O efeito do vento e do declive em fogos de junção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/36825 |
Resumo: | Resumo O objetivo desta dissertação é o estudo do fenómeno do fogo de junção, um tipo de comportamento do fogo que ocorre quando duas frentes se encontram, fazendo entre si um determinado ângulo. O trabalho focou-se principalmente nos efeitos do vento e do declive na velocidade de propagação do fogo de junção. Para caracterizar os efeitos das variáveis acima referidas no fogo de junção, foram elaborados dois programas experimentais distintos: no primeiro, foram realizados vários ensaios de queima de 3 combustíveis diferentes, fazendo-se variar o ângulo de inclinação da mesa de ensaios entre 0 e 40º; no segundo, realizado no túnel de vento do CEIF, foram realizados ensaios de queima usando caruma (Pinus pinaster) e fazendo variar a velocidade do vento entre 1 e 5 m/s. |
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O efeito do vento e do declive em fogos de junçãoThe effect of wind and slope in junction firesIncêndios florestaisPropagação do fogoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaResumo O objetivo desta dissertação é o estudo do fenómeno do fogo de junção, um tipo de comportamento do fogo que ocorre quando duas frentes se encontram, fazendo entre si um determinado ângulo. O trabalho focou-se principalmente nos efeitos do vento e do declive na velocidade de propagação do fogo de junção. Para caracterizar os efeitos das variáveis acima referidas no fogo de junção, foram elaborados dois programas experimentais distintos: no primeiro, foram realizados vários ensaios de queima de 3 combustíveis diferentes, fazendo-se variar o ângulo de inclinação da mesa de ensaios entre 0 e 40º; no segundo, realizado no túnel de vento do CEIF, foram realizados ensaios de queima usando caruma (Pinus pinaster) e fazendo variar a velocidade do vento entre 1 e 5 m/s.Abstract The objective of this dissertation is the study of the junction fire phenomena, which occurs when two fire fronts intersect, making a certain angle between them. The main focus of the work is the understanding of the role of slope and wind on the fire’s rate of spread. In order to characterize the effects of slope and wind on junction fires, two different types of experimental tests were performed. Tests using 3 different kinds of fuels were performed, varying the slope between 0 and 40º. Experiments on CEIF’s wind tunnel, using pine needles (Pinus pinaster) were also performed, varying wind speed between 1 and 5 m/s.2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/36825http://hdl.handle.net/10316/36825porRodrigues, Diogo Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:17:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/36825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:45.356537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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