“Sentir a diferença no seio da semelhança” : Um estudo sobre a relação na gemelaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4413 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
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“Sentir a diferença no seio da semelhança” : Um estudo sobre a relação na gemelaridadeGémeosRelaçãoMétodo Esther BickTwinsRelationshipEsther Bick observation methodDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo teve como objectivo investigar o desenvolvimento emocional e o estabelecimento das primeiras relações de irmãos gémeos. Foi realizado um estudo de caso único, sendo utilizado o Método de Observação de Esther Bick, em dez observações, do terceiro ao oitavo mês. A observação organizou-se essencialmente em dois eixos: o da relação e o das aquisições dos dois bebés. Interessa perceber como estes eixos se influenciam e como o papel da mãe e das figuras de referência são essenciais na sua regulação. As observações permitiram-nos perceber que, um inicio de maternidade conturbado, uma insegurança devido à primiparidade e um discrepância entre o bebé real e o bebé imaginário, podem levar a uma desadequação na interacção desta mãe com os seus filhos. Nomeadamente na interacção com a gémea do sexo feminino, que parece menos estimulada por parte da mãe, procurando o outro como forma de conter as suas necessidades. Pelo medo de ser um espectador na relação com os seus filhos, a mãe acaba por parasitar a relação dos mesmos, fazendo com que existam muitas oportunidades de interacção e que consequentemente não se estabeleça a relação desejada entre irmãos gémeos. O método escolhido auxilia-nos no entendimento aprofundado destas fases iniciais do desenvolvimento, de forma intensiva e detalhada, e acredita-se que a aplicação do Método de Esther Bick, em pesquisa, possa colaborar para conhecer melhor a realidade das famílias com filhos gémeos, e não só, como forma de propor intervenções e a prevenir psicopatologias futuras.ABSTRACT: The present work has the objective of better understanding the emotional development and first relations establishment in twin brothers. The single case study was realized using the Esther Bick Observation Method and was composed by ten observations between the 3rd and 8th months. The observations were organized according to two distinct axis: the relations created between the twins and their developmental acquisitions. The intent was to understand how both axis influence each other and how the maternal and other significant figures contribute to their regulation and development. The observations allowed us to realize that a disturbed early motherhood, the insecurity of a first born, the discrepancy between the child and the mother´s may lead to inadequacy in mother – son relationship, specially the interaction with the female twin, who seems less stimulated by the looking towards other figures as way to contain her needs. The fear of being left out of the relationship between twins drives the mother to interfere in it, in a harmful way and, subsequently, to prevent it from developing healthy. The chosen method allows us a deeper understanding of these early development stages, in a intensive and detailed way, and it’s our believe that its use in this research contributes, not only, to a better knowledgement of families with twins, but also to the creation of psychopathology preventive measures.Pedro, António Francisco MendesRepositório do ISPABicho, Susana Isabel Pires2016-03-10T20:16:40Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:09Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:15.913342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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