Desenvolvimento da Cadeia de Valor do Digital Signage a partir de análises comportamentais e estudos de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Eurico Joaquim Duque
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2815
Resumo: Tendo como base o conhecimento tecnológico sobre as soluções actuais de Digital Signage, o trabalho levado a cabo visa perceber em que grau o seu planeamento e instalação pelos clientes institucionais cobre as necessidades dos seus utentes, ou clientes finais, criando assim uma cadeia de valor com sustentabilidade ao nível do custo benefício. Uma cadeia de valor constituída aqui pela parceria PT/Mobbit que promove o serviço, pelo cliente institucional que desenvolve com ele o seu negócio e pelo cliente final, que dele faz uso como veículo de acesso aos conteúdos de informação. Só a partir de uma análise no terreno se pode perceber se o nível de utilização e satisfação dos clientes finais corresponde às perspectivas criadas pela instituição quando decide investir nestas novas tecnologias. Deste modo procedeu-se ao estudo do Digital Signage aplicado a cada um destes três elementos, integrados em 3 cadeias de valor dedicadas cada uma delas aos sectores da banca, do turismo e dos serviços públicos. Foram focados e estudados aspectos relacionados com a natureza e a proveniência dos conteúdos. Os conteúdos sendo o principal objectivo do suporte tecnológico, deverão ser pensados e desenhados em articulação com as estratégias de CRM do cliente institucional. A sua origem pode ser institucional, fornecido por terceiros (uma empresa de conteúdos ou mesmo o público em geral ao nível do “crowdsourcing”), dos próprios promotores do serviço como a Mobbit pertença do mesmo grupo do Diário Económico, ou a PT através da suas plataformas MEO e SAPO, ou mista incluindo várias proveniências.
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