A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14282 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social vertente de Comunicação Estratégica |
id |
RCAP_ff317ceb47cd7593da7b7b6e15db9346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14282 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-meComunicação estratégicaComunicação digitalRelações públicasRedes sociais OnlineAssociações sem fins lucrativosStrategic CommunicationDigital CommunicationPublic RelationsSocial MediaNon-profit OrganizationsDissertação de Mestrado em Comunicação Social vertente de Comunicação EstratégicaNeste Trabalho de Projeto pretende-se analisar como a comunicação estratégica digital pode contribuir para o cumprimento dos objetivos de comunicação no contexto de uma organização sem fins lucrativos. Assim sendo, foi desenvolvido e implementado um Plano de Comunicação Digital que visava contribuir para os objetivos e a missão da A Vida Ama-me, uma Associação sem Fins Lucrativos de Desenvolvimento Pessoal e Social. Para este efeito, recorreu-se ao estudo de caso, usando técnicas de recolha de dados, tais como: a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a observação direta não estruturada. O Plano de Comunicação foi implementado em duas fases: de setembro a dezembro de 2016 e de fevereiro a maio de 2017. Após o término da execução do plano, procedeu-se à avaliação dos resultados obtidos, concluindo-se que a Associação não está a tirar total partido dos recursos e oportunidades online devido àquelas que são as principais dificuldades da comunicação no Terceiro Setor: a falta de conhecimento e profissionalização dos seus recursos humanos e a inexistência de investimento financeiro para as atividades de comunicação.This Project intends to analyze how digital strategic communication can contribute to the fulfillment of communication objectives in the context of a non-profit organization. To accomplish this, a Digital Communication Plan was developed and implemented to contribute to the goals and mission of A Vida Ama-me, a Non-Profit Organization for Personal and Social Development. For this purpose, a case study approach was used together with data collection techniques such as: bibliographic research, documentary analysis and direct unstructured observation. The Communication Plan was implemented in two phases: from September to December 2016 and from February to May 2017. After the execution of the plan the results were evaluated, concluding that the Association was not taking full advantage of all the online resources and opportunities available due to the main communication difficulties in the Third Sector: the lack of knowledge and professionalism of its human resources and the lack of financial investment for communication activities.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSebastião, Sónia PedroRepositório da Universidade de LisboaSantos, Tânia Belo Rodrigues2018-10-04T00:30:09Z2017-10-042017-10-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://hdl.handle.net/10400.5/14282TID:201793270porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:08.299473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me |
title |
A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me |
spellingShingle |
A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me Santos, Tânia Belo Rodrigues Comunicação estratégica Comunicação digital Relações públicas Redes sociais Online Associações sem fins lucrativos Strategic Communication Digital Communication Public Relations Social Media Non-profit Organizations |
title_short |
A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me |
title_full |
A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me |
title_fullStr |
A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me |
title_full_unstemmed |
A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me |
title_sort |
A comunicação estratégica digital no contexto de uma associação sem fins lucrativos - A Vida Ama-me |
author |
Santos, Tânia Belo Rodrigues |
author_facet |
Santos, Tânia Belo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sebastião, Sónia Pedro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tânia Belo Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação estratégica Comunicação digital Relações públicas Redes sociais Online Associações sem fins lucrativos Strategic Communication Digital Communication Public Relations Social Media Non-profit Organizations |
topic |
Comunicação estratégica Comunicação digital Relações públicas Redes sociais Online Associações sem fins lucrativos Strategic Communication Digital Communication Public Relations Social Media Non-profit Organizations |
description |
Dissertação de Mestrado em Comunicação Social vertente de Comunicação Estratégica |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-04 2017-10-04T00:00:00Z 2018-10-04T00:30:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14282 TID:201793270 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14282 |
identifier_str_mv |
TID:201793270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131088509992960 |