Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Liliana Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7547
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_fefa23a0f09bdaec9bc0009b9591d161
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de casomarketing desportivofitnessmodalidadesmotivaçãosports marketingactivitiesmotivationMestrado em MarketingO propósito da presente dissertação é compreender as motivações para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio. A falta de estudos nesta área e a necessidade de compreensão do perfil do cliente por parte dos gestores de ginásios são os dois motivos mais relevantes para a realização deste estudo. A diferenciação prende-se com a abordagem específica das motivações perante as modalidades de fitness em contexto de ginásio em detrimento da prática desportiva geral. O objectivo é compreender quais os factores motivacionais que mais influenciam a decisão desportiva de actividades de fitness. Para tal são realizadas pesquisas tanto qualitativas, para levantamento de informação, como quantitativas, para verificar o efeito das motivações na decisão desportiva. Os resultados apresentam a motivação "controlo de peso" mais associada a um treino maioritariamente cardiovascular, e o "ganho de massa muscular" mais associado ao treino de força.The purpose of this thesis is to understand the motivations towards the practice of fitness activities in a gymnasium context. The two reasons more relevant for doing this study are the lack of studies in this specific research topic and the need that gymnasium managers have to understand their customer?s profile. The differentiation is the specific approach to study motivations towards fitness activities in a gymnasium context instead of the practice of other sporting activities. The goal is to understand which motivational factors are influencing fitness activity decisions. For that purpose both qualitative and quantitative methods are used in data collection in order to see the effect of motivation on the decision making process. The results show that "weight control" is more associated with cardiovascular training and "building muscle" is more associated with strength training.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, CristinaRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Liliana Lopes2014-12-04T11:24:44Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7547porOliveira, Liliana Lopes (2014). "Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:42.035897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso
title Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso
spellingShingle Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso
Oliveira, Liliana Lopes
marketing desportivo
fitness
modalidades
motivação
sports marketing
activities
motivation
title_short Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso
title_full Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso
title_fullStr Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso
title_full_unstemmed Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso
title_sort Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso
author Oliveira, Liliana Lopes
author_facet Oliveira, Liliana Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Cristina
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Liliana Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv marketing desportivo
fitness
modalidades
motivação
sports marketing
activities
motivation
topic marketing desportivo
fitness
modalidades
motivação
sports marketing
activities
motivation
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04T11:24:44Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7547
url http://hdl.handle.net/10400.5/7547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, Liliana Lopes (2014). "Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131023932391424