“Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/56969 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_ff302cc3f7e3db9566ade79bedbe9c73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity"Colocar num post-it!": resposta direta de crianças do quarto ano após um vídeo de treino sobre etnia ciganaGypsy ethnicityInclusionInterventionDirect responseEtnia ciganaInclusãoIntervençãoResposta diretaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaDespite all educational and political efforts, Gypsies still suffer from discrimination. Non-attendance of Roma children in school occurs not only because of their own behavior but also because of the exclusion and discrimination perpetrated by their peers and teachers. This study is based on the visualization of a video, in which the idea is to equip children with knowledge about Gypsy ethnicity, as well as to demystify some stereotypes or beliefs that may exist in these students, so that when confronted with a Gypsy peer help them integrate and do not discriminate against it. The objective of this study is to understand the impact of the visualization of a video about the gypsy culture in the students of the 4th year, taking into account their direct answers after the visualization of a video. The present study is part of a broader survey on attitudes towards Gypsy people, with a total of 541 primary school students in grades four and five. In this study 135 students participated, from eight classes of the fourth grade. The results indicate that the direct responses that emerge after viewing the video, in relation to the gypsy ethnicity, are positive, leading to a better understanding of this minority. This indicates that interventions of this type may be the way forward.Apesar de todos os esforços educacionais e políticos, os ciganos ainda sofrem com a discriminação. O não comparecimento das crianças ciganas na escola ocorre não só devido ao seu próprio comportamento, mas também devido à exclusão e discriminação perpetradas pelos seus pares e professores. Este estudo assenta na visualização de um vídeo, em que a ideia passa por equipar as crianças com conhecimentos sobre a etnia cigana, bem como desmistificar alguns estereótipos ou crenças que possam existir nesses alunos, para que quando confrontados com um colega cigano o ajudem a integrar e não o descriminem. O objetivo deste estudo é compreender o impacto da visualização de um vídeo sobre a cultura cigana nos alunos do quarto ano, levando em consideração as respostas diretas após a visualização do vídeo. O presente estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre as atitudes em relação à etnia cigana, com um total de 541 alunos do ensino fundamental do quarto e quinto anos de escolaridade. Neste estudo participaram 135 alunos, de oito turmas do quarto ano de escolaridade. Os resultados indicam que as respostas diretas que emergem após a visualização do vídeo, em relação à etnia cigana, são positivas, levando a uma melhor compreensão desta minoria. Isso indica que intervenções desse tipo podem ser o caminho a seguir.Rosário, PedroMagalhães, PaulaUniversidade do MinhoAmaral, Sandra Patrícia Ferreira do20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/56969eng202013618info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:16:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:16:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity "Colocar num post-it!": resposta direta de crianças do quarto ano após um vídeo de treino sobre etnia cigana |
title |
“Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity |
spellingShingle |
“Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity Amaral, Sandra Patrícia Ferreira do Gypsy ethnicity Inclusion Intervention Direct response Etnia cigana Inclusão Intervenção Resposta direta Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
“Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity |
title_full |
“Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity |
title_fullStr |
“Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity |
title_full_unstemmed |
“Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity |
title_sort |
“Put it on a Post-It!”: direct response of fourth grade children retain after a video-training on gypsy ethnicity |
author |
Amaral, Sandra Patrícia Ferreira do |
author_facet |
Amaral, Sandra Patrícia Ferreira do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, Pedro Magalhães, Paula Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Sandra Patrícia Ferreira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gypsy ethnicity Inclusion Intervention Direct response Etnia cigana Inclusão Intervenção Resposta direta Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Gypsy ethnicity Inclusion Intervention Direct response Etnia cigana Inclusão Intervenção Resposta direta Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/56969 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/56969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202013618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544261583765505 |