Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Richelme
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Monteiro, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12381
Resumo: O artigo explora as perceções de formandos sobre a Formação Pedagógica Inicial de Formadores na modalidade b-learning num centro de formação de Portugal. A análise da perceção dos formandos objetiva a possibilidade de estudar o b-learning como modalidade de ensino que promove a formação e os processos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o acesso à inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de b-learning foram recolhidos por um questionário direcionado aos formandos e através de análise de documentos disponibilizados pelo centro de formação entre 2012 e 2018. A análise dos dados trouxe resultados relativamente ao aumento da procura pelo b-learning, uma breve caraterização dos que optam por essa modalidade e considerações feitas pelos formandos sobre a sua experiência de formação. Os formandos evidenciam que, na modalidade b-learning,houve uma melhor adaptação às tecnologias, melhor conciliação de horários e impacto positivo em perspetivas relacionadas à recolocação no mercado de trabalho. O estudo destas práticas educativas inovadoras enquadra-se nos objetivos da Agenda 2030 e torna-se ainda mais relevante diante do contexto pandémico motivado pela COVID-19, onde a formação híbrida ganha destaque face às restrições sanitárias.
id RCAP_fee1b0f8fc5140402aaaa8b0ea8f6faf
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12381
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadoresLifelong learning: perceptions on b-learning in the initial pedagogical training of trainersEducação de adultosFormação profissionalInclusão digitalEducação a distânciaB-learningAdult educationVocational trainingDigital inclusionDistance educationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasODS::10:Reduzir as DesigualdadesO artigo explora as perceções de formandos sobre a Formação Pedagógica Inicial de Formadores na modalidade b-learning num centro de formação de Portugal. A análise da perceção dos formandos objetiva a possibilidade de estudar o b-learning como modalidade de ensino que promove a formação e os processos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o acesso à inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de b-learning foram recolhidos por um questionário direcionado aos formandos e através de análise de documentos disponibilizados pelo centro de formação entre 2012 e 2018. A análise dos dados trouxe resultados relativamente ao aumento da procura pelo b-learning, uma breve caraterização dos que optam por essa modalidade e considerações feitas pelos formandos sobre a sua experiência de formação. Os formandos evidenciam que, na modalidade b-learning,houve uma melhor adaptação às tecnologias, melhor conciliação de horários e impacto positivo em perspetivas relacionadas à recolocação no mercado de trabalho. O estudo destas práticas educativas inovadoras enquadra-se nos objetivos da Agenda 2030 e torna-se ainda mais relevante diante do contexto pandémico motivado pela COVID-19, onde a formação híbrida ganha destaque face às restrições sanitárias.The article explores trainees' perceptions of Initial Pedagogical Training of Trainers in the b-learning modality at a training center in Portugal. The analysis of the trainees' perception aims at the possibility of studying b-learning as a teaching modality that promotes training and lifelong learning processes, as well as access to digital inclusion. Data relating to the b-learning learning path were collected through a questionnaire aimed at trainees and through the analysis of documents made available by the training center between 2012 and 2018. Data analysis brought results regarding the increase in demand for the modality b-learning, a brief description of those who opt for this modality and considerations made by the trainees about their training experience. The trainees show that, in the b-learning modality, there was a better adaptation to technologies, better conciliation of schedules and a positive impact on perspectives related to replacement in the labor market. The study of these innovative educational practices fall within the objectives of the 2030 Agenda and becomes even more relevant in the face of the pandemic context motivated by COVID-19 where hybrid training is highlighted in the face of health restrictions.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoCosta, RichelmeMonteiro, Angélica2022-10-21T09:25:23Z2022-052022-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12381porCosta, Richelme; Monteiro, Angélica - Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 5, nº 1 (maio 2022)2182-4967https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202201info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:39.272660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores
Lifelong learning: perceptions on b-learning in the initial pedagogical training of trainers
title Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores
spellingShingle Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores
Costa, Richelme
Educação de adultos
Formação profissional
Inclusão digital
Educação a distância
B-learning
Adult education
Vocational training
Digital inclusion
Distance education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores
title_full Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores
title_fullStr Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores
title_full_unstemmed Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores
title_sort Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores
author Costa, Richelme
author_facet Costa, Richelme
Monteiro, Angélica
author_role author
author2 Monteiro, Angélica
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Richelme
Monteiro, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Formação profissional
Inclusão digital
Educação a distância
B-learning
Adult education
Vocational training
Digital inclusion
Distance education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Educação de adultos
Formação profissional
Inclusão digital
Educação a distância
B-learning
Adult education
Vocational training
Digital inclusion
Distance education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description O artigo explora as perceções de formandos sobre a Formação Pedagógica Inicial de Formadores na modalidade b-learning num centro de formação de Portugal. A análise da perceção dos formandos objetiva a possibilidade de estudar o b-learning como modalidade de ensino que promove a formação e os processos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o acesso à inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de b-learning foram recolhidos por um questionário direcionado aos formandos e através de análise de documentos disponibilizados pelo centro de formação entre 2012 e 2018. A análise dos dados trouxe resultados relativamente ao aumento da procura pelo b-learning, uma breve caraterização dos que optam por essa modalidade e considerações feitas pelos formandos sobre a sua experiência de formação. Os formandos evidenciam que, na modalidade b-learning,houve uma melhor adaptação às tecnologias, melhor conciliação de horários e impacto positivo em perspetivas relacionadas à recolocação no mercado de trabalho. O estudo destas práticas educativas inovadoras enquadra-se nos objetivos da Agenda 2030 e torna-se ainda mais relevante diante do contexto pandémico motivado pela COVID-19, onde a formação híbrida ganha destaque face às restrições sanitárias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T09:25:23Z
2022-05
2022-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12381
url http://hdl.handle.net/10400.2/12381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Richelme; Monteiro, Angélica - Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 5, nº 1 (maio 2022)
2182-4967
https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202201
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135107637837824