Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Francisco Parente
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28159
Resumo: No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, a primeira secção deste trabalho refere-se ao relatório de estágio realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Esta primeira secção, além do contexto histórico da escola e da descrição de todos os agentes escolares nela envolvidos, relata os processos de ensino/aprendizagem da classe de violino onde o mestrando desenvolveu o seu trabalho ao longo do ano lectivo 2018/2019. A segunda secção contém uma investigação naturalista, de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), cujo objectivo é identificar a importância de determinada comunicação não-verbal específica, em contexto de aula individual de violino. Além da consulta e análise de bibliografia especializada, esta investigação foi realizada através de ficha de observação directa da acção do orientador cooperante, bloco de notas e entrevista semi-estruturada realizada ao mesmo; Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: Nonverbal Communication in Individual Violin Lessons Abstract: Inserted in the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Master’s Degree in Music Teaching at Évora University, the first section of this essay reports the training practice in Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Besides the historical background of the School, this first sections describes all the teaching agents and the violin class teaching/learning methods, where the Master’s Degree student developed his teaching during the 2018/2019 schoolyear. The second section highlights a naturalistic both qualitative and quantitative survey research, whose aim is to identify the importance a nonverbal specific communication in an individual violin lesson. Besides the research and analysis of specific bibliography, this essay includes the conclusions of direct observation and a semi-structured interview to the Master Degree’s supervisor
id RCAP_7393086d0f3efa0ad04f09730e0f2b66
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violinoComunicação não-verbalComunicação não-verbal específicaEnsino de violinoAula individual de violinoEducaçãoEnsino de músicaNon-verbal communicationSpecific non-verbal communicationViolin teachingIndividual violin teachingEducationMusic teachingNo âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, a primeira secção deste trabalho refere-se ao relatório de estágio realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Esta primeira secção, além do contexto histórico da escola e da descrição de todos os agentes escolares nela envolvidos, relata os processos de ensino/aprendizagem da classe de violino onde o mestrando desenvolveu o seu trabalho ao longo do ano lectivo 2018/2019. A segunda secção contém uma investigação naturalista, de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), cujo objectivo é identificar a importância de determinada comunicação não-verbal específica, em contexto de aula individual de violino. Além da consulta e análise de bibliografia especializada, esta investigação foi realizada através de ficha de observação directa da acção do orientador cooperante, bloco de notas e entrevista semi-estruturada realizada ao mesmo; Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: Nonverbal Communication in Individual Violin Lessons Abstract: Inserted in the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Master’s Degree in Music Teaching at Évora University, the first section of this essay reports the training practice in Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Besides the historical background of the School, this first sections describes all the teaching agents and the violin class teaching/learning methods, where the Master’s Degree student developed his teaching during the 2018/2019 schoolyear. The second section highlights a naturalistic both qualitative and quantitative survey research, whose aim is to identify the importance a nonverbal specific communication in an individual violin lesson. Besides the research and analysis of specific bibliography, this essay includes the conclusions of direct observation and a semi-structured interview to the Master Degree’s supervisorUniversidade de Évora2020-10-20T10:36:17Z2020-10-202020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28159http://hdl.handle.net/10174/28159TID:202527077porDepartamento de Músicavirgul_fpr@hotmail.com203Ramos, Francisco Parenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:09.438138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino
Ramos, Francisco Parente
Comunicação não-verbal
Comunicação não-verbal específica
Ensino de violino
Aula individual de violino
Educação
Ensino de música
Non-verbal communication
Specific non-verbal communication
Violin teaching
Individual violin teaching
Education
Music teaching
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a comunicação não verbal em contexto de aula individual de violino
author Ramos, Francisco Parente
author_facet Ramos, Francisco Parente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Francisco Parente
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação não-verbal
Comunicação não-verbal específica
Ensino de violino
Aula individual de violino
Educação
Ensino de música
Non-verbal communication
Specific non-verbal communication
Violin teaching
Individual violin teaching
Education
Music teaching
topic Comunicação não-verbal
Comunicação não-verbal específica
Ensino de violino
Aula individual de violino
Educação
Ensino de música
Non-verbal communication
Specific non-verbal communication
Violin teaching
Individual violin teaching
Education
Music teaching
description No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, a primeira secção deste trabalho refere-se ao relatório de estágio realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Esta primeira secção, além do contexto histórico da escola e da descrição de todos os agentes escolares nela envolvidos, relata os processos de ensino/aprendizagem da classe de violino onde o mestrando desenvolveu o seu trabalho ao longo do ano lectivo 2018/2019. A segunda secção contém uma investigação naturalista, de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), cujo objectivo é identificar a importância de determinada comunicação não-verbal específica, em contexto de aula individual de violino. Além da consulta e análise de bibliografia especializada, esta investigação foi realizada através de ficha de observação directa da acção do orientador cooperante, bloco de notas e entrevista semi-estruturada realizada ao mesmo; Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: Nonverbal Communication in Individual Violin Lessons Abstract: Inserted in the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Master’s Degree in Music Teaching at Évora University, the first section of this essay reports the training practice in Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Besides the historical background of the School, this first sections describes all the teaching agents and the violin class teaching/learning methods, where the Master’s Degree student developed his teaching during the 2018/2019 schoolyear. The second section highlights a naturalistic both qualitative and quantitative survey research, whose aim is to identify the importance a nonverbal specific communication in an individual violin lesson. Besides the research and analysis of specific bibliography, this essay includes the conclusions of direct observation and a semi-structured interview to the Master Degree’s supervisor
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-20T10:36:17Z
2020-10-20
2020-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28159
http://hdl.handle.net/10174/28159
TID:202527077
url http://hdl.handle.net/10174/28159
identifier_str_mv TID:202527077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
virgul_fpr@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136663497080832