, enquanto a linguagem figurativa “exprime uma ideia recorrendo a outros termos, apelando assim a uma semelhança, seja esta real ou imaginária” (Figueira, Pinto & Ojeda, 2019).No presente contexto, foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 36 crianças, de ambos os sexos, com idades entre os 4 e os 6 anos, inscritas no jardim de infância do Concelho de Ílhavo.Assumimos que esta investigação constitui uma primeira utilização do instrumento em versão portuguesa, sendo esta a primeira abordagem a dados. Os resultados permitem refletir sobre o grau de dificuldade e adequação dos itens, porém, serão necessários mais estudos, com amostras mais representativas e significativas que permitam validar o recurso aqui apresentado. Podemos avançar, todavia, que as crianças aceitam bem a tarefa e respondem, regra geral, com satisfação, com respostas expectáveis para as suas idades.The present study is an exploratory work and its main objective is to contribute to the adaptation and validation of the Portuguese version of the Junior Metaphor Comprehension Test (Figueira, Andrade, Pinto & Melogno, in press). The TCM Júnior is an instrument for the assessment of metalinguistic abilities, assessment of the understanding of metaphors, aimed at children between 4 and 6 years old.Metalinguistic ability can be defined as the ability to reflect on language as an object of thought and intentional language manipulation. (Garton & Pratt, 1989). According to Figueira, Pinto and Ojeda (2019), metalinguistic awareness is the ability to reflect and elaborate analyzes about language.Figurative language, like metaphors, evoke comparisons and distance themselves from the literal meaning of words (Figueira, Pinto & Ojeda, 2019). According to the authors, figurative language differs from literal language, as it uses words with their true meaning, while figurative language “expresses an idea using other terms, thus appealing to a similarity, whether real or imaginary” (Figueira, Pinto & Ojeda, 2019).In the present context, a descriptive and exploratory study was carried out with 36 children, of both sexes, aged between 4 and 6 years old, enrolled in the kindergarten of the Municipality of Ílhavo.We assume that this investigation is the first use of the instrument in the Portuguese version, this being the first approach to data. The results allow us to reflect on the degree of difficulty and adequacy of the items, however, further studies will be needed, with more representative and significant samples that allow us to validate the resource presented here. We can say, however, that children accept the task well and generally respond with satisfaction, with expected responses for their ages.2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99333http://hdl.handle.net/10316/99333TID:202963420porSantos, Cátia Rafaela Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:40:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:58.270794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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