O papel do gestor de formação em contexto empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Soraia Filipa Antunes de, 1992-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32124
Resumo: Relatório de estagio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_feec95bd5d4c09fa3832f8a1eb0723ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do gestor de formação em contexto empresarialGestão da formaçãoOrganizaçãoGestoresPapel do formadorRelatórios de estágio de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estagio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório integra-se na modalidade de estágio curricular, tendo sido realizado na empresa Do It Better, para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização de Organização e Gestão da Educação e Formação. O principal objetivo do relatório e consequente investigação foi proceder à caracterização dos papéis que um gestor da formação desempenha, compreender as funções que realiza e as tarefas que executa diariamente. O relatório está dividido em quatro capítulos: no primeiro capítulo é apresentado o quadro conceptual e teórico que serve de base para a caracterização organizacional, sendo também apresentada a metodologia utilizada para a recolha e análise dos dados; no segundo capítulo é caracterizada a organização de acolhimento – Do It Better; no terceiro capítulo é apresentado o trabalho desenvolvido e a experiência vivida ao longo do estágio; no quarto e último capítulo é desenvolvida uma pequena investigação sobre o papel do gestor da formação, as tarefas que executa e as funções que desempenha na organização Neste trabalho seguiu-se uma abordagem geral de carácter qualitativo, tendo recorrido a entrevistas semiestruturadas aos dois gestores da formação que serviram para caracterizar a organização e compreender o trabalho desempenhados pelos gestores; a observação participante que teve como objetivo compreender o funcionamento da organização, o trabalho realizado pelos gestores e recolher dados e informação para o relatório e a pesquisa arquivista serviu para compreender melhor os objetivos e exigências da organização.This report is part of the curricular traineeship modality and was carried out at Do It Better to obtain a Master's degree in Education Sciences in the area of specialization of Organization and Management of Education and Training. The main objective of the report and consequent investigation was to characterize the roles that a training manager plays, to understand the functions he performs and the tasks he performs daily. The report is divided into four chapters: the first chapter presents the conceptual and theoretical framework that serves as the basis for the organizational characterization, and also presents the methodology used for data collection and analysis; in the second chapter is characterized the host organization - Do It Better; the third chapter presents the work developed and the experience lived during the stage; in the fourth and last chapter a little research is done on the role of the training manager, the tasks he performs and the functions he performs in the organization This work was followed by a general approach of a qualitative nature, having resorted to semi-structured interviews to the two managers of the training that served to characterize the organization and to understand the work performed by the managers; the participant observation that had as objective to understand the operation of the organization, the work done by the managers and to collect data and information for the report and the archivist research served to better understand the objectives and requirements of the organization.Viseu, SofiaRepositório da Universidade de LisboaBrito, Soraia Filipa Antunes de, 1992-2018-03-05T14:09:12Z20172017-10-102017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32124TID:201913186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:26.424263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do gestor de formação em contexto empresarial
title O papel do gestor de formação em contexto empresarial
spellingShingle O papel do gestor de formação em contexto empresarial
Brito, Soraia Filipa Antunes de, 1992-
Gestão da formação
Organização
Gestores
Papel do formador
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel do gestor de formação em contexto empresarial
title_full O papel do gestor de formação em contexto empresarial
title_fullStr O papel do gestor de formação em contexto empresarial
title_full_unstemmed O papel do gestor de formação em contexto empresarial
title_sort O papel do gestor de formação em contexto empresarial
author Brito, Soraia Filipa Antunes de, 1992-
author_facet Brito, Soraia Filipa Antunes de, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viseu, Sofia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Soraia Filipa Antunes de, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da formação
Organização
Gestores
Papel do formador
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gestão da formação
Organização
Gestores
Papel do formador
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estagio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-10
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-05T14:09:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32124
TID:201913186
url http://hdl.handle.net/10451/32124
identifier_str_mv TID:201913186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134400738230272