A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.18788 |
Resumo: | O Curso de Licenciatura em Educação Básica (LEB) da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve oferece aos estudantes do 3.º ano, distintas unidades curriculares (UC) opcionais. A UC de Literacia Científica é uma dessas opções que tem vindo a ser lecionada de um modo diferenciado e inovador, contrastando com as premissas de cariz mais tradicional, fomentando aprendizagens ativas, baseadas no paradigma socioconstrutivista e colocando o aluno no cerne da aprendizagem e o professor como facilitador dessas mesmas aprendizagens. O conceito de Literacia Científica (LC) tem tido primordial destaque na investigação educacional dos últimos anos, principalmente no que concerne à sua importância para as crianças que frequentam as primeiras etapas escolares. O facto de as crianças contactarem, desde cedo, com elementos básicos da Ciência, permitir-lhes-á, mais tarde, compreenderem e atuarem sobre o entorno natural e social. Cabe, pois aos futuros professores e educadores fomentarem o gosto por aprender Ciência, de modo a que se possa ter, no futuro, cidadãos cientificamente literatos. Este estudo de um contexto particular, que decorreu no ano letivo 2017/2018, alicerça-se numa metodologia qualitativa e tem como principal propósito averiguar quais as perceções dos estudantes do 3.º ano da LEB, acerca: da seleção da UC de LC; da metodologia adotada nesta UC; e da sua implementação, planificação e avaliação. Os resultados sugerem que os estudantes apontam a Literacia Científica como uma UC dinâmica, onde tiveram voz ativa na sua aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de competências de várias índoles e a construção do seu próprio conhecimento. |
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A Unidade Curricular de Literacia Científica como Promotora de Aprendizagens Ativas no Ensino SuperiorArtigosO Curso de Licenciatura em Educação Básica (LEB) da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve oferece aos estudantes do 3.º ano, distintas unidades curriculares (UC) opcionais. A UC de Literacia Científica é uma dessas opções que tem vindo a ser lecionada de um modo diferenciado e inovador, contrastando com as premissas de cariz mais tradicional, fomentando aprendizagens ativas, baseadas no paradigma socioconstrutivista e colocando o aluno no cerne da aprendizagem e o professor como facilitador dessas mesmas aprendizagens. O conceito de Literacia Científica (LC) tem tido primordial destaque na investigação educacional dos últimos anos, principalmente no que concerne à sua importância para as crianças que frequentam as primeiras etapas escolares. O facto de as crianças contactarem, desde cedo, com elementos básicos da Ciência, permitir-lhes-á, mais tarde, compreenderem e atuarem sobre o entorno natural e social. Cabe, pois aos futuros professores e educadores fomentarem o gosto por aprender Ciência, de modo a que se possa ter, no futuro, cidadãos cientificamente literatos. Este estudo de um contexto particular, que decorreu no ano letivo 2017/2018, alicerça-se numa metodologia qualitativa e tem como principal propósito averiguar quais as perceções dos estudantes do 3.º ano da LEB, acerca: da seleção da UC de LC; da metodologia adotada nesta UC; e da sua implementação, planificação e avaliação. Os resultados sugerem que os estudantes apontam a Literacia Científica como uma UC dinâmica, onde tiveram voz ativa na sua aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de competências de várias índoles e a construção do seu próprio conhecimento.The Degree Course in Basic Education (BA) of the School of Education and Communication of the University of Algarve offers to the 3rd year students different and optional curricular units (CU). Scientific Literacy is one of those optional curricular units that has been taught in a different and innovative way, contrasting with the premises of a more traditional method, encouraging an active learning concept, based on the social-constructivist paradigm and putting the student at the heart of learning and the teacher as facilitator of those same learnings. The concept of Scientific Literacy has been of prime importance in educational research in recent years, especially as regards its importance for children attending the first stages of school. The fact that children have early contact with basic elements of science will enable them to later understand and act on the natural and social environment. It is therefore up to future teachers and educators to foster a taste for learning science from an early age, so that one can have scientifically literate citizens in the future. This study of a particular context presented here, which took place in the 2017/2018 school year, is based on a qualitative methodology, and its main purpose is to ascertain the perceptions of BA 3rd year students about: the selection of this curricular unit; the methodology adopted in this CU; and its implementation, planning and evaluation. With this study it was found that students identify the Scientific Literacy as a dynamic CU, where they had an active voice in their learning, allowing the development of skills of various kinds and the construction of their own knowledge.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.18788por1646-2335Gonçalves, Carla Dionísioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:58.909563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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