Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/35241 |
Resumo: | Em direção a um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente e a um padrão de consumo mais consciente, a sustentabilidade ambiental é um conceito essencial a ser implementado pela indústria hoteleira. Como tal, a integração da sustentabilidade ambiental na estratégia de negócio dos hotéis é uma abordagem cada vez mais comum. No entanto, existem desafios para as empresas deste setor revindicarem o seu compromisso ambiental melhorando a transparência e a credibilidade de tais compromissos, de forma a obter um maior grau de confiança nos consumidores. Neste sentido, esta dissertação foca-se em avaliar os atributos ecológicos que um hotel deve compreender para criar confiança nos seus clientes. De modo a responder a este objetivo, foram identificados e caracterizados conceitos considerados importantes dentro da sustentabilidade ambiental na hotelaria e realizado um questionário aos consumidores portugueses. Os resultados mostram a importância que os quinze atributos de sustentabilidade ambiental selecionados têm para os consumidores desenvolverem a confiança nos serviços dos hotéis e a relevância que estes devem ter na divulgação nesta indústria. |
id |
RCAP_ff19cf89c86b95a7fd1e463882685a8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleiraSustentabilidade ambientalIndústria hoteleiraHotéisCompromisso ambientalConfiançaAtributos ecológicosSustentabilidade ambiental na hotelariaEnvironmental sustainabilityHotel industryHotelsEnvironmental commitmentTrustEcological attributesEnvironmental sustainability in hospitalityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEm direção a um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente e a um padrão de consumo mais consciente, a sustentabilidade ambiental é um conceito essencial a ser implementado pela indústria hoteleira. Como tal, a integração da sustentabilidade ambiental na estratégia de negócio dos hotéis é uma abordagem cada vez mais comum. No entanto, existem desafios para as empresas deste setor revindicarem o seu compromisso ambiental melhorando a transparência e a credibilidade de tais compromissos, de forma a obter um maior grau de confiança nos consumidores. Neste sentido, esta dissertação foca-se em avaliar os atributos ecológicos que um hotel deve compreender para criar confiança nos seus clientes. De modo a responder a este objetivo, foram identificados e caracterizados conceitos considerados importantes dentro da sustentabilidade ambiental na hotelaria e realizado um questionário aos consumidores portugueses. Os resultados mostram a importância que os quinze atributos de sustentabilidade ambiental selecionados têm para os consumidores desenvolverem a confiança nos serviços dos hotéis e a relevância que estes devem ter na divulgação nesta indústria.Towards more responsible behavior in relation to the environment and a more conscious consumption pattern, environmental sustainability is an essential concept to be implemented by the hotel industry. As such, the integration of environmental sustainability into the hotels' business strategy is an increasingly common approach. However, there are challenges for companies in this sector to claim their environmental commitment by improving the transparency and credibility of such commitments, to obtain a greater degree of trust in consumers. In this sense, this dissertation focuses on evaluating the ecological attributes that a hotel must understand to create trust in its clients. To respond to this objective, concepts considered important within the environmental sustainability in hospitality were identified and characterized and a questionnaire was conducted to Portuguese consumers. The results show the importance that the fifteen attributes of environmental sustainability selected have for consumers to develop trust in the services of hotels and the relevance these must have in advertising in this industry.Julião, Jorge Manuel SoaresGaspar, MarceloVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, Sofia Cardoso2021-09-27T13:52:23Z2021-07-142021-042021-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35241TID:202749860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:34.942740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira |
title |
Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira |
spellingShingle |
Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira Pinto, Sofia Cardoso Sustentabilidade ambiental Indústria hoteleira Hotéis Compromisso ambiental Confiança Atributos ecológicos Sustentabilidade ambiental na hotelaria Environmental sustainability Hotel industry Hotels Environmental commitment Trust Ecological attributes Environmental sustainability in hospitality Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira |
title_full |
Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira |
title_fullStr |
Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira |
title_full_unstemmed |
Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira |
title_sort |
Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira |
author |
Pinto, Sofia Cardoso |
author_facet |
Pinto, Sofia Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Julião, Jorge Manuel Soares Gaspar, Marcelo Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Sofia Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade ambiental Indústria hoteleira Hotéis Compromisso ambiental Confiança Atributos ecológicos Sustentabilidade ambiental na hotelaria Environmental sustainability Hotel industry Hotels Environmental commitment Trust Ecological attributes Environmental sustainability in hospitality Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Sustentabilidade ambiental Indústria hoteleira Hotéis Compromisso ambiental Confiança Atributos ecológicos Sustentabilidade ambiental na hotelaria Environmental sustainability Hotel industry Hotels Environmental commitment Trust Ecological attributes Environmental sustainability in hospitality Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Em direção a um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente e a um padrão de consumo mais consciente, a sustentabilidade ambiental é um conceito essencial a ser implementado pela indústria hoteleira. Como tal, a integração da sustentabilidade ambiental na estratégia de negócio dos hotéis é uma abordagem cada vez mais comum. No entanto, existem desafios para as empresas deste setor revindicarem o seu compromisso ambiental melhorando a transparência e a credibilidade de tais compromissos, de forma a obter um maior grau de confiança nos consumidores. Neste sentido, esta dissertação foca-se em avaliar os atributos ecológicos que um hotel deve compreender para criar confiança nos seus clientes. De modo a responder a este objetivo, foram identificados e caracterizados conceitos considerados importantes dentro da sustentabilidade ambiental na hotelaria e realizado um questionário aos consumidores portugueses. Os resultados mostram a importância que os quinze atributos de sustentabilidade ambiental selecionados têm para os consumidores desenvolverem a confiança nos serviços dos hotéis e a relevância que estes devem ter na divulgação nesta indústria. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-27T13:52:23Z 2021-07-14 2021-04 2021-07-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/35241 TID:202749860 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/35241 |
identifier_str_mv |
TID:202749860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132004575346688 |