Desenvolvimento de competências no Corpo Nacional de Escutas: o ponto de vista dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Márcia Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24027
Resumo: A presença de um programa educativo no escutismo português do Corpo Nacional de Escutas (CNE), um contexto de educação não-formal, e a sua aplicação baseada no método escutista, regido por objetivos educativos, foi o principal ponto de partida para o presente trabalho de investigação. Tendo como base a articulação de referências teóricas, o principal objetivo prende-se com a análise das competências resultantes da vivência em meio escutista para os jovens de uma das quatro secções, a IIIª secção, designados de pioneiros, segundo a perspetiva dos seus educadores, os dirigentes. Neste sentido procedeu-se à aplicação de entrevistas semiestruturadas a dirigentes da IIIª secção em quatro agrupamentos de escuteiros existentes na localidade do Barreiro, cobrindo-se assim um total de oito entrevistados. Através da análise global dos dados, constatou-se uma relação entre as competências desenvolvidas pelos jovens pioneiros, especificamente o trabalho em equipa, a autonomia, a criatividade e a comunicação, e as áreas de desenvolvimento pessoal, nas quais constam os objetivos educativos, concretamente a área de desenvolvimento social e a área de desenvolvimento físico como as mais desenvolvidas e a área de desenvolvimento espiritual como a menos desenvolvida. Deste modo, procurou-se contribuir para o conhecimento sobre uma temática pouco estudada até ao momento, o desenvolvimento de competências num ambiente demarcado pela educação não formal, o Corpo Nacional de Escutas, CNE.
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