Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: adequação do repertório português ao ensino básico e secundário em violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Rita de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24265
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito dos trabalhos da Prática de Estágio Supervisionada, realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional sob orientação do Professor Doutor Liviu Scripcaru e da orientadora cooperante Professora Anne Victorino d’Almeida. A primeira secção será focada numa contextualização histórica e enquadramento organizacional da instituição, bem como uma estruturação detalhada das metodologias e abordagens da prática educativa recomendar, com a prática pedagógica da orientadora cooperante e efeitos consequentes no percurso e progresso académico e artístico dos respetivos alunos ao longo do ano letivo de 2017/2018. Seguidamente, numa segunda e última secção, será abordada a componente de investigação da adequação do Repertório Português no Ensino Básico e Secundário do violino. Pretende-se averiguar a expressão e utilidade técnica do repertório português nas estratégias pedagógicas dos graus que constituem as modalidades de ensino Básico e Secundário, promovendo e integrando a cultura nacional no percurso académico e artístico dos alunos; Report on Supervised Teaching Practice held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: Adequacy of the Portuguese Repertory to Basic and Secondary Education in Violin Abstract: This report is a follow-up to the Supervised Internship, held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional under the guidance of PhD Professor Liviu Scripcaru and the co-ordinating advisor, Professor Anne Victorino d'Almeida. This work is divided into two sections. Firstly, a historical contextualization and organizational framework of the institution will be elaborated, as well as a detailed structuring of the methodologies and approaches of the educative practice advised with the cooperating teacher/advisor pratical and pedagogical knowledge and it’s consequent effects in the academic journey and artistic progress of the respective students throughout the academic year of 2017/2018. Then, in a second and final section, there will be a research approach on the adequacy of the Portuguese Repertory in Basic and Secondary Education of the violin. This section tries to ascertain the recurrence and technical utility of the Portuguese repertoire within the pedagogical strategies of the degrees that constitute the modalities of Basic and Secondary education promoting and integrating the national culture in the academic and artistic course of the students.
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