Intervenção socioeducativa em prol do combate à pobreza e exclusão social de crianças e jovens: Relatório de Estágio no Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Eliana Patrícia Carvalhais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8151
Resumo: O presente relatório de estágio descreve a intervenção realizada no Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal. A intervenção teve como objetivos: a diminuição das carências socioeconómicas nas famílias com crianças e jovens, a redução de preconceitos e estereótipos, a redução de comportamentos aditivos sem substância e a otimização da integração de crianças migrantes. A fim de alcançar os objetivos, uma parte significativa do estágio envolveu a realização de atividades de sensibilização e capacitação sobre preconceitos e estereótipos para crianças e jovens, assim como a elaboração de um Guia de Recursos destinado a famílias vulneráveis a situações de pobreza e exclusão social. Além disso, participouse numa fase preliminar de dois projetos no âmbito dos comportamentos aditivos sem substância e da integração de crianças migrantes, contudo não foi possível a sua concretização. Como evidencia o processo de avaliação, as atividades desenvolvidas, em escolas, contribuíram para a desconstrução de preconceitos e estereótipos. Do mesmo modo, o Guia de Recursos demonstrou-se um instrumento com potencial para aumentar a informação e literacia em assuntos respeitantes ao combate da pobreza e da exclusão social, promovendo a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e, assim, contribuindo para a diminuição das carências socioeconómicas nas famílias com crianças e jovens. Por fim, o estágio proporcionou uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no mestrado num contexto prático, bem como o desenvolvimento de competências fundamentais, permitindo uma maior compreensão da realidade social e a importância da intervenção em prol da justiça social e da igualdade de oportunidades.
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