Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/7547 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_fefa23a0f09bdaec9bc0009b9591d161 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7547 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de casomarketing desportivofitnessmodalidadesmotivaçãosports marketingactivitiesmotivationMestrado em MarketingO propósito da presente dissertação é compreender as motivações para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio. A falta de estudos nesta área e a necessidade de compreensão do perfil do cliente por parte dos gestores de ginásios são os dois motivos mais relevantes para a realização deste estudo. A diferenciação prende-se com a abordagem específica das motivações perante as modalidades de fitness em contexto de ginásio em detrimento da prática desportiva geral. O objectivo é compreender quais os factores motivacionais que mais influenciam a decisão desportiva de actividades de fitness. Para tal são realizadas pesquisas tanto qualitativas, para levantamento de informação, como quantitativas, para verificar o efeito das motivações na decisão desportiva. Os resultados apresentam a motivação "controlo de peso" mais associada a um treino maioritariamente cardiovascular, e o "ganho de massa muscular" mais associado ao treino de força.The purpose of this thesis is to understand the motivations towards the practice of fitness activities in a gymnasium context. The two reasons more relevant for doing this study are the lack of studies in this specific research topic and the need that gymnasium managers have to understand their customer?s profile. The differentiation is the specific approach to study motivations towards fitness activities in a gymnasium context instead of the practice of other sporting activities. The goal is to understand which motivational factors are influencing fitness activity decisions. For that purpose both qualitative and quantitative methods are used in data collection in order to see the effect of motivation on the decision making process. The results show that "weight control" is more associated with cardiovascular training and "building muscle" is more associated with strength training.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, CristinaRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Liliana Lopes2014-12-04T11:24:44Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7547porOliveira, Liliana Lopes (2014). "Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:42.035897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso |
title |
Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso |
spellingShingle |
Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso Oliveira, Liliana Lopes marketing desportivo fitness modalidades motivação sports marketing activities motivation |
title_short |
Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso |
title_full |
Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso |
title_fullStr |
Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso |
title_sort |
Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso |
author |
Oliveira, Liliana Lopes |
author_facet |
Oliveira, Liliana Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Cristina Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Liliana Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing desportivo fitness modalidades motivação sports marketing activities motivation |
topic |
marketing desportivo fitness modalidades motivação sports marketing activities motivation |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-04T11:24:44Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/7547 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/7547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, Liliana Lopes (2014). "Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131023932391424 |