Relatório de Estágio Pedagógico desenvilvido na Escola Básica 2,3 com Secundário Dr. Daniel de Matos junto da turma 9ºA no ano letivo 2017/2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Telmo José da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86450
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_ff0709b4dab1e2a53a1ed9743c0f57e1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvilvido na Escola Básica 2,3 com Secundário Dr. Daniel de Matos junto da turma 9ºA no ano letivo 2017/2018Final Report of Internship in Master's Degree in Teaching Training Report in 2, 3 Secundário Dr. Daniel de Matos in 9º A school year 2017/2018Educação FísicaProfessorIntervenção PedagógicaAptidão FísicaEmpenho MotorPhysical EducationTeacherPedagogical InterventionPhysical AptitudeMotor EngagementRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO relatório final de estágio pretendemos de forma crítica e reflexiva, descrever as atividades didático-metodológicas realizadas, ao longo do ano letivo de 2017/2018, O estágio pedagógico constitui o último degrau da formação inicial do professor, na qual se vivencia a realidade escolar na primeira pessoa, pondo em prática todos os conhecimentos adquiridos nos três anos de Licenciatura e no primeiro ano de Mestrado. No presente documento será apresentado de forma reflexiva toda a minha experiência do meu ano de estágio e as aprendizagens realizadas, o presente estágio foi realizado na Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, sob a orientação do professor da Escola Marco Rodrigues e com a supervisão do Professor Mestre Antero Abreu. Neste documento estão presente os momentos que assinalam a minha passagem pela Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, onde tive a oportunidade desenvolver os vários processos de ensino aprendizagem aplicando o conhecimento teórico numa situação prática na qual enfrentei diversos obstáculos que superei com a ajuda do núcleo de estágio e professores orientadores. Durante o meu estágio pedagógico realizei diversas aprendizagens, muitas delas importantes na intervenção pedagógica, este processo de aprendizagem fez com que a minha intervenção pedagógica sofresse alterações ao longo do ano. Essas aprendizagens resultaram de processos de reflexão com o núcleo de estágio e da experiência adquirida ao longo das aulas. Outra vertente deste trabalho será a parte de investigação, onde me debrucei sobre a influência da educação física na evolução da aptidão física dos alunos, o presente trabalho (Tema/Problema) está dividido em Introdução, revisão de literatura, metodologia, resultados, discussão de resultados, conclusões do estudo. O relatório de estágio pedagógico está estruturado em três partes distintas: a primeira consiste numa descrição de todas as atividades realizadas, seguida de uma reflexão estruturada de todas as atividades da prática pedagógica. Por último, o tema de investigação.The final report of the internship we intend, in a critical and reflective way, to describe the didactic-methodological activities carried out throughout the academic year 2017/2018. This internship is the last step on the teacher’s initial formation, in which the school reality is experienced first hand, putting into practice all the knowledge acquired in the three years of Bachelor’s and in the first year of Masters. This document will present in a reflective way the whole experience of my internship year and the lessons learned. This internship was carried out in the School EB 2,3 / S Dr. Daniel de Matos, in Vila Nova de Poiares, belonging to the Grouping of Schools of Vila Nova de Poiares, under the guidance of Marco Rodrigues School teacher and under the supervision of Master Teacher Antero Abreu. In this document I will present the moments that mark my passing through School EB 2,3 / S Dr. Daniel de Matos, where I had the opportunity to develop the various teaching techniques and apply the theoretical knowledge in a practical situation in which I faced several obstacles that I overcame with the help of my mentoring teachers and internship core. During my pedagogical internship I underwent several teaching moments, many of them important in the pedagogical intervention. This process of learning made my pedagogical intervention undergo changes throughout the year. These learnings were the result of reflection processes with the internship core and the experience acquired throughout the classes. Another aspect of this work is research, where I focused on the influence of physical education on the evolution of students' physical fitness. The present work (Theme / Problem) is divided into Introduction, literature review, methodology, results, analysis on results, study findings. The pedagogic internship report is structured in three distinct parts: the first consists of a description of all the activities carried out, followed by a structured reflection of all the activities of the pedagogical practice and finally the research topic.2018-06-289999-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86450http://hdl.handle.net/10316/86450TID:202220710porCruz, Telmo José dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:52:57Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:35.820096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvilvido na Escola Básica 2,3 com Secundário Dr. Daniel de Matos junto da turma 9ºA no ano letivo 2017/2018
Final Report of Internship in Master's Degree in Teaching Training Report in 2, 3 Secundário Dr. Daniel de Matos in 9º A school year 2017/2018
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvilvido na Escola Básica 2,3 com Secundário Dr. Daniel de Matos junto da turma 9ºA no ano letivo 2017/2018
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvilvido na Escola Básica 2,3 com Secundário Dr. Daniel de Matos junto da turma 9ºA no ano letivo 2017/2018
Cruz, Telmo José da
Educação Física
Professor
Intervenção Pedagógica
Aptidão Física
Empenho Motor
Physical Education
Teacher
Pedagogical Intervention
Physical Aptitude
Motor Engagement
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvilvido na Escola Básica 2,3 com Secundário Dr. Daniel de Matos junto da turma 9ºA no ano letivo 2017/2018
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvilvido na Escola Básica 2,3 com Secundário Dr. Daniel de Matos junto da turma 9ºA no ano letivo 2017/2018
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvilvido na Escola Básica 2,3 com Secundário Dr. Daniel de Matos junto da turma 9ºA no ano letivo 2017/2018
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvilvido na Escola Básica 2,3 com Secundário Dr. Daniel de Matos junto da turma 9ºA no ano letivo 2017/2018
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvilvido na Escola Básica 2,3 com Secundário Dr. Daniel de Matos junto da turma 9ºA no ano letivo 2017/2018
author Cruz, Telmo José da
author_facet Cruz, Telmo José da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Telmo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Professor
Intervenção Pedagógica
Aptidão Física
Empenho Motor
Physical Education
Teacher
Pedagogical Intervention
Physical Aptitude
Motor Engagement
topic Educação Física
Professor
Intervenção Pedagógica
Aptidão Física
Empenho Motor
Physical Education
Teacher
Pedagogical Intervention
Physical Aptitude
Motor Engagement
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-28
9999-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86450
http://hdl.handle.net/10316/86450
TID:202220710
url http://hdl.handle.net/10316/86450
identifier_str_mv TID:202220710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133967090188288