A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carla Dionísio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.18788
Resumo: O Curso de Licenciatura em Educação Básica (LEB) da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve oferece aos estudantes do 3.º ano, distintas unidades curriculares (UC) opcionais. A UC de Literacia Científica é uma dessas opções que tem vindo a ser lecionada de um modo diferenciado e inovador, contrastando com as premissas de cariz mais tradicional, fomentando aprendizagens ativas, baseadas no paradigma socioconstrutivista e colocando o aluno no cerne da aprendizagem e o professor como facilitador dessas mesmas aprendizagens. O conceito de Literacia Científica (LC) tem tido primordial destaque na investigação educacional dos últimos anos, principalmente no que concerne à sua importância para as crianças que frequentam as primeiras etapas escolares. O facto de as crianças contactarem, desde cedo, com elementos básicos da Ciência, permitir-lhes-á, mais tarde, compreenderem e atuarem sobre o entorno natural e social. Cabe, pois aos futuros professores e educadores fomentarem o gosto por aprender Ciência, de modo a que se possa ter, no futuro, cidadãos cientificamente literatos. Este estudo de um contexto particular, que decorreu no ano letivo 2017/2018, alicerça-se numa metodologia qualitativa e tem como principal propósito averiguar quais as perceções dos estudantes do 3.º ano da LEB, acerca: da seleção da UC de LC; da metodologia adotada nesta UC; e da sua implementação, planificação e avaliação. Os resultados sugerem que os estudantes apontam a Literacia Científica como uma UC dinâmica, onde tiveram voz ativa na sua aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de competências de várias índoles e a construção do seu próprio conhecimento.
id RCAP_ff3932ca1813899cf89c2f0ea756e1f3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino SuperiorArtigosO Curso de Licenciatura em Educação Básica (LEB) da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve oferece aos estudantes do 3.º ano, distintas unidades curriculares (UC) opcionais. A UC de Literacia Científica é uma dessas opções que tem vindo a ser lecionada de um modo diferenciado e inovador, contrastando com as premissas de cariz mais tradicional, fomentando aprendizagens ativas, baseadas no paradigma socioconstrutivista e colocando o aluno no cerne da aprendizagem e o professor como facilitador dessas mesmas aprendizagens. O conceito de Literacia Científica (LC) tem tido primordial destaque na investigação educacional dos últimos anos, principalmente no que concerne à sua importância para as crianças que frequentam as primeiras etapas escolares. O facto de as crianças contactarem, desde cedo, com elementos básicos da Ciência, permitir-lhes-á, mais tarde, compreenderem e atuarem sobre o entorno natural e social. Cabe, pois aos futuros professores e educadores fomentarem o gosto por aprender Ciência, de modo a que se possa ter, no futuro, cidadãos cientificamente literatos. Este estudo de um contexto particular, que decorreu no ano letivo 2017/2018, alicerça-se numa metodologia qualitativa e tem como principal propósito averiguar quais as perceções dos estudantes do 3.º ano da LEB, acerca: da seleção da UC de LC; da metodologia adotada nesta UC; e da sua implementação, planificação e avaliação. Os resultados sugerem que os estudantes apontam a Literacia Científica como uma UC dinâmica, onde tiveram voz ativa na sua aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de competências de várias índoles e a construção do seu próprio conhecimento.The Degree Course in Basic Education (BA) of the School of Education and Communication of the University of Algarve offers to the 3rd year students different and optional curricular units (CU). Scientific Literacy is one of those optional curricular units that has been taught in a different and innovative way, contrasting with the premises of a more traditional method, encouraging an active learning concept, based on the social-constructivist paradigm and putting the student at the heart of learning and the teacher as facilitator of those same learnings. The concept of Scientific Literacy has been of prime importance in educational research in recent years, especially as regards its importance for children attending the first stages of school. The fact that children have early contact with basic elements of science will enable them to later understand and act on the natural and social environment. It is therefore up to future teachers and educators to foster a taste for learning science from an early age, so that one can have scientifically literate citizens in the future. This study of a particular context presented here, which took place in the 2017/2018 school year, is based on a qualitative methodology, and its main purpose is to ascertain the perceptions of BA 3rd year students about: the selection of this curricular unit; the methodology adopted in this CU; and its implementation, planning and evaluation. With this study it was found that students identify the Scientific Literacy as a dynamic CU, where they had an active voice in their learning, allowing the development of skills of various kinds and the construction of their own knowledge.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.18788por1646-2335Gonçalves, Carla Dionísioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:58.909563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior
title A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior
spellingShingle A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior
Gonçalves, Carla Dionísio
Artigos
title_short A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior
title_full A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior
title_fullStr A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior
title_full_unstemmed A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior
title_sort A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior
author Gonçalves, Carla Dionísio
author_facet Gonçalves, Carla Dionísio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carla Dionísio
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O Curso de Licenciatura em Educação Básica (LEB) da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve oferece aos estudantes do 3.º ano, distintas unidades curriculares (UC) opcionais. A UC de Literacia Científica é uma dessas opções que tem vindo a ser lecionada de um modo diferenciado e inovador, contrastando com as premissas de cariz mais tradicional, fomentando aprendizagens ativas, baseadas no paradigma socioconstrutivista e colocando o aluno no cerne da aprendizagem e o professor como facilitador dessas mesmas aprendizagens. O conceito de Literacia Científica (LC) tem tido primordial destaque na investigação educacional dos últimos anos, principalmente no que concerne à sua importância para as crianças que frequentam as primeiras etapas escolares. O facto de as crianças contactarem, desde cedo, com elementos básicos da Ciência, permitir-lhes-á, mais tarde, compreenderem e atuarem sobre o entorno natural e social. Cabe, pois aos futuros professores e educadores fomentarem o gosto por aprender Ciência, de modo a que se possa ter, no futuro, cidadãos cientificamente literatos. Este estudo de um contexto particular, que decorreu no ano letivo 2017/2018, alicerça-se numa metodologia qualitativa e tem como principal propósito averiguar quais as perceções dos estudantes do 3.º ano da LEB, acerca: da seleção da UC de LC; da metodologia adotada nesta UC; e da sua implementação, planificação e avaliação. Os resultados sugerem que os estudantes apontam a Literacia Científica como uma UC dinâmica, onde tiveram voz ativa na sua aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de competências de várias índoles e a construção do seu próprio conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.18788
url https://doi.org/10.25755/int.18788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950751223808