A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Belo Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14282
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social vertente de Comunicação Estratégica
id RCAP_ff317ceb47cd7593da7b7b6e15db9346
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-meComunicação estratégicaComunicação digitalRelações públicasRedes sociais OnlineAssociações sem fins lucrativosStrategic CommunicationDigital CommunicationPublic RelationsSocial MediaNon-profit OrganizationsDissertação de Mestrado em Comunicação Social vertente de Comunicação EstratégicaNeste Trabalho de Projeto pretende-se analisar como a comunicação estratégica digital pode contribuir para o cumprimento dos objetivos de comunicação no contexto de uma organização sem fins lucrativos. Assim sendo, foi desenvolvido e implementado um Plano de Comunicação Digital que visava contribuir para os objetivos e a missão da A Vida Ama-me, uma Associação sem Fins Lucrativos de Desenvolvimento Pessoal e Social. Para este efeito, recorreu-se ao estudo de caso, usando técnicas de recolha de dados, tais como: a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a observação direta não estruturada. O Plano de Comunicação foi implementado em duas fases: de setembro a dezembro de 2016 e de fevereiro a maio de 2017. Após o término da execução do plano, procedeu-se à avaliação dos resultados obtidos, concluindo-se que a Associação não está a tirar total partido dos recursos e oportunidades online devido àquelas que são as principais dificuldades da comunicação no Terceiro Setor: a falta de conhecimento e profissionalização dos seus recursos humanos e a inexistência de investimento financeiro para as atividades de comunicação.This Project intends to analyze how digital strategic communication can contribute to the fulfillment of communication objectives in the context of a non-profit organization. To accomplish this, a Digital Communication Plan was developed and implemented to contribute to the goals and mission of A Vida Ama-me, a Non-Profit Organization for Personal and Social Development. For this purpose, a case study approach was used together with data collection techniques such as: bibliographic research, documentary analysis and direct unstructured observation. The Communication Plan was implemented in two phases: from September to December 2016 and from February to May 2017. After the execution of the plan the results were evaluated, concluding that the Association was not taking full advantage of all the online resources and opportunities available due to the main communication difficulties in the Third Sector: the lack of knowledge and professionalism of its human resources and the lack of financial investment for communication activities.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSebastião, Sónia PedroRepositório da Universidade de LisboaSantos, Tânia Belo Rodrigues2018-10-04T00:30:09Z2017-10-042017-10-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://hdl.handle.net/10400.5/14282TID:201793270porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:08.299473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me
title A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me
spellingShingle A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me
Santos, Tânia Belo Rodrigues
Comunicação estratégica
Comunicação digital
Relações públicas
Redes sociais Online
Associações sem fins lucrativos
Strategic Communication
Digital Communication
Public Relations
Social Media
Non-profit Organizations
title_short A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me
title_full A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me
title_fullStr A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me
title_full_unstemmed A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me
title_sort A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me
author Santos, Tânia Belo Rodrigues
author_facet Santos, Tânia Belo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sebastião, Sónia Pedro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tânia Belo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação estratégica
Comunicação digital
Relações públicas
Redes sociais Online
Associações sem fins lucrativos
Strategic Communication
Digital Communication
Public Relations
Social Media
Non-profit Organizations
topic Comunicação estratégica
Comunicação digital
Relações públicas
Redes sociais Online
Associações sem fins lucrativos
Strategic Communication
Digital Communication
Public Relations
Social Media
Non-profit Organizations
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social vertente de Comunicação Estratégica
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-04
2017-10-04T00:00:00Z
2018-10-04T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14282
TID:201793270
url http://hdl.handle.net/10400.5/14282
identifier_str_mv TID:201793270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131088509992960