Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Sofia Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35241
Resumo: Em direção a um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente e a um padrão de consumo mais consciente, a sustentabilidade ambiental é um conceito essencial a ser implementado pela indústria hoteleira. Como tal, a integração da sustentabilidade ambiental na estratégia de negócio dos hotéis é uma abordagem cada vez mais comum. No entanto, existem desafios para as empresas deste setor revindicarem o seu compromisso ambiental melhorando a transparência e a credibilidade de tais compromissos, de forma a obter um maior grau de confiança nos consumidores. Neste sentido, esta dissertação foca-se em avaliar os atributos ecológicos que um hotel deve compreender para criar confiança nos seus clientes. De modo a responder a este objetivo, foram identificados e caracterizados conceitos considerados importantes dentro da sustentabilidade ambiental na hotelaria e realizado um questionário aos consumidores portugueses. Os resultados mostram a importância que os quinze atributos de sustentabilidade ambiental selecionados têm para os consumidores desenvolverem a confiança nos serviços dos hotéis e a relevância que estes devem ter na divulgação nesta indústria.
id RCAP_ff19cf89c86b95a7fd1e463882685a8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleiraSustentabilidade ambientalIndústria hoteleiraHotéisCompromisso ambientalConfiançaAtributos ecológicosSustentabilidade ambiental na hotelariaEnvironmental sustainabilityHotel industryHotelsEnvironmental commitmentTrustEcological attributesEnvironmental sustainability in hospitalityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEm direção a um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente e a um padrão de consumo mais consciente, a sustentabilidade ambiental é um conceito essencial a ser implementado pela indústria hoteleira. Como tal, a integração da sustentabilidade ambiental na estratégia de negócio dos hotéis é uma abordagem cada vez mais comum. No entanto, existem desafios para as empresas deste setor revindicarem o seu compromisso ambiental melhorando a transparência e a credibilidade de tais compromissos, de forma a obter um maior grau de confiança nos consumidores. Neste sentido, esta dissertação foca-se em avaliar os atributos ecológicos que um hotel deve compreender para criar confiança nos seus clientes. De modo a responder a este objetivo, foram identificados e caracterizados conceitos considerados importantes dentro da sustentabilidade ambiental na hotelaria e realizado um questionário aos consumidores portugueses. Os resultados mostram a importância que os quinze atributos de sustentabilidade ambiental selecionados têm para os consumidores desenvolverem a confiança nos serviços dos hotéis e a relevância que estes devem ter na divulgação nesta indústria.Towards more responsible behavior in relation to the environment and a more conscious consumption pattern, environmental sustainability is an essential concept to be implemented by the hotel industry. As such, the integration of environmental sustainability into the hotels' business strategy is an increasingly common approach. However, there are challenges for companies in this sector to claim their environmental commitment by improving the transparency and credibility of such commitments, to obtain a greater degree of trust in consumers. In this sense, this dissertation focuses on evaluating the ecological attributes that a hotel must understand to create trust in its clients. To respond to this objective, concepts considered important within the environmental sustainability in hospitality were identified and characterized and a questionnaire was conducted to Portuguese consumers. The results show the importance that the fifteen attributes of environmental sustainability selected have for consumers to develop trust in the services of hotels and the relevance these must have in advertising in this industry.Julião, Jorge Manuel SoaresGaspar, MarceloVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, Sofia Cardoso2021-09-27T13:52:23Z2021-07-142021-042021-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35241TID:202749860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:34.942740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira
title Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira
spellingShingle Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira
Pinto, Sofia Cardoso
Sustentabilidade ambiental
Indústria hoteleira
Hotéis
Compromisso ambiental
Confiança
Atributos ecológicos
Sustentabilidade ambiental na hotelaria
Environmental sustainability
Hotel industry
Hotels
Environmental commitment
Trust
Ecological attributes
Environmental sustainability in hospitality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira
title_full Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira
title_fullStr Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira
title_full_unstemmed Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira
title_sort Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira
author Pinto, Sofia Cardoso
author_facet Pinto, Sofia Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Julião, Jorge Manuel Soares
Gaspar, Marcelo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Sofia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade ambiental
Indústria hoteleira
Hotéis
Compromisso ambiental
Confiança
Atributos ecológicos
Sustentabilidade ambiental na hotelaria
Environmental sustainability
Hotel industry
Hotels
Environmental commitment
Trust
Ecological attributes
Environmental sustainability in hospitality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Sustentabilidade ambiental
Indústria hoteleira
Hotéis
Compromisso ambiental
Confiança
Atributos ecológicos
Sustentabilidade ambiental na hotelaria
Environmental sustainability
Hotel industry
Hotels
Environmental commitment
Trust
Ecological attributes
Environmental sustainability in hospitality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Em direção a um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente e a um padrão de consumo mais consciente, a sustentabilidade ambiental é um conceito essencial a ser implementado pela indústria hoteleira. Como tal, a integração da sustentabilidade ambiental na estratégia de negócio dos hotéis é uma abordagem cada vez mais comum. No entanto, existem desafios para as empresas deste setor revindicarem o seu compromisso ambiental melhorando a transparência e a credibilidade de tais compromissos, de forma a obter um maior grau de confiança nos consumidores. Neste sentido, esta dissertação foca-se em avaliar os atributos ecológicos que um hotel deve compreender para criar confiança nos seus clientes. De modo a responder a este objetivo, foram identificados e caracterizados conceitos considerados importantes dentro da sustentabilidade ambiental na hotelaria e realizado um questionário aos consumidores portugueses. Os resultados mostram a importância que os quinze atributos de sustentabilidade ambiental selecionados têm para os consumidores desenvolverem a confiança nos serviços dos hotéis e a relevância que estes devem ter na divulgação nesta indústria.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27T13:52:23Z
2021-07-14
2021-04
2021-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/35241
TID:202749860
url http://hdl.handle.net/10400.14/35241
identifier_str_mv TID:202749860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132004575346688